Ladies That UX PT
Published in

Ladies That UX PT

Como publicar seu primeiro artigo no Medium: um guia rápido.

Photo by Sincerely Media on Unsplash

Com o maior acesso à internet e o surgimento de novas plataformas, os limites entre quem produz e quem consome conteúdo foram dissolvidos. Nesse cenário, o Medium é um ótimo canal para quem quer escrever e publicar seus textos, mas você sabe usá-lo?

O Medium é uma plataforma que foi desenvolvida por um dos fundadores do Twitter, que mistura a dinâmica de blog com rede social. Além de poder criar e publicar seu conteúdo, você pode seguir e interagir com outros autores.

Esse é um espaço democrático e vem ganhando autores pela sua facilidade de acesso, formatação simples e design agradável para leitura. Já falei sobre como começar a escrever artigos, agora venho falar sobre essa ótima plataforma de publicação. Vamos lá?

Para começar, é importante ressaltar que qualquer pessoa pode publicar no Medium. Essa plataforma reúne tanto conteúdos criados por autores profissionais, quanto publicações de amadores, sobre os mais diversos assuntos e em diferentes linguagens. A plataforma é aberta e, apesar de ter uma modalidade paga que oferece alguns benefícios, na versão gratuita você pode criar seus textos e publicá-los.

Vamos ao passo a passo:

  1. Crie sua conta

Se ainda não tiver uma conta, você pode criá-la aqui usando seu login do Facebook, do Google ou com o seu e-mail.

2. Personalize seu perfil

Depois de criada a conta, clicando no seu Avatar (canto superior direito) e em Settings” (configurações), você pode personalizar seu nome, foto, bio (biografia descritiva curta), nome de usuário e URL, entre outros itens.

O acesso às configurações fica no menu superior direito, que abre ao clicar no Avatar.

3. Escreva uma história

No mesmo menu do Avatar, você encontra a opçãoWrite a story” (Escreva uma história), que abrirá um rascunho em branco. Você pode tanto começar a escrever direto na plataforma, como colar um texto que tenha escrito em outro lugar, como um arquivo no seu próprio computador ou no Google Drive, por exemplo.

Não se preocupe: o que você escreve nessa página de rascunho é salvo automaticamente e não será acessível para mais ninguém até você publicar. Para acessar seus rascunhos é fácil: basta clicar no seu Avatar e, em seguida, em “Stories” (histórias). Nesta página aparecerão seus rascunhos (drafts), suas histórias publicadas (published) e opções para você criar novos textos (Write a story) ou importar textos publicados em outras plataformas (Import a Story).

Página “Stories” (Histórias) — Rascunhos, histórias publicadas e opções para escrever ou importar histórias.

4. Publique

Há várias formas de publicar o seu texto, no menu (três pontinhos) do canto superior direito, ao lado do botão “Publish” (publicar) você encontrará as opções:

  • Add to publication (Adicionar para publicação): o Medium oferece a opção de você criar ou participar de Publications”, que seriam como páginas ou canais. Assim, se você escreve sobre diferentes temas, fica mais fácil categorizar seu conteúdo, essas publicações são como blogs que possuem uma URL própria, em que você pode convidar pessoas para publicarem lá também.
  • Share draft link (compartilhar um link de rascunho): indicado para quando você deseja ou precisa que alguém revise ou valide seu texto antes de publicá-lo.
  • Share to Twitter (compartilhar no Twitter)
  • Manage unlisted setting (configuração não listada): a postagem vai ao ar mas fica visível apenas para aqueles que receberam o link. Ela não ficará disponível em seu perfil e, posteriormente, você pode torná-la pública.

Recursos do Medium

O Medium é muito intuitivo e parecido com outras ferramentas de edição de texto, veja algumas possibilidades oferecidas pela plataforma:

  • Ao começar a escrever, aparecerá um sinal de “+” na margem esquerda. Clicando nesse ícone, você pode adicionar fotos, vídeos e incorporar conteúdos da internet como gifs, áudios e tweets, por exemplo.
  • O último ícone do menu de ferramentas adiciona um separador, que indica uma pausa ou quebra de linha.
  • A edição do texto é muito semelhante a de outros editores. Ao selecionar o texto, aparecerá uma barra de ferramentas para formatar palavras ou trechos em negrito, itálico, adicionar links, criar citações ou anotações.
  • Não quer publicar o texto imediatamente? Você pode programar a publicação para outro momento. Depois de clicar no botão “Publish” (Publicar), você tem a opção de clicar em “Schedule for later” (Programar para depois) e escolher uma data e horário para a publicação.

Dicas sobre o texto

Vale a pena ressaltar alguns tópicos que podem contribuir com o melhor desempenho dos seus textos:

  • Reserve um tempo para pensar no título e subtítulo, eles são o primeiro contato do público com o seu texto e podem ser definitivos para a decisão do leitor de clicar ou não no seu artigo.
  • Aproveite os recursos da plataforma para ilustrar suas ideias, alterne blocos de texto com imagens, vídeos, citações curtas e, se necessário, adicione links que ajudem o leitor na compreensão do seu texto.
  • A pré-visualização do artigo é acompanhada da primeira imagem do seu texto. O Medium faz essa seleção automaticamente, por isso é bom escolher bem! Se você quiser selecionar outra imagem presente no texto, basta clicar na imagem escolhida até aparecer uma borda verde ao redor dela. Após clicar em publicar, também é possível revisar e alterar a imagem, título e subtítulo do artigo.
  • Ainda na edição do texto, se você clicar no menu localizado no canto superior direito, você pode fazer vários ajustes. Entre eles, customizar o título/subtítulo que serão mostrados na pré-visualização do seu texto. Basta clicar em “Change display title/subtitle” e personalizar.
  • Usar tags é uma forma do seus textos serem encontrados por assunto e também categorizá-los por tema. Use palavras-chave que resumam bem a sua história. Você pode usar palavras gerais (ex: Design) e outras mais específicas (ex: Design UX, Mulheres em UX).

Esses são os passos básicos para começar nessa plataforma. Espero que ajudem você a colocar seu conteúdo no ar!

Ah, e falando nisso, já pensou em escrever para o Medium do Ladies That UX Brasil? Se você tem interesse em criar artigos sobre UX/UI Design, carreira e conteúdos relacionados a esse universo, entre em contato! É uma ótima oportunidade de obter mais visibilidade para o seu conteúdo e fazê-lo chegar a outras ladies que precisam lê-lo!

--

--

--

Conteúdo em português da Comunidade Ladies That UX

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Sylvia Madeira

Sylvia Madeira

UX Researcher | Apaixonada por Design, curiosa e eterna aprendiz.

More from Medium

Mobility and Transport: Real KPIs for Real India

Career Perspective (21 ) — Think Twice Before You Leap

Conversation with a Lecturer

How to create an accessible sidebar with smooth expand & collapse transitions