Designed by Freepik

O novo mundo das Relações Públicas

O futuro e o presente se encontraram e chegou a nossa vez de posicionar a profissão

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP
3 min readApr 20, 2020

--

Desde o início da quarentena tenho me perguntado em como fazer mais e melhor com os recursos que temos. Se antes já nos questionavam “O que faz um RP?”, agora chegou a hora de mostrar nossa habilidade de trabalhar a estratégia de comunicação e a gestão de crise de nossas empresas e nossos clientes.

Não quero aqui abordar o cenário atual, pois as colegas de blog e os autores convidados tem feito isso com muita maestria. Cito alguns conteúdos Gerenciamento de Crise, Novo Normal, Como não surtar, Marcas e Covid-19, 10 ferramentas úteis para quem trabalha com digital e Relacionamentos em tempos de quarentena .

A grande questão que trago nessa reflexão é a nossa capacidade, enquanto RPs, de análise de cenário e adequação da estratégia ao momento atual. Grandes marcas e plataformas online tem ajustado seu posicionamento ao novo propósito, investindo milhões em ações no combate à pandemia, ou fornecendo meses de gratuidade para utilização de novos sistemas. Outros investindo em pesquisa e desenvolvimento, muitos utilizando suas habilidades manuais para atender a demanda crescente de máscaras e itens de cuidados pessoais.

Shows milionários agora através de live em redes sociais, com apoio de canais de televisão para atenderem os fãs durante o distanciamento social. Não sei vocês, mas meu Instagram Story está disponibilizando mais conteúdos e entrevistas do que os canais de TV à Cabo. E o melhor, gratuitamente e com curta duração. Nunca antes estivemos tão conectados e nossa vitrine tão exposta e disponível à população.

O que fazer então? Ajustar as velas do navio. Vamos utilizar esse momento para ressignificar o papel de Relações Públicas. Vamos reunir toda nossa expertise e direcionar o conteúdo e as ações para onde o público está. Apesar de tudo, chegou o momento para avaliar esse cenário em “alto mar” e conhecer os novos recursos online, utilizando-os como aliados. Temos na nossa frente, um cenário com muitas oportunidades, para quem está disposto a aprender e se adaptar à mudança.

Cabe fazermos essa reflexão “ Não estamos no mesmo barco, estamos na mesma tempestade. O seu barco pode afundar e o meu não, e vice-versa”. Autor desconhecido.

Seria hipocrisia minha afirmar que todos os clientes/empresas entendem a importância de saber comunicar e se posicionar nesse momento, o “ajustar as velas do negócio” que citei antes. Temos uma crise econômica mundial instalada. Negociação de contrato, falta de entendimento sobre a importância de se fazer presente e com base nos fundamentos estratégicos de cada empresa, buscar novas maneiras de atuar, o famoso TBC (tirar o bumbum da cadeira) e agir. A “tempestade” é a mesma, mas cada um sabe da capacidade do seu barco.

Aí está a oportunidade de sermos RPs de nós mesmos. De nos unirmos para AGIR, mostrar que somos qualificados para atuar na ESTRATÉGIA, mostrando cases reais das ações realizadas por profissionais e valorizando o trabalho dos nossos colegas de profissão. Nesse momento, somos mais ALIADOS do que CONCORRENTES na jornada. A troca de experiências é fundamental, pois a passagem do “ANALÓGICO” para o “DIGITAL” já aconteceu. E hoje, no nosso cenário temos mais empresas “GOOGLE” do que jamais imaginaríamos ter em um mês.

Para encerrar, quero fazer um convite. Compartilhe o seu case profissional. Temos o espaço de autor convidado. Sua experiência pode fortalecer a profissão e ainda servir como “luz” e incentivo para os profissionais.

Como muito bem pontuado pela colega Mary Gabriela, estamos no “NOVO NORMAL”

Bem-vindo ao novo mundo das RPs.

#ficaemcasa se puder ❤

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e receba todos os conteúdos: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, especialista em Marketing, Diretora da MAK Agência de Relações Públicas, Conteudista no Fantástico Mundo RP