Haaland: o futuro do futebol

O atual vencedor do prêmio Golden Boy e máquina de gols norueguesa, Erling Haaland tem uma brilhante história e muita habilidade dentro de campo

Galvao
Mezzala
3 min readNov 24, 2020

--

(Foto: Reprodução)

História:

O futebol na vida do atacante começou muito cedo, seu pai foi um grande zagueiro com passagens em ótimos clubes como Manchester City. Devido ao rompimento de seus ligamentos depois da famosa entrada de Roy Keane, teve que deixar o futebol para trás. Aposentado, o pai de Haaland sempre introduziu o esporte na vida do filho, que começou no handball e só aos nove anos passou a jogar futebol.

Diferente de seu pai, Erling sempre teve fome de gols e, portanto, jogava como atacante desde o inicio de sua trajetória. Seu primeiro clube foi o Bryne e mesmo muito jovem já impressionava com seus números, foram 14 jogos e 18 gols logo em sua primeira temporada. Graças a sua habilidade e talento, com 15 anos a promessa norueguesa foi promovida ao elenco principal do Bryne, que já jogava a primeira divisão do Campeonato Norueguês.

No time principal, Haaland não deixou a desejar mais uma vez, foi artilheiro do clube na temporada e todos os olhos se voltaram para o menino de apenas 16 anos. Com isso conseguiu ser contratado por 100 mil Euros pelo Molde, um dos maiores clubes da Noruega.

Assim como em suas outras passagens, se tornou artilheiro e novamente chamou a atenção de todos. Foi aí que Erling partiu para jogar fora de seu país pela primeira vez, pelo Red Bull Salzburg por 8 milhões de Euros. Em sua primeira temporada não teve muito espaço e não conseguiu mostrar seu potencial, mas em 2019 o jogador fez uma atuação espetacular na Champions League e ali se apresentou para toda a Europa. Além do excelente desempenho em seu clube, na seleção Sub-20 Haaland jogou o mundial e conseguiu entrar pra história em uma partida contra Honduras, onde marcou nove dos doze gols para a Noruega e foi o artilheiro do campeonato.

Depois de uma brilhante temporada como esta, gigantes europeus começaram a sondar a joia, mas quem conseguiu ficar com o atacante foi o Borussia Dortmund. Por apenas 20 milhões de Euros, o clube alemão fez uma contratação barata e que mais pra frente seria o terror dos goleiros adversários. Na temporada pelo Borussia o norueguês tem 29 partidas e 39 gols, os números são incríveis e mostram que ele já deixou de ser uma promessa e se tornou craque. Graças a essa temporada espetacular ele ganhou o prêmio Golden Boy 2020, que elege o melhor jogador até 21 anos atuando na Europa, grandes jogadores como Wayne Rooney e Lionel Messi já ganharam o prêmio.

Como se tornou craque tão rápido?

Haaland, além de muito talento, tem características que o ajudaram a se tornar o astro que é hoje. Uma delas foi seu físico, além de muito forte, o jovem rem muita velocidade, isso ajuda a ganhar duelos individuais e armar contra ataques. Mas sua principal característica é seu posicionamento impecável, ele antecipa as jogadas de seus companheiros e sai do campo de visão dos adversários, recebendo a bola livre de marcação e ficando cara a cara com o goleiro.

Repare nas imagens abaixo, como ele antevê o cruzamento de Sancho (imagem 1) e se movimenta para se livrar dos quatro marcadores, saindo de frente com o gol (imagem 2).

(Foto: João Vitor Galvão/Mezzala)
(Foto: João Vitor Galvão/Mezzala)

Muitos dizem que ele pode ofuscar e ser apagado com o tempo, mas se continuar mantendo o ótimo nível que tem, o jovem Erling Haaland vai chegar longe e ganhar muitos outros prêmios além do Golden Boy.

Confira as últimas publicações do Mezzala:

O América-MG de um “Maluco Beleza”

A inserção do negro no futebol brasileiro

O City da América do Sul

--

--