UX Writing Challenge — Parte 3

Construindo a experiência do usuário e solucionando problemas por meio das palavras.

Natasha Morello
Ladies That UX PT
4 min readApr 12, 2021

--

Foto de Artem Beliaikin no Pexels

Cheguei na parte 3 do UX Writing Challenge! Aqui vou compartilhar as minhas propostas de soluções para os desafios dos dias 07, 08 e 09.

Caso você queira conferir a Parte I — Desafios 01 a 03 e a Parte II — Desafios 04 a 06 , fique à vontade! :)

Agora, bora para os desafios! 😊

Desafio #07 — GOOL

Print do desafio recebido por e-mail.

Cenário: A pessoa é fã de esportes eestá em um casamento, enquanto seu time favorito está jogando contra o seu maior rival e seu time faz um gol.

Desafio: Como informar para essa fã, de forma rápida sobre o placar e quem fez o gol?

Proposta de solução:

Para compor o cenário desse desafio, eu voltei no ano de 2010, quando acompanhava o campeonato de futebol de inglês.

Com foco em manter a mensagem clara para o torcedor de futebol que está acompanhando o jogo pelo celular, preocupei-me em responder às seguintes perguntas:

  • Qual time marcou o gol?
  • Qual jogador marcou o gol?
  • Qual o placar atual?
  • Quando foi marcado o gol?
Proposta de solução para o desafio 07.

Esse eu confesso que passei 4 caracteres do corpo por causa dos nomes dos clubes e do jogador, mas economizei na headline, então acho que ficou tudo bem! 😅

Desafio #08 — O show

Print do desafio recebido por e-mail.

Cenário: A pessoa gosta de música e (às vezes) vai a shows. Ela tem um aplicativo de música no seu celular.

Desafio: Dizer para essa pessoa que uma das suas bandas favoritas irá tocar ao vivo na sua cidade.

Em época de pandemia, esse desafio não se aplica. :( Mas para treinar o ux writing, vamos lá!

Para esse desafio, também busquei pela clareza na mensagem.

Conforme Torrey P. “para a clareza, as palavras certas serão aquelas que os usuários da experiência reconhecerão de imediato, sem ter de pensar.”

Seguindo essa linha, minha prioridade foi responder às seguintes perguntas:

  • Qual banda irá tocar e onde? (aqui entra cidade e local)
  • Quando ocorrerá o show?
Proposta de solução do desafio 08. Imagem: System Of A Down

Lembrando que a proposta é apenas um exercício de ux writing, mas quem sabe um dia a banda toque em Porto Alegre de fato :)

Desafio #09— O cartão de crédito expirado

Print do desafio recebido por e-mail.

Cenário: A pessoa está tentando alugar um carro por meio de um aplicativo, porém, o cartão de crédito expirou.

Desafio: Escreva uma mensagem de erro para que ela possa corrigir o problema.

Compartilho 2 textos que me auxiliaram no processo:

Vamos lá:

“A mensagem de erro deve ajudar o usuário a resolver o problema e seguir em frente.”

Assim, é importante escrevermos as mensagens de erro de forma clara e objetiva, além de levar em conta algumas considerações:

  • Responder o que ocorreu e o motivo;
  • Sugerir um próximo passo para o usuário; e
  • Definir o tom de voz para a mensagem.

Com base nessas dicas, cheguei neste resultado:

Proposta de solução para o desafio 09.

Fiquei na dúvida entre usar expirou ou venceu. Qual palavra o usuário estará mais familiarizado? Deixo essa dúvida para uma provável pesquisa.

E aí, o que achou? Caso queira conversar comigo, pode me adicionar no Linkedin! :)

--

--