Meu ambiente de desenvolvimento no Windows

Thiago D.
Let’s code Brasil
3 min readNov 3, 2020

Eis que finalmente cheguei ao meu habitat natural o Windows, depois de passar por boas provações no macOS e Linux, agora vou falar um pouco sobre meu ambiente de desenvolvimento no Windows 10.

Deixando aqui um adendo que atualmente, meu ambiente no windows é somente para estudos e projetos pessoais e ou freelas, sendo assim tem muitas aplicações e ferramentas que não irei listar aqui, porém tem algumas bem legais que estou estudando ultimamente como o Apache Kafka e o RabbitMQ.

HARDWARE:

SOFTWARE:

E minhas ferramentas de trabalho principais são Open-Source e me garantem muita confiabilidade e produtividade, sendo elas:

Com esse conjunto de ferramentas, eu consigo estudar, programar e entregar meus freelas. Sempre deixo tudo no meu Github, se tiver interesse pode me seguir lá, sempre faço um projetos novos com tecnologias legais, os dois últimos projetos foram mvps de mensageria com apache kafka e RabbitMQ:

  1. Um sistema de votação dividido em duas partes, onde uma fique gerando votos aos montes, como se fosse uma competição para eleger um único ganhador. E para que o sistema não caia, teremos um processador desses votos, utilizando mensageria com RabbitMQ de forma escalável para aguentar a alta demanda de votos.
    Link: https://github.com/RDPodcasting/RabbitMQ-MVP
  2. Um sistema de venda de ingressos dividido em duas partes, onde uma fique gerando as vendas de ingressos aos montes, como se fosse um horário de pico das vendas para o show de um grande artista. E para que o sistema não caia, teremos um processador dessas vendas, utilizando mensageria com apache kafka de forma escalável para aguentar a alta demanda de ingressos vendidos.
    Link: https://github.com/RDPodcasting/Apache-Kafka-MVP
https://github.com/RDPodcasting

É isso galera, com esse artigo fecho essa trilogia falando sobre meus três principais ambientes de desenvolvimento; Windows, MacOS e Linux.

Posso dizer que depois de ter programado e ter feito softwares nos três, a forma como você interage com o S.O e o seu costume com o mesmo e todas suas ferramentas, vai mostrar o quão produtivo você pode ser.

Hoje em dia gosto muito mesmo de desenvolver com MacOS, seria minha primeira opção se pudesse escolher sempre, mas como nem tudo somos nós que decidimos, agora posso ser produtivo nos três sistemas operacionais mais utilizados, e recomendo que você treine e faça o mesmo, para estar preparado caso surja alguma oportunidade de trabalhar com um deles.

Mas eai, me conta sobre à experiência de vocês e como são os ambientes de desenvolvimento que vocês usam no dia a dia, sendo para trabalhar ou para estudos e projetos pessoais, as melhores ferramentas, maquinas e etc.

--

--