Salmo 23,
não sei o que quer dizer o Senhor é meu pastor e nada me faltará

Gustavo Nering
Gotas Salmíficas
Published in
3 min readDec 15, 2014

--

É difícil falar do texto bíblico mais famoso de todos os tempos: um texto que enfeita padarias, gráficas, lojinhas e lanchonetes. E é difícil, não porque o texto foi esgotado ou por causa da expectativa que pode se haver em cima de um texto como esse, mas porque talvez ele seja tão comum que a gente nem leia ele direito.

Eu sempre me identifiquei com o salmo 23. Não com sua parte mais famosa, o Senhor é meu pastor e nada me faltará, mas com a parte do vale das sombras. Eu não sei o que o salmista quer dizer com nada me faltará.

A autoria comum deste salmo é dada a Davi. Se lermos a história toda de Davi vamos perceber que foi perseguido, teve que fugir pra outro país, só não morreu lá porque se fez de louco. Não diria que isso é condizente com o “nada me faltará”, ao menos não com a forma clássica de interpretar isso. Muitas vezes o “nada me faltará” está ligado com não passar fome, emprego estável e prosperidade financeira. Davi não é bem um exemplo disso.

Já o vale das sombras, ou da sombra da morte, esse eu me identifico. Não como Davi, não sou um guerreiro que já teve a lâmina da espada do inimigo roçando o pescoço, mas já tive situações que o cajado do Senhor me consolaram, que o Senhor me levou por seu caminho. E esse vale das é bem sombrio. Talvez não sejam guerras, mas são dilemas: cheiro esse negócio?, vou em frente naquela menina que está dando sinal verde?, transo com esse cara?, vou junto com essa galera?, só mais um gole?, aceito essa grana?, aceito esse trabalho?, converso com esse cara?, e se o baseado chegar em mim?, estudo o que gosto ou o que dá dinheiro?, vale a pena ir na igreja?, orar pra quê?, confessar pra quem?, me entrego?, me jogo?, fujo?, pra onde, meu Deus?, com quem?

E no fim os dilemas nem são tão típicos da nossa geração como se imagina. Os salmos deixam muito claro que a vida cristã é feita nas questões diárias. Drogas talvez não sejam um problema nos tempos bíblicos†, mas sexo, dinheiro, ajudar os pobres e relacionamentos são questões que ultrapassam as séculos. A sombra da morte sempre está aí pra nos assombrar.

Temos mais é que ter fé. O que não faltará mesmo é a guia do pastor quando andamos pelo vale das sombras. Só com sua guia, bondade e misericórdia certamente nos seguirão.

† O que quer que isso queira dizer, né? A Bíblia abraça alguns séculos, de Adão a Paulo (não sei quem o personagem mais recente da Bíblia, Paulo é um chute) e começou a ser escrita do tempo de Moisés pra ser fechada como a conhecemos hoje só na reforma.

Receba as gotas no seu email » https://tinyletter.com/gstvdesign

--

--

Gustavo Nering
Gotas Salmíficas

UX/UI Designer na BairesDev. Fundador do Benefi: justificando design economicamente.