Atualizando o diário de classe!

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula
Published in
2 min readSep 3, 2019

Um resumão de algumas aulas de Ecologia

Autalizandoooooooooooooo

Bem, bem, bem, parece que eu não dei conta do diário, não é mesmo? Mas é como dizem: antes tarde do que nunca, e estou aqui pra relatar o que aconteceu em mais algumas aulas! \o/

Ah, se você não sabe do que estou falando, veja aqui primeiro, e depois volte. ;)

O que andou acontecendo

Bom, com o corre corre do semestre, eu acabei não conseguindo tempo (leia-se: sou muito desorganizado…) para escrever os relatos depois de cada aula. Neste novo texto eu pretendo, então, resumir algumas atividades — e depois guardar uma que foi bem especial para um texto à parte. Vamos lá!

Da última vez que eu escrevi, disse que a turma iria fazer uma pesquisa sobre Histórias de Vida (eu sei, parece nome de novela) de qualquer organismo que escolhessem, e teriam que levar para aula para uma breve apresentação. Foi bem legal, e funcionou como eu esperava: os exemplos levados serviram de ganchos para o conteúdo, e durante a aula que se seguiu eu podia voltar e fazer referências aos organismos que eles escolheram. No fundo, o efeito foi bastante similar ao de uma aula invertida.

Na sequência, após o feriado de São João, tivemos uma aula sobre crescimento populacional, e decidi seguir por um caminho interativo: fomos para a sala de informática e os alunos brincaram com o bom e velho Populus! Para quem não conhece, é um programinha bem amigável que implementa os principais modelos de crescimento populacional e competição que aparecem nos livros de Ecologia. Como os modelos, com suas fórmulas, podem intimidar um pouco os alunos, a abordagem prática com o programa funciona bem: você pode alterar os parâmetros dos modelos e ver qual o resultado disso nos gráficos, em tempo real.

Também tivemos um dia de aula dedicado às atividades que o Douglas, um aluno de doutorado, estava desenvolvendo na disciplina. Ele estava criando, com a turma, um jogo de computador com parte do conteúdo da disciplina! Mas outro dia eu conto mais sobre isso, pois ainda há vários desdobramentos pela frente.

E aí nos aproximamos do final! Tivemos duas aulas voltadas para Ecologia de Comunidades, uma com atividades de campo e outra para usarmos os dados coletados para entender alguns conceitos — mas depois vamos ter um texto só sobre isso. ;)

Bom, e para terminar, encerramos as últimas aulas da disciplina com um conteúdo de Ecologia de Ecossistemas, que foi sem muita coisa diferente, apenas uma aula expositiva mais ou menos normal, e seminários sobre diversos temas da disciplina, para complementar o conteúdo e servir como mais um mecanismo de avaliação.

Ufa, é isso! Ainda vou escrever mais um (este com certeza) ou talvez dois (vai depender da inspiração) textos do nosso diário. Abraços, e até lá!

Prof Marcos

--

--

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula

Prof. da UFAL, coordenador do LEQ, apaixonado por ensino, ciência, R e jogos!