Rápidos comentários pessoais sobre cada time que foi aos playoffs da NFL + meu palpite para o Super Bowl LVI

Bruno Bataglin
Lombardia
Published in
8 min readJan 15, 2022

Olá, caros leitores do Lombardia! Fiquei absolutamente sumido aqui nos últimos tempos (mais sumido do que o futebol americano do New York Giants), mas cá estou. Peço desculpas à imensa galera de três leitores que me leem por aqui (brincadeirinha, são quatro).

Finalmente, tomei vergonha na cara em meio à rotina cansativa e cheguei para fazer um texto antes do início dos playoffs da temporada 2021 da nossa amada NFL. Sim, o primeiro artigo para 2022 nesta bagaça.

(Crédito: Wikimedia Commons)

E a proposta vai ser simples: vou fazer um rápido comentário sobre o que acho de cada um dos 14 times que avançaram à pós-temporada. No final, como cereja do bolo, farei minha previsão de confronto para o Super Bowl LVI (certamente, errarei miseravelmente, mas erraria mais se não tentasse).

Então, sem mais enrolação, vamos aos trabalhos…

Minhas observações (rápidas) sobre os classificados da Conferência Americana (AFC)

1. Tennessee Titans (12–5)

O Tennessee Titans teve a melhor campanha geral da AFC, mas não me convenceu. Entretanto, eles conquistaram a folga na primeira rodada e, com isso, darão mais tempo para Derrick Henry se recuperar de uma fratura no pé que o tirou de campo desde o dia 31 de outubro.

Com Henry, esse time é outro e pode incomodar nos playoffs. Afinal, com o camisa 22 em campo, a produtividade do quarterback Ryan Tannehill também sobe.

Mas, sei lá, simplesmente não vejo a franquia de Nashville no Super Bowl LVI. Que eles me desmintam nesse mês.

2. Kansas City Chiefs (12–5)

O Kansas City Chiefs segue com seu ataque poderoso com Patrick Mahomes, Tyreek Hill, Travis Kelce e companhia. A defesa de Steve Spagnuolo também melhorou muito depois das primeiras cinco semanas da temporada 2021 serem tenebrosas.

Os Chiefs iniciaram a caminhada contra o Pittsburgh Steelers, o que para mim vai ser barbada, e a partir daí já começa a ficar mais complicado. Mas fato é que time Andy Reid tem de sobra para chegar ao Super Bowl pelo terceiro ano consecutivo e, quem sabe, faturar mais um título.

3. Buffalo Bills (11–6)

Sendo sincero, o Buffalo Bills é o time da AFC que mais me agrada. Quando vejo Josh Allen jogando, com toda a sua intensidade e uma mentalidade agressiva sem medo dos defensores, não consigo torcer contra. E esse time tem um ataque capaz de produzir pontos e uma defesa que é a melhor da NFL, ao lado do New England Patriots.

Essa fórmula combinada com um head coach capacitado como Sean McDermott costuma render bons frutos. Sim, os Bills oscilaram em alguns jogos na temporada regular, como qualquer outro time, mas é uma equipe muito perigosa. Não me surpreenderia se eu vê-los em campo no dia 13 de fevereiro de 2022, no SoFi Stadium.

4. Cincinnati Bengals (10–7)

O Cincinnati Bengals é um time que eu gosto de assistir. Esse time do head coach Zac Taylor não é daqueles que vai proporcionar um espetáculo ruim. Muito raramente. E, com o duo formado pelos espetaculares Joe Burrow e Ja’Marr Chase, é quase garantia de big plays.

O problema é a defesa e, para mim, é isso que vai tirar o sonho de uma caminhada mais longa nos playoffs. Contudo, vejo os Bengals passando da rodada de wild card, ainda que esse palpite seja sempre arriscado para uma equipe que, nas últimas sete vezes que foi aos playoffs, foi eliminada sempre na primeira rodada, incluindo cinco vezes consecutivas com o eterno técnico Marvin Lewis entre 2011 e 2015.

5. Las Vegas Raiders (10–7)

Mais até do que o Pittsburgh Steelers, esse é o time que mais me surpreende de estar aqui. Depois de uma temporada turbulenta, com direito à demissão de Jon Gruden após um super escândalo, prisão do wide receiver Henry Ruggs III após um acidente de carro com vítima fatal e muito mais (a ESPN dos EUA até chegou a fazer um compilado bem legal), chegava a ser absurdo imaginar esse time jogando em janeiro. Mas aqui eles estão.

Inconstantes, com um Derek Carr que é uma montanha-russa em forma de QB, mas também com Josh Jacobs e Hunter Renfrow no ataque, e Maxx Crosby na defesa, os Raiders foram resilientes. Palmas para o head coach interino Rich Bisaccia.

6. New England Patriots (10–7)

Bill Belichick é um monstro não porque ganhou 7234792364 títulos ao lado de Tom Brady. Mas porque, logo na segunda temporada na era ‘pós-Brady’, ele já trouxe o time de volta aos playoffs. E com um quarterback calouro como Mac Jones.

A receita: uma mente brilhante para montar defesas sufocantes. Os Patriots estão aqui e podem estar construindo um novo time muito ‘chato’. Esse ano não vai dar Super Bowl (podem me xingar se der), mas nos próximos anos, não duvido de nada.

7. Pittsburgh Steelers (9–7–1)

‘Turistando’ nos playoffs? Sim, temos mil motivos para pensar nisso em relação aos Steelers. O time ficou perto de perder a vaga com um ‘quase empate’ entre Las Vegas Raiders e Los Angeles Chargers, no último Sunday Night Football da temporada. Mas os deuses do futebol americano agiram e resolveram estender a carreira do lendário Ben Roethlisberger.

O problema é que o primeiro jogo dos playoffs será contra o Kansas City Chiefs. Isso significa que será só mais um jogo para Big Ben. Mas tudo bem, vai ser mágico ver o camisa 7 em janeiro mais uma vez, mesmo que seja só para se “divertir”, como ele próprio disse.

Minhas observações (rápidas) sobre os classificados da Conferência Nacional (NFC)

1. Green Bay Packers (13–4)

Na madrugada deste dia 15 de janeiro de 2021, antes mesmo do primeiro jogo dos playoffs da temporada 2021, eu cravo: este será o representante da NFC no Super Bowl LVI.

Vou errar? Tem chances. Principalmente se os special teams dos Packers quiserem entregar alguns punts ruins ou um touchdown de retorno de kickoff ao adversário.

Mas, se os astros estiverem alinhados, Aaron Rodgers, Davante Adams, Aaron Jones, A.J. Dillon, Rashan Gary, Preston Smith e… David Bakhtiari (olha quem voltou) estarão em Inglewood daqui a pouquinho menos de um mês. E, com o trabalho que Matt LaFleur vem fazendo na lateral do campo, é time para chegar forte.

2. Tampa Bay Buccaneers (13–4)

Quando se tem Tom Brady atrás do center, não podemos duvidar nunca. Eu, acompanhando NFL desde 2006, sei bem disso. O camisa 12, mesmo aos 44 anos de idade, joga como se tivesse 25. Ele tem arranque de balsa? Tem. Fica putinho e destrói tablets? Também. Mas o cara é o Greatest of All Time. GOAT que se fala, né?

Porém, acho que falta algo esse ano para os Bucs de Bruce Arians. E sei também que falta juízo para mim ao escrever essa frase anterior.

3. Dallas Cowboys (12–5)

Se os Bills são o time que mais quero ver na AFC, os Cowboys são os meus ‘queridinhos’ na NFC nestes playoffs. Ando amando ver Dak Prescott jogar depois de uma lesão terrível em 2020. E fico com olhos brilhando de ver um calouro defensivo tão espetacular como Micah Parsons.

Se esse cara não sair com dois troféus do NFL Honors, pelo amor de Deus.

No mais, gosto dos Cowboys, acho que podem, sim, avançar até a final da NFC, mas não apostaria uma moeda neles para chegar ao Super Bowl. Muito menos vencer. Veremos se Mike McCarthy vai calar a minha boca e, quem sabe, eliminar seu ex-time de Green Bay durante a caminhada.

4. Los Angeles Rams (12–5)

Como torcedor fanático pelo New Orleans Saints, tenho todos os motivos do planeta para nutrir ainda mais o ódio mortal que tenho pelo Los Angeles Rams. Anos depois da final da NFC da temporada 2018, quando não marcaram aquela interferência ABSURDA em cima de TommyLee Lewis, eliminando os Saints a um jogo do Super Bowl LIII, teve mais.

Na última semana da temporada 2021, os Saints precisavam apenas de uma vitória sobre o Atlanta Falcons (check) e que o San Francisco 49ers não vencesse o Los Angeles Rams. 17 a 0 para os Rams no segundo quarto e… 27 a 24 para os Niners ao final da prorrogação. Nem quero dizer o que sinto pelos Rams.

Mas, voltando ao time em si, Matthew Stafford é MUITO melhor do que Jared Goff (infelizmente preciso reforçar o óbvio), Cooper Kupp foi o melhor wide receiver da NFL em 2021 e a defesa tem Aaron Donald, Von Miller e Jalen Ramsey, apenas para citar alguns. No papel, o time é espetacular. Na sideline, Sean McVay é dos realmente bons. Mas, quando se trata de um time tão hypado como esses Rams (que eu mesmo cheguei a ‘comprar’ esse hype, admito), sinto aquele cheiro que sentimos quando estamos em frente ao cinema.

5. Arizona Cardinals (11–6)

Como visitante, o Arizona Cardinals é um leão em 2021 (que mistura de animais). Foram oito vitórias em nove jogos fora de casa. Em casa, foram três vitórias e cinco derrotas.

A boa notícia para Kliff Kingsbury é que o time joga a rodada de wild card contra o L.A. Rams, fora de casa. Na temporada regular, nesta mesma configuração, deu Cards por 37 a 20, com direito a um show de Kyler Murray, James Conner, Chase Edmonds e companhia.

Quem vai duvidar dessas Cardinals que chegam na sua casa, abrem a geladeira, deitam no sofá com a latinha na mão e pegam o controle remoto?

6. San Francisco 49ers (10–7)

O San Francisco 49ers é um time de superação. Isso é inegável. Mais uma temporada muito marcada por lesões e eles estão aqui. Outro ano de Jimmy Garoppolo com altos e mais baixos (ainda que eu insista que Trey Lance não era a solução), mas eles estão aqui.

Sim, o técnico Kyle Shanahan toma algumas decisões questionáveis, ainda que eu o veja como um bom técnico, e o time tem muitos buracos. Mas Deebo Samuel fez tudo o que dava e mais um pouco. Foram 1.405 jardas e seis TDs recebidos, 365 jardas corridas e mais oito TDs pelo chão. E teve ainda um passe para TD, naquele dia de bancar o quarterback. O cara faz tudo.

Estabelecendo o seu jogo terrestre e com poucos passes, os Niners podem passar da rodada de wild card. Mas, sinceramente, não vejo os californianos vencendo os Cowboys em Arlington. Eis outra previsão muito passível de arrependimento.

7. Philadelphia Eagles (9–8)

O Philadelphia Eagles é outro time com aquela cara de estar fazendo hora extra. Provavelmente está mesmo, porque é uma equipe que só corre, sobretudo com o quarterback Jalen Hurts, e que vai precisar muito do QB resolvendo jogos. Quando você pega o Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady, fora de casa, na rodada de wild card… IXXXQUECE!

Se a caminhada dos Eagles durar mais do que este domingo, 16 de janeiro, eu faço uma retratação pública na abertura da próxima coluna. E tenho dito.

E o palpite para o Super Bowl LVI…

Que tal fazermos isso com o Super Bowl Challenge? Aí vai o meu…

Bônus: uma rápida análise de aposta para um dos jogos da rodada de wild card

Eu, como entusiasta das apostas esportivas, amo dar meus pitacos. E, ao olhar para as casas de apostas, uma linha me chamou a atenção:

Arizona Cardinals zebras contra o Los Angeles Rams por quatro pontos.

Dito isso, eu gosto bastante da linha de Cardinals +4. Como já disse, a franquia de Glendale sabe jogar fora de casa e tem totais condições de complicar a vida dos Rams.

Na madrugada de segunda para terça, podemos até ver um 34 a 0 no placar para os Rams. Mas isso não mudará a minha opinião. Tem valor essa aposta.

--

--

Bruno Bataglin
Lombardia

Escritor, apaixonado por esportes e jornalista, não necessariamente nesta ordem.