(Crítica ) Eu, Sarah?

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
3 min readJul 23, 2020
Capa de “Eu, Sarah”

E-book cedido pela autora em parceria

O livro de Luana Cardoso trata de um tema essencial: violência contra a mulher. “Eu, Sarah?” acompanha o ciclo abusivo e violento sofrido pela protagonista, desde o início, em que o criminoso se apresenta como um príncipe, até a revelação de sua monstruosidade.

O livro é cheio de gatilhos, mas muito importante em sua temática. Poderia ser melhor escrito, visto que algumas partes me soaram “genéricas” e tem bastante erros de revisão. Mas a minha cópia é antiga e a autora garantiu que vários erros foram corrigidos em sua nova versão.

A história é pesada, crua e violenta, porém verdadeira. Enquanto lia, pensei em esse livro ser apresentado à jovens, como forma de conscientizá-los. Algumas partes teriam de ser adaptadas para a idade, e colocadas de forma mais implícitas, porém poderia ser um caminho. A mensagem de “Eu, Sarah?” contra a violência é importante demais e vai na contramão (graças a Deus!) de livros que romanceiam abusos, muitas vezes apresentados justamente para jovens.

Eu gostei muito do fim, da forma como Sarah encara as coisas e inclusive seu novo relacionamento, com uma pessoa boa, achei surpreendente e sensato. Falando nele, acho que a autora poderia ter ido de forma mais lenta no início, eles se apaixonam e amam rápido demais. Mesma coisa com o outro relacionamento, o abusivo: gostaria que ao invés de dizer, ela mostrasse mais as pequenas coisas, com as margens de tempo maior entre os abusos, antes de tudo se intensificar. Afinal, mulheres presas em relacionamentos abusivos e violentos tendem a não perceber no início o que está acontecendo, pela teia que o abusador cria.

É um livro com história e mensagem necessárias, mas ainda tem vários pontos a se trabalhar na narrativa. Acredito que a nova cópia estará melhor e também, devo dizer, Luana me parece uma autora promissora. Ela é bem engajada nas redes, recomendo que a sigam por lá.

Nós mulheres temos de nos ler e ajudar.

O livro está disponível em e-book na Amazon!

Sobre a capa e a diagramação:

A capa passa bem o clima do livro, mas poderia ser melhor. Dá para ver que foi pouco trabalhada. A diagramação do e-book foi padrão, boa de ler e sem muitos detalhes.

Sinopse: Sarah, jovem mulher cheia de sonhos e empoderada, mas não percebeu que o atual relacionamento era abusivo. E de forma sútil foi subjugada e vítima de violência. Quantas mulheres existem por aí, como a Sarah que sofre com a violência? Quantos homens minam o psicológico das companheiras fazendo-as acreditar que não são capazes de seguir sozinhas e que não boas o bastante para chegar aonde querem?Quantas que assim como a Sarah, vivem estas situações e quando se dão conta, não conseguem romper o ciclo da violência?Quantas de nós já fomos, somos ou seremos SARAH?

Quer ler outra crítica? Veja minhas sugestões:

(Crítica) Kiara

(Crítica) Albertine

(Crítica) Da tua Rosa

--

--