Empreendedorismo sustentável

Se os consumidores querem um mundo melhor, as empresas também precisam querer

Bianca Carlsen
levantelab
4 min readMar 3, 2021

--

Ilustração de Lais Godinho — Levante Lab

Atualmente é possível identificar muitas pessoas preocupadas em analisar a empresa antes de adquirir um produto/serviço que está sendo oferecido. Elas pesquisam sobre como é o processo de fabricação, o impacto positivo e negativo gerado ao planeta e à comunidade local, como é o relacionamento com os colaboradores dentro da empresa, como é a embalagem que chegará na entrega, etc. Isso se chama consumo consciente!

O acesso a informação deu poder às pessoas para que elas possam estar atentas a diversidade de possibilidades no momento de uma compra. Ao existir essa preocupação do lado do cliente, também é preciso existir empresas engajadas verdadeiramente com a causa ambiental. E é aí que o empreendedorismo entra!

Muitas empresas já perceberam que apenas visar o lucro virou coisa do passado. Se preocupar com o meio ambiente faz com que todo mundo saia ganhando, tanto quem compra, quanto quem vende — e claro, o planeta agradece. A sustentabilidade já virou um mercado e não adianta fazer propaganda enganosa que não cola mais. A veracidade dos valores de uma empresa atrai ainda mais clientes e investidores. Então, não tem porque mentir.

É só você analisar cases de sucesso para ter a certeza de que investir em um mundo melhor vale a pena. Abaixo, citarei 5 empresas que estão em destaque no mercado por possuírem um diferencial no ramo da sustentabilidade:

  • Positiv.a (Produtos de limpeza)

Somos uma empresa B, ecologicamente e socialmente responsável, que cria produtos e soluções para cuidar da sua casa, do seu corpo e do nosso planeta. (Trecho retirado deste link — leia mais)

  • Recikle (Moda)

A Recikle é uma marca de moda eco+social que promove a
transformação social através da valorização das costureiras e da
comunidade da moda brasileira. (Trecho retirado deste link — leia mais)

  • Dipano (Fraldas ecológicas)

São sentimentos e atitudes que estão na essência de cada uma das pessoas que contribuem para que a DIPANO seja mais que uma marca, sendo também uma filosofia de boas práticas com a natureza e com a saúde de nossas futuras gerações. (Trecho retirado deste link — leia mais)

  • B.O.B (Cosméticos)

Buscamos os melhores desenvolvedores químicos e fornecedores, alinhados com nossa visão, acompanhamos todas as fases de produção, melhoramos o que ainda não estava legal e, finalmente, apresentamos a você os produtos B.O.B.: cosméticos sólidos, em barra, que concentram o melhor de cada ingrediente, eliminam o uso de plástico, preservam o uso de água, usam embalagens biodegradáveis, não precisam de conservantes ou agentes nocivos e, portanto, não poluem rios e oceanos. (Trecho retirado deste link — leia mais)

  • Natura Cosméticos:

Unimos os ativos mais eficazes da biodiversidade brasileira com as substâncias mais potentes da ciência mundial. Também não testamos em animais desde 2006. Para nós, natureza, beleza e tecnologia podem e devem caminhar juntas. (Trecho retirado deste link — leia mais)

  • C&A (Vestuário)

Estamos trabalhando para uma visão do novo normal — onde a sustentabilidade é apenas outra palavra para o normal. Para alcançar nossa visão da moda com um impacto positivo, nosso trabalho de sustentabilidade está focado nas áreas mais relevantes para nossos negócios e onde podemos ter o maior impacto — nossos produtos, nossa rede de fornecimento e a vida das pessoas.

Desde 2015, a C&A tem orgulho de fazer parte da Better Cotton Initiative (BCI). A BCI existe para melhorar a produção global de algodão para as pessoas que produzem, para o ambiente onde ele cresce e para o futuro do setor. (Trecho retirado deste link — leia mais)

Essas são apenas algumas empresas de muitas que estão lucrando de forma mais responsável e consciente, visando o futuro das novas gerações e do nosso planeta. Vale ressaltar que, enquanto empresas pequenas se esforçam para realmente conseguirem se destacar no mercado com causas genuinamente sustentáveis, várias outras empresas multinacionais (principalmente) ganham visibilidade por cumprirem o mínimo de ações em prol da sociedade e do meio ambiente perto do imenso estrago que elas causam.

Então, se você é um empreendedor(a), tente destacar quais pontos sua empresa poderia melhorar no âmbito social, econômico e ambiental e comece a pesquisar maneiras de torná-la ainda mais sustentável, e consequentemente, mais desejável :). Dessa forma, você irá conquistar muito mais do que dinheiro. Irá conquistar um futuro melhor!

Continue acompanhando a série e disseminando boas ideias.

Conto com você. Até a próxima!

--

--