Sustentabilidade e 7 trends sobre a Geração Z que você precisa saber

Glenda Theis
hurb.labs
Published in
6 min readNov 7, 2022

Olá pessoal, hoje atuo como Product Manager na squad de Atividades e Experiências no Hurb, responsável por tornar incrível a conexão das pessoas a experiências memoráveis e gostaria de compartilhar com vocês uma série de artigos sobre Desenvolvimento Sustentável e ESG. Espero compartilhar insights, ações práticas de como o mercado tem se organizado e a importância de discutirmos sobre este tema.

Este é o segundo artigo da série sobre ESG e Sustentabilidade que venho compartilhando com vocês, sendo este mais focado em dados e sobre o que é importante você profissional e você empresa, estar atento sobre as mudanças de mercado desencadeadas com a ascensão destes temas.

No primeiro artigo, tratei sobre a definição dos termos como ESG e sustentabilidade e o papel do Pacto Global da ONU. O link está aqui.

Quando falamos de produtos e serviços, estamos falando também sobre a sociedade e sobre os consumidores. Hoje, alguns dados nos mostram quais as tendências e previsões sobre as gerações atuais e futuras para nos fazer refletir sobre nossos modelos de negócio. Os dados que trarei aqui hoje, são fundamentados pelas pesquisas da Criteo Gen Z Report, Statista, entre outras fontes, as quais colocarei os links no final deste artigo.

Definição da Geração Z

“As datas são aproximadas e o comportamento varia de acordo com a proximidade do limiar de geração…” Imagem: https://medium.com/fosbury-report/o-comportamento-financeiro-das-diferentes-geracoes-a5441fd2101b
“As datas são aproximadas e o comportamento varia de acordo com a proximidade do limiar de geração…” Imagem: https://medium.com/fosbury-report/o-comportamento-financeiro-das-diferentes-geracoes-a5441fd2101b

Essa geração são os nascidos entre 1996 e 2009, em um mundo conectado pela internet, que faz da vida digital sua plataforma para socializar e tratar de temas importantes. São pessoas que pensam no futuro e em temas sobre o meio ambiente, política, direitos humanos e muitos outros. Essa é a primeira geração de nativos verdadeiramente digitais.

A geração Z está assumindo os Millennials (Geração Y) como um segmento de mercado líder e marcando presença no cenário econômico.

Por que é importante eu entender sobre a Geração Z?

Em 2020, a Geração Z se tornou a maior geração dos EUA com 86 milhões, superando os Millennials (geração Y) em quase 4 milhões (Knoema, 2020) e segundo o mesmo estudo, estima-se que nas próximas duas décadas, aumente em mais 2 milhões devido à migração.

Entender os hábitos de consumo da Geração Z pode ser vital para o sucesso de seu produto ou empresa.

População dos Estados Unidos por geração

7 Trends chaves sobre a Geração Z

  1. SUSTENTABILIDADE COMO UM FATOR DECISIVO: Segundo um estudo da FirstInsight, cerca de 73% da geração Z e 68% da geração Y está disposta a pagar mais por produtos ecologicamente corretos ( First Insight , 2020), pressionando assim, o movimento por indústrias, produtos e serviços mais sustentáveis e ecologicamente corretos.
Qual geração tem gastado mais em produtos sustentáveis?

2. O CONSUMO COMO PREOCUPAÇÃO ÉTICA: De acordo com um estudo, mais de 6 em cada 10 da Geração Z preferem comprar de marcas sustentáveis também chamadas de Eco-Friendly ( First Insight , 2020). Essa geração também espera mais do que comprar um certo produto ou serviço, ela espera se sentir parte ou apoiar o propósito de uma marca. Antes de comprar de uma certa marca, a geração Z se preocupa em saber quem fez, de onde veio e como foi feito o produto. Essa geração prefere ficar longe de marcas que possuem problemas éticos ou práticas suspeitas.

3. PREFERÊNCIA SOBRE O TRABALHO: A Geração Z não é apenas a maior geração de todos os tempos, ela também é talvez a mais causal. Do meio ambiente à igualdade, a Geração Z é apaixonada por tornar o mundo um lugar melhor. Segundo um estudo promovido pelo Door of Clubs, o que faria a geração Z permanecer em um emprego, é uma cultura de trabalho empoderadora e em segundo lugar, potencial de crescimento.

O que faz a geração Z se manter em um trabalho ou empresa?

4. PREFERÊNCIAS ALIMENTARES: A Geração Z é extremamente preocupada com a saúde em suas escolhas alimentares, com 67% deles considerando o conteúdo nutricional de seus alimentos. Segundo o American Egg Board, a escolha alimentar dessa geração se concentrou principalmente em três coisas: mídia social, conveniência e saúde ( American Egg Board , 2020). Eles também são mais propensos a consumir produtos à base de plantas, em contraste com seus predecessores milenares, o que significa que eles estão mais abertos a se tornarem vegetarianos.

5. O PODER DAS AVALIAÇÕES: Avaliações de produtos e serviços online realmente importam para a Gen Z. De acordo com o Social Media Link, 96% dos Gen Zers costumam ter tempo para ler resenhas ou recomendações de produtos que estão pensando em comprar.

6. PREOCUPAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL: Um estudo promovido pela Deloitte em 2020 descobriu que 48% dos trabalhadores da Geração Z geralmente sofrem de ansiedade e estresse, alegando se sentir assim o tempo todo ou a maior parte do tempo. Segundo um estudo da American Psychological Association, cerca de 9 em cada 10 adultos da Geração Z provavelmente relatam ter um ou mais sintomas físicos ou emocionais por causa do estresse. Por conta disso, tem crescido o movimento das empresas no incentivo de programas de bem-estar no local de trabalho, para cuidar da saúde mental de seus colaboradores.

Quais são os principais estressores dos trabalhadores da Geração Z?
Fonte: Deloitte 2020 — Quais são os principais estressores dos trabalhadores da Geração Z?

7. DIVERSIDADE COMO UM ATIVO: Um estudo do Pew Research Center revelou que 52% da geração Z são brancos não hispânicos (Pew Research Center, 2019). É a geração com a maior diversidade étnica e racial e por conta disso também acaba sendo mais exigente ao escolher empresas para se trabalhar e marcas para apoiar. Um estudo da Emarketer mostrou que cerca de 6 em cada 10 pessoas da Geração Z dizem que preferem ver anúncios que tenham diversas famílias neles. Eles também são mais propensos a apoiar marcas que são proativas na abordagem de questões raciais.

Não podemos fechar os olhos para estes dados. Como profissionais preocupados em desenvolver produtos apaixonantes para os nossos clientes, devemos estar atentos a atual configuração do comportamento dos consumidores. Como gestores de produtos devemos sempre pensar na responsabilidade social corporativa de nossas soluções e em como fazer o negócio acrescentar valor ao ambiente, à sociedade e ao mesmo tempo ser rentável.

São os consumidores que estão impulsionando as mudanças no mercado. Eles estão tendo muito mais consciência de suas práticas insustentáveis. Empresas que não investem em desenvolvimento sustentável, tendem a se tornar obsoletas.

Conclusão

Espero ter contribuído para o seu crescimento sobre o conhecimento sobre Desenvolvimento Sustentável, lembrando que quando falamos sobre isso, tratamos sobre Meio Ambiente, Social e Governança em tudo o que se desdobra sobre estes termos.

Fico à disposição para trocar mais ideias sobre este assunto e assim crescermos em conhecimento juntos.

Glenda 💚

Referências:

  1. CGK. (2020, September 8). Generational breakdown: Info about all of the generations. CGK.
  2. Knoema. (2020, April 16). US population by age and generation in 2020. Knoema.
  3. American Egg Board. (2020, June). A new generation to feed: Zeroing in on Gen Z’s preferences. American Egg Board.
  4. Door of Clubs — What 5,000 Gen Z’ers Tell Us About the Future of Work
  5. Wiley, C. (2020, February 5). Grocery shopping habits of Gen Z and Millennials. Food Industry Executive.
  6. Deloitte. (2020, July 2). White paper on millennials, Gen Z and mental health. Deloitte.
  7. Schaeffer, K. (2020, July 27). The most common age among whites in U.S. is 58 — more than double that of racial and ethnic minorities. Pew Research Center.
  8. First Insight. (2020). The state of consumer spending: Gen Z shoppers demand sustainable retail. First Insight.

--

--

Glenda Theis
hurb.labs

Vivendo por algo maior. Product Manager e host no Podcast Do Zero ao ESG no Spotify.