Wallets - como escolher a sua!

iconomics
Eusouelliot
3 min readAug 22, 2018

--

Ao contrário do dinheiro que carregamos nas nossas carteiras e que temos na nossa conta bancária, a bitcoin não existe numa forma física como uma nota de papel, uma folha de cheque ou um metal em forma de moeda. Na verdade, ainda que possa ser guardada em um meio físico, sua existência e seu funcionamento é todo digital.

Porque você precisa de uma carteira digital

Em linhas gerais, uma bitcoin existe apenas dentro da blockchain. Ou seja, todas as transações, seja uma transferência entre usuários ou a compra de um produto, será gravada e validada por mineradores na blockchain. Para sua carteira isso também não seria diferente.

Uma carteira digital (wallet) funciona como um endereço onde suas bitcoins serão armazenadas. Para isso você terá acesso a duas chaves: uma pública e outra privada. A chave pública será o endereço da sua carteira e você pode utilizá-la para receber criptomoedas. Já a chave privada será sua senha de acesso aos fundos alí guardados. A combinação da chave pública do destinatário com a sua chave privada é que faz ser possível uma transação com bitcoins.

Mas como escolher a melhor carteira digital para você guardar suas bitcoins? A seguir listamos os tipos de carteiras, suas vantagens e desvantagens.

Tipos de carteiras digitais para guardar bitcoins

Papel (paper-wallet) — uma carteira de papel nada mais é do que um documento que contém uma chave pública e uma chave privada. Geralmente acompanhada de um QR Code para facilitar a transação das moedas. Há sites como o BitAdress que geram esses endereços e permitem que você guarde seus bitcoins em algo impresso. Uma paper-wallet é à prova de hackers, mas você estará exposto a outros riscos, como água e fogo, literalmente.

Mobile — se a sua ideia é utilizar bitcoins no seu dia-a-dia para realizar compras e transações talvez o ideal seja ter um carteira no celular. Uma mobile wallet permite que faça pagamentos através de QR Code de forma instantânea. Você deve armazenar suas chaves no aplicativo e jamais perder o aparelho.

Web — carteiras na web são práticas de ser usadas já que estão acessíveis a partir de qualquer computador com acesso à internet. Assim como qualquer outra carteira digital, o serviço que você escolher irá guardar suas chaves. Os riscos de perder seus fundos para hackers também existe, já que uma falha no site pode expor as chaves privadas dos usuários.

Desktop — carteiras para desktop oferecem os mesmos benefícios de uma carteira na web com a vantagem de que você mesmo armazena suas chaves, sem a necessidade de uma terceira parte. Algumas carteiras, inclusive, permitem que você baixe uma versão da blockchain no seu computador.

Hardware — uma carteira virtual de bitcoins pode ser como um pendrive. Essa é uma das maneiras mais seguras também de guardar seus bitcoins, já que alguns dispositivos apenas permitem transações se você pressionar botões físicos. Também são imunes a vírus, já que os fundos não podem ser transferidos facilmente. A desvantagem é que são mais complicadas para sacar, tornando difícil o uso no dia-a-dia, e seu preço ainda não é tão acessível no Brasil.

Independente de qual wallet você escolher, a dica mais importante serve para qualquer tipo de transação financeira: proteja sua senha (chave privada). De nada adianta investir num hardware ou ter a melhor carteira mobile se você não tomar cuidado com suas chaves. Nem mesmo os melhores sistemas de segurança são imunes a usuários desatentos. Por essa razão é indicado que se utilize corretoras que possuem todo o conhecimento e segurança necessária para guardar e proteger a sua chave privada.

--

--

iconomics
Eusouelliot

Blockchain e criptomoedas. Simples, direto e em português.