Novo Normal | O mundo das Relações Públicas pós crise do Novo Coronavírus

Mary Gabriela
Fantástico Mundo RP
4 min readApr 14, 2020

--

Hoje, dia 14 de abril, completo 29 dias de distanciamento social e home office desde que o Brasil, principalmente o Estado de SP onde estou, passou a adotar medidas mais rígidas no combate ao Novo Coronavírus.

Esta é uma situação que de longe nunca imaginaríamos, mesmo nos piores cenários. Desde então, já falamos aqui sobre os Relacionamentos em Tempos de Quarentena , compartilhamos dicas de Ferramentas Úteis para quem trabalha no digital e até trouxemos um texto para acalmar nossos corações e não surtar neste momento de crise. Se você é como eu, super ansiosx, esse texto vai ajudar bastante ;).

Falando em ansiedade, acredito que você já se pegou pensando como isso tudo vai acabar e quando vamos voltar ao normal, não é verdade?

Mas ai vai algo que tenho refletido muito e tem sido um consenso entre os profissionais de comunicação no mercado:

Não voltaremos mais ao normal!
Depois dessa crise, viveremos um Novo Normal!

Ouvi pela primeira vez essa frase na Maratona da Fale Consultoria, realizada no início de abril (sim, virei a louca das lives também rsrs). As queridas Ale Becker e Fabi Becker, por várias vezes reforçaram sobre este Novo Normal que virá.

Mas você sabe como será este Novo Normal?

Pois é, acho que ninguém sabe exatamente porque ainda estamos no meio do vulcão (um em erupção no sentido figurativo e outro correndo pelos ares do nosso país). Pausa para respirarmos fundo…

Não saber como será essa nova realidade e nem quando, pode nos trazer uma dose a mais de ansiedade e pode ficar tranquilx, isso é o que se espera mesmo. Mas não podemos nos paralisar.

Eu tenho a esperança de que as pessoas, nossas relações e as empresas voltem melhores, mais humanas e muito mais próximas de seus propósitos e valores. Trazendo mais confiança de que teremos um futuro mais justo e melhor para toda a sociedade.

Segundo a pesquisa Trust Barotomer 2020 da Edelman, as empresas deverão trabalhar em 7 pilares importantes para preservar a confiança das pessoas em sua marca, são eles:

  1. Apareça e faça a sua parte: a omissão em meio a uma crise mundial é o maior risco que sua empresa pode correr. Tente avaliar de que maneira sua organização pode contribuir para amenizar as consequências desta crise de alguma forma.
  2. Proteja seus stakeholders: as pessoas esperam que sua empresa irá ajudar, principalmente seus empregados e fornecedores. Tente protegê-los de todas as formas possíveis.
  3. Não aja sozinho: 96% dos entrevistados acreditam que governo e empresas devem se apoiar. As organizações privadas têm mais agilidade e podem auxiliar os governos na operacionalização das decisões tomadas.
  4. Solucione, não venda: agora não é o momento de buscar vender e sim oferecer soluções adequadas para a situação de cada um de seus públicos.
  5. Comunique com compaixão e fatos: Comunicação Não Violenta é o cerne deste pilar. Tenha compaixão com as diversas realidades e sempre tenha sua comunicação baseada em fatos oficiais (Ministério da Saúde ou Organização Mundial da Saúde).
  6. Transmita credibilidade: seja coerente nas atitudes, decisões e na maneira como as comunica.
  7. Atue com competência e ética: é fundamental entregar aquilo que já promete respeitando princípios éticos como a integridade, propósito e a confiabilidade.

Mais que competência, a Ética é mais importante, principalmente em tempos de crise. A maneira como você e sua empresa atuam é fundamental para fortalecer ou destruir sua imagem e reputação. Aqui falamos também sobre a atuação das marcas frente à crise da Covid-19. Todo o posicionamento tomado hoje está influenciando diretamente nas decisões de compra. Já vimos exemplos de empresas “canceladas” digitalmente e devemos ver outros exemplos até o final da crise.

Por outro lado, segundo a Trust Barometer de 2020, 89% das pessoas esperam que novas soluções que ajudam todos a enfrentar esses desafios sejam criadas e compartilhadas pelas organizações. O CEO, segundo a pesquisa, é porta voz que traz mais credibilidade.

É preciso que os CEOs assumam a liderança e
falem aquilo que a sociedade necessita!

E nós como Relações Públicas estamos preparadxs para apoiar e orientar nossos líderes a levar tranquilidade e confiança a todos os públicos (empregados, fornecedores, governo e a sociedade).
Vamos juntxs que logo vai passar!

#ficaemcasa se puder ❤

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Mary Gabriela
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. conteudista do “Fantástico Mundo RP”, conselheira do Conferp e Gerente de CS da “SimplificaCI”.