O ano do Introverso

Daniela Amadeu
Introverso
Published in
3 min readDec 29, 2018
Photo by Tom Gainor on Unsplash

2018 o Introverso deu continuidade aos seus trabalhos sem muitas pretensões. Em abril eu voltava a escrever aqui na publicação e redigia o texto O dia que descobri que sou ambivertida.

Sabendo que o Introverso não poderia mais ter introversão como foco exclusivo, algumas ideias surgiram sobre como expandir o projeto despretensioso.

Em julho, decidi abrir a temática da publicação. Fiz o anúncio com o texto A nova proposta do Introverso. A partir daí o Introverso também abordaria assuntos como depressão, bipolaridade e demais questões que envolvam experiências pessoais.

Então no primeiro dia de setembro eu escrevi a primeira letter chamada Aberto a escritores, onde fazia o convite para que os leitores também se tornassem escritores e colaborassem com a publicação. Assim surgiu a Míriam Medeiros Strack, autora que tem feito um excelente trabalho por aqui. Ela tem conseguido diversificar o conteúdo sem perder a essência da publicação.

Iniciada as letters, vi a necessidade de organizar a publicação, de familiarizar o primeiro visitante e deixá-la compreensível ao leitor constante. Criei Missão, Visão e Valores, sendo os pilares que fundamentariam qualquer texto futuro.

Experiências que inspiram a autonomia emocional.

Ainda em algum momento, eu decidi mudar a tipografia, a imagem do logo e o subtítulo do Introverso. Essa mudança foi fundamental para consolidar todas as ideias que eu tinha.

Com essas mudanças eu anexei alguns textos que estavam apenas no meu perfil, um deles foi o Como é ter e conviver com alguém que tem transtorno bipolar, que eu escrevi despretensiosamente, no desespero e na solidão. Se tornou o mais visto, tanto aqui no Introverso quanto no histórico do meu perfil.

Essa enxurrada de acessos me fez perceber como as pessoas ainda são carentes de conteúdo a respeito de questões que as afligem. Sejam as ramificações da introversão ou a própria depressão. Ao perceber essa carência, eu me senti responsável em criar conteúdo a respeito, pois, nunca há conteúdo demais, as pessoas nunca estão escrevendo o suficiente sobre depressão e ansiedade. Sempre haverá uma relação inversamente proporcional sobre pessoas que produzem conteúdo e pessoas que o consomem. Por esse motivo o Introverso tomou um rumo diferente e deixou de ser uma publicação apenas sobre introversão.

Planos para 2019

Pixabay

Tenho algumas metas em mente para o ano vindouro, para atingi-las, preciso da ajuda de vocês. Por isso, sempre que gostarem dos textos, exagerem nos claps e compartilhem o texto para alcançar mais pessoas.

  1. Se tonar a publicação nacional no Medium referência em introversão, depressão, ansiedade e bipolaridade. De fato, não são temas correlatos, mas são questões que todo mundo enfrenta, ainda que não saiba. Atualmente existem publicações que abordam vários temas, inclusive estes, mas a ideia aqui é que o Introverso, publicação focada no assunto, se torne relevante.
  2. Aumentar o número de escritores. Não vou fixar um número, mas saibam que eu vou continuar convidando todo mundo que aparecer escrevendo sobre depressão e introversão.
  3. Pelo menos dobrar o número de seguidores. Sim, minha ideia é chegar a mil, mas para que isto ocorra é preciso de muita dedicação e, honestamente, não sei se conseguirei dar tanta atenção a publicação para obter esse número. Enfim, dobrar a quantidade é a meta.

Obrigada a todos vocês que acompanharam e acompanham a publicação Introverso. Vou continuar dando o meu melhor para tornar este espaço um lugar incrível.

Forte abraço e vamos fazer de 2019 um ano repleto de autonomia emocional.

--

--