Após decisão unânime, NBB 2019/20 está cancelado

Todos os clubes participantes do campeonato decidiram pela não finalização do Novo Basquete Brasil 2019/20

Vítor Moura
Esporte em jogo
3 min readMay 5, 2020

--

(Foto: Divulgação LNB)

Mais uma competição chega ao fim sem ter uma final. Nesta segunda-feira (4) uma assembleia geral realizada com todos os clubes que participam do NBB 2019/20, por videoconferência, decidiu cancelar a atual temporada. A organização tinha um plano para voltar com a competição, mas as equipes foram firmes em manter a integridade física e mental dos atletas, das comissões técnicas e de todos envolvidos no torneio.

O encerramento da competição, assim como a Superliga de Vôlei Feminina e Masculina, séries A e B, se deu pelo fato da Pandemia de Covid-19 e o aumento dos casos e mortes pelo Brasil, que já passa de 110 mil casos e mais de 7.500 mortes em território nacional.

O presidente interino da Liga Nacional de Basquete, Nilo Guimarães, lamentou o cancelamento da competição e que tentou até o “estouro do cronômetro” viabilizar o torneio.

“Nós fomos até o estouro do cronômetro. Ouvimos todos os personagens que fazem do NBB uma das competições mais admiradas do Brasil. Sentamos semanalmente com todos os clubes, atletas, técnicos, árbitros, patrocinadores, parceiros de mídia, e criamos um projeto para retomar a competição. É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível.”

O campeonato estava no fim da primeira fase, restando apenas 33 partidas para o início dos playoffs, e teve seu último confronto no dia 15 de março, na vitória do São Paulo sobre o Unifacisa por 106 a 103.

Unifacisa e São Paulo foi a última partida da temporada (Foto: Divulgação LNB)

Uma das alternativas para a continuação do NBB 2019/20 era dividido em fases e teria como procedimento as avaliações físicas dos atletas nos 40 dias seguintes (até o começo de maio), a testagem de todos os profissionais envolvidos, com cerca de 2 mil testes. O próprio diretor médico da Unifacisa, Dr. Diego Gadelha, afirma que a continuação da temporada era quase impossível.

“Se nós vivêssemos num país que estivesse mais avançado em relação à pandemia, poderíamos cravar hoje o retorno do NBB. O relatório realizado pela equipe multidisciplinar foi muito bem preparado e teria viabilidade para execução. Porém, nesse momento, o Brasil ainda não apresentou evoluções e não é possível seguir com o processo agora.”

A LNB agora se reúne com patrocinadores e parceiros de mídia para alinhar a parte financeira investida na competição, bem como definir os próximos passos do basquete no Brasil.

Classificação da primeira fase mantidas, mas sem campeão

Flamengo terminou com a melhor pontuação da fase regular (Foto: Divulgação LNB)

A classificação da fase regular da temporada 2019/20 definirá os classificados para a Champions League das Américas e a Liga Sul-Americana, mas não haverá campeão. Quem terminou na liderança da primeira fase foi o Flamengo.

Nesta terça-feira (dia 05/05), às 16h, o presidente da LNB, Nilo Guimarães e alguns dirigentes da entidade farão uma apresentação ao vivo no Facebook e no Twitter oficiais do @NBB para explicar com mais detalhes como foi todo o processo de criação do projeto de retomada da competição e a decisão pelo cancelamento da temporada. Os fãs de basquete poderão interagir com a Live e enviar perguntas aos dirigentes.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.

--

--