Diário de classe remota

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula
Published in
2 min readDec 1, 2020

Ensinando ferramentas computacionais durante a pandemia.

https://xkcd.com/2391/

Já faz mais de um ano desde a última vez que eu escrevi mais um texto da minha série de “diários de classe”, e a desculpa é a de sempre: correria de fim de semestre. Além, é claro, da pandemia que nos pegou logo quando o outro semestre estava começando…

Mas como sempre dizem, “antes tarde do que nunca”, então resolvi aproveitar o “período letivo excepcional” da UFAL, no qual eu decidi fazer a minha tentativa de disciplina remota com a Ferramentas Computacionais em Ecologia. Não tenho muito lá o que contar sobre a disciplina ainda, mas como parte dela é aberta para todo mundo que quiser acompanhar, achei legal dar uma comentada por aqui. :D

E qual é dessa disciplina?

Eu ofereci a Ferramentas pela primeira vez há alguns anos, e ela era, em essência, uma disciplina um pouco mais avançada de R, pensada para os alunos que já tinham cursado Bioestatística comigo e queriam aprender mais. Mas com o tempo, ela começou a ficar um pouquinho maior do que isso, e eu decidi que ela poderia começar a incluir mais ferramentas abertas, além de expandir o foco um pouco além das aplicações em Ecologia. Ficou assim:

A ementa rabiscada

O funcionamento da disciplina em si parte do sistema de ensino à distância da UFAL, que disponibiliza o bom e velho moodle pra gente. Lá dentro temos nosso fórum de discussão, é possível adicionar tarefas, e todas aquelas coisinhas lá — mas isso só interessa quem está matriculado, né?

Legal, mas e quem não está matriculado, faz o que?

Então, a parte legal é exatamente esta: já que parte das aulas são pré-gravadas, e o conteúdo pode ser útil para pessoas de fora, resolvi resgatar o meu canal do Youtube, que estava mesmo bem paradão, e agora qualquer um pode acompanhar as aulas por lá! Então, sem mais enrolação, tá aqui:

E não é que a imagem saiu com a ementa rabiscada também?!

No momento em que escrevo este texto, temos 4 vídeos por lá, que compõe as duas primeiras aulas (com 2 vídeos pra cada): uma introdução rápida da disciplina, falando sobre seu funcionamento e estrutura; e uma introdução ao uso do GitHub, uma plataforma muito bacana para qualquer pessoa que queira trabalhar de forma mais aberta e colaborativa.

E daqui pra frente?

Bom, se tudo correr como planejado, ainda teremos aulinhas gravadas com conteúdo de R, QGIS e Python. Aguardem!

Abraços!

Prof Marcos

--

--

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula

Prof. da UFAL, coordenador do LEQ, apaixonado por ensino, ciência, R e jogos!