Um pequeno glossário do
universo audiovisual (Parte 4/4)


Nesta edição, vamos da letra S até a letra Z, passando por tópicos importantes como steadicam, verba e três tabelas (sugestão de nosso leitor Pedro Sales).

Sentiu falta de algum termo? Conte pra gente nas caixas de notas e nos ajude a tornar este glossário ainda mais completo.

Sequência — Conjunto de cenas que, conectadas na edição, contam uma mesma história ou situação.

Set — É o nome do local reservado para a realização de uma filmagem, seja em estúdio ou em locação.

Som direto — Técnica de captação do áudio enquanto a filmagem está sendo realizada, seja por microfones suspensos (boom) ou por microfones colocados na roupa dos personagens/apresentadores (lapela).

Steadicam — Equipamento desenvolvido para estabilização de imagens. Nele, a câmera é acoplada ao corpo de seu operador por meio de colete e principal seu efeito visual é o de sugerir que a câmera está flutuando.

Take — Começa quando se aperta REC e termina quando se aperta Stop. Toda vez que se liga a câmera para uma filmagem tem-se um take. Que, fique ligado, também é conhecido como tomada.

Travelling — Para cima, para baixo, para frente, para trás, para a esquerda, para a direita. Ou tudo junto e combinado. Câmeras se deslocam. E a esses movimentos se dão o nome de travelling.

Trilha sonora — É a música de fundo que acompanha as cenas e sequências de um filme, potencializando ou reduzindo efeitos dramáticos ou cômicos.

Três tabelas — O verdadeiro canivete suíço em um set de filmagem. Com mil e uma utilidades, as três tabelas servem, por exemplo, como suporte para deitar ou levantar objetos. Combinadas com os wall plates, fixam os elementos de iluminação em ângulos baixos. Servem também para dar um up na altura do galã. Entre outras várias coisas.


Verba — Não é mãe, não é uma fronteira. Mas é quem coloca limites em uma produção audiovisual, estabelecendo os valores financeiros que poderão ser gastos em cada etapa do projeto. Tem como hábito encolher subitamente.


Zoom — Movimento de câmera utilizado para aproximação (zoom in) ou para afastamento (zoom out) do objeto.



Gostou? Faça login no Medium e recomende o texto! ;)

Cerri Filmes — LinkedIn — Facebook — Google +

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.