13 Coisas que Aprendi ao morar longe de Casa

Quando você sai da sua zona de conforto é o momento onde há o maior aprendizado em sua vida e, desde quando decidi viver fora dela, minha evolução como Ser tem sido frequente e exponencial.

Pablo Gauna
Missão Positividade
11 min readJun 22, 2019

--

No artigo anterior relatei minha experiência ao morar seis meses em outra cidade e hoje trago as coisas que aprendi com esta experiência e que fortaleceram aprendizados de experiências anteriores.

Vamos lá?

1 — Sinta seu coração e siga a Energia

Apesar dos desafios do dia-a-dia, sempre fui uma pessoa de fazer apenas aquilo que gosta mas, devido a várias programações mentais negativas, acabei “matando” esta minha essência por um período de minha vida e percebi o quão perdido e sem identidade estava ficando.

Por decisões corajosas e persistência superei estas barreiras mentais e resgatei minha essência. Desde então, quando sinto meu coração pulsar mais forte por algo, dou atenção a esta coisa.

Foto de Aneta Ivanova emUnsplash.

Da última vez que isso aconteceu (dezembro de 2018) decidi ficar um tempo em Ribeirão Preto — após participar de um casamento — e fui correndo atrás do que precisava para me estabelecer lá, que era um lugar pra dormir (obrigado irmãzinha e primos) e um trabalho (obrigado Moisés e Chris).

E da mesma forma que fui, também voltei: foram seis meses morando lá até que num domingo de noite decido voltar para Curitiba e, na noite seguinte, já não estava mais em Ribeirão.

Agora que estou aqui em Curitiba novamente, pratico a mesma atitude e, graças a Deus, já consegui um trabalho, tenho tocado em frente o Missão Positividade cada vez mais e conhecido mais frequentemente pessoas e lugares excepcionais, sempre atento ao que o coração bate mais forte e às energias :)

2 — Quando queremos algo, damos um jeito

É aquela história: se uma pessoa quer alguma coisa, ela dará um jeito de conquista-la. Caso contrário, ela dará uma desculpa ou até mesmo reclamar.

Pode ser que as coisas não saiam como planejado, mas se você realmente almeja algo, tentará alcançar de alguma outra forma criativa seu objetivo.

Foto por x ) em Unsplash.

Além disso, há oportunidades para todos nós e talvez o que acreditávamos que fosse o melhor para nós, no final das contas o Universo revela algo melhor ainda.

Isso ficou muito claro a mim quando busquei várias e várias vezes por trabalhos em empresas que, no final das contas, só me sugaram energia vital e me deixaram cansado com todo o processo seletivo e outras coisas mais.

E por isso mesmo tenho parado de forçar a barra em qualquer situação de minha vida, seja nos relacionamentos, na vida profissional, em qualquer coisa e deixo que o Universo ajude-me a guiar meus planos, sempre agradecendo e registrando as provas da lei da atração.

3 — As coisas simples são as que mais importam

Aqui em Curitiba costumava passear todos os dias na natureza com a Linda, nossa cadelinha. E bastou ficar longe dela e dos passeios diários que fazíamos juntos que me bateu a saudade dos momentos com ela simples porém, especiais.

Foto por Anastasia Petrova em Unsplash.

Coisas como tomar banho, usar um sabonete cheiroso, comer algo de meu agrado, o abraço de uma pessoa próxima e até mesmo meu chinelo (que acabei esquecendo no carro de um amigo uma vez) me fizeram refletir também o quão acessível temos as coisas e não percebemos que são estas coisas simples as mais importantes em nosso dia-a-dia.

A simplicidade é o último grau da sofisticação — Leonardo da Vinci

Enquanto escrevo este texto, tenho meu incenso aceso que paguei R$ 3,00 a caixa e que pode durar até um mês se eu for bem econômico. Simples, barata e que me fazia uma falta danada!

4 — Tenha o mínimo de coisas possíveis

Complementando o tópico anterior, pude perceber ainda mais que quanto menos coisas tivermos, melhor.

Foto por Jason Abdilla em Unsplash.

Não estou dizendo pra você largar tudo, deixar de sonhar com a casa dos sonhos ou alguma outra conquista material: apenas dizendo que muitas coisas que acreditamos serem essenciais em nosso dia-a-dia, na verdade, fazem diferença nenhuma.

Que tal você separar aquelas roupas que não usa há mais de um ano para doar ou até mesmo vender aqueles livros que você não sabe mais o que fazer com eles?

5 — Parar de julgar

Este tem sido o aprendizado mais desafiador de todos, pois automaticamente nossa mente já julga as pessoas, seja para o bem, seja para o mal.

Foto por Markus Spiske em Unsplash.

Porém, durante cinco anos de voluntariado, dois anos de trabalho como motorista de aplicativos em Curitiba e trabalhando como garçom em Ribeirão Preto e atualmente como garçom de um restaurante da alta gastronomia aqui em Curitiba, tive a oportunidade de conhecer várias pessoas de diferentes realidades.

São formas de pensar diferentes, propósitos de vida diferentes…

Além disso, somos seres humanos e imperfeitos. Haverão momentos que iremos acertar e momentos que iremos errar. Portanto, quando minha mente começa a julgar alguém já digo e ela “Opa, calma ai!” e busco analisar a atitude da pessoa, não mais ela.

Uma forma responsável de lidar com situações adversas e estar aberto aos “defeitos” dos outros, assim como temos os nossos.

6 — Fale apenas aquilo que agrega

Reclamações, fofocas, mal-humor… diga-me: como essas coisas irão agregar sua vida ou a vida de alguém?

Percorre em nosso corpo uma sensação estranha, tanto quando estamos agindo desta forma quanto alguém está fazendo o mesmo.

Se uma pessoa, por exemplo, vem desabafar contigo “Poxa, estou com a saúde não muito legal e estou triste com isso” é nosso dever consolar esta pessoa e tentar trazer algo positivo pra ela, seja um conselho ou uma palavra amiga.

Porém, se passado um tempo e ela continua a queixar-se da saúde e fez nada para melhorar a situação, muito menos ignorou o que você havia falado pra ela, então está na hora de cortar as asinhas, pois aí passou a virar reclamação.

E quantas vezes insistimos no erro, sejam nos nossos ou dos outros, e perdemos uma energia danada pra resolver situações onde a pessoa não quer realmente resolve-las?

Se for falar algo que irá agregar em absolutamente NADA E A NINGUÉM, o melhor a fazer é ficar em silêncio. Invista sua energia para ao positivo!

Foto por Anna Vander Stel em Unsplash.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Efésios 4:29

7 — Conheça as pessoas genuinamente

Como comentado no primeiro tópico deste artigo, houve um momento em minha vida que estava cheio de programações mentais negativas. E quando o assunto era relacionar-se com pessoas, tinha medo de me machucar, de ser enganado e enganar, ser rejeitado etc.

Fora isso, costumava ser perfeccionista e, quando as coisas não saíam como eu esperava, ficava muito frustrado com as situações e as pessoas envolvidas nelas (o famoso criar expectativas).

Acontece que estes medos e o perfeccionismo me impediam de conhecer as pessoas de verdade, pois não conseguia conectar-me da maneira adequada.

E foi através de um ardúo trabalho em cima destes pontos negativos que consegui abrir-me para conhecer as pessoas genuinamente.

Foto por Bewakoof.com Official em Unsplash.

Não tenho palavras para descrever o quão incrível é quando esta mudança aconteceu: minhas amizades ficaram mais fortes, o relacionamento com meus familiares melhorou drasticamente e meu dia-a-dia tem sido de muito mais aprendizado e mais felizes.

Se a sua busca pela iluminação é sincera, você pode aprender com uma criança ou mesmo com a pessoa que xingou você na rua. O mundo inteiro se torna seu mestre — Haemin Sunim

8 — A vida é feita de Ciclos

O VOCÊ de hoje é o mesmo que O VOCÊ de um ano atrás?

Acredito que sua resposta tenha sido não e espero que O VOCÊ de hoje seja melhor que O VOCÊ de um ano atrás.

Isso acontece porque a cada nova situação, a cada novo desafio, aprendemos algo. E estes aprendizados fazem com que estejamos em constante mudanças.

Uma vez que as coisas parecem ter se estabilizado em nossas vidas, de repente surge um vento que muda totalmente de rumo as coisas e, novamente, iniciamos um novo capítulo de nossa história.

No meu caso, enquanto escrevo este artigo começo a refletir: caraca, já morei no Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Ribeirão Preto… e em cada um destes lugares e momentos que vivi foi um capítulo incrível, de muitos aprendizados e com a certeza que a única coisa constante em cada um deles seriam as mudanças.

Foto por Debby Hudson em Unsplash.

E você: tem sido autor da sua obra e aprendendo com cada capítulo dela ou deixando que os outros escrevam a história por você?

9 — Registre e aproveite os momentos

Voltando de Ribeirão Preto percebi que não havia tirado foto com os novos amigos e amigas que fiz por lá e isso me deixou incomodado, pois percebo o quão bom teria sido registrar alguns momentos.

Além de registrar os momentos, percebi que deveria ter aproveitado melhor os momentos: apesar de ter trabalhado bastante, poderia ter reservado um tempinho para conhecer melhor a cidade e outras pessoas.

Foto por Priscilla Du Preez em Unsplash.

Agora, aqui em Curitiba, eu paro de inventar desculpas para visitar amigos que moram longe e estou sempre tirando fotos de momentos que acredito serem importantes (não tanto como os turístas asiáticos, mas quase lá rs).

10 — A maioria das coisas que planejamos não sai como queríamos… mas podem sair melhor

Ao chegar em Ribeirão Preto, tracei um plano de ação para fazer as coisas acontecerem. E, como sempre, uma parte daquele planejamento não aconteceu.

Admito ter me frustrado durante este tempo, principalmente pelo fato de ter sido perfeccionista por muito tempo, mas assim é a vida: imprevisível.

Foto por Alvaro Reyes em Unsplash.

Por exemplo: você planejou sua segunda- feira com um café de manhã ao acordar, ir de carro até seu negócio, encontrar um amigo após as atividades profissionais e depois praticar Yoga pela noite.

Tudo acontece muito bem pela manhã até você tentar ligar o carro e percebe que está sem bateria. Encontra uma forma alternativa de chegar até seu negócio e, após um grande acordo fechado, seu amigo lhe avisa em última hora que precisará mudar o lugar de encontro quando você está quase chegando no local combinado.

E por conta de situações que não tem controle você vai realmente frustrar-se ou vai dar um jeito de fazer diferente?

E digo a você que todas as situações não planejadas por lá foram super agregadoras. Compartilho com você duas delas:

1. Meu trabalho

Depois de tantas e tantas vezes enviando currículos e participando de entrevistas, um belo dia resolvi caminhar em uma das avenidas principais de Ribeirão Preto e me deparei com um laboratório médico de um amigo do Rotary.

Resolvi entrar na esperança de encontra-lo para cumprimenta-lo e, nisso, encontro um outro rotariano por lá, o qual havia conhecido anteriormente. Conversei com ele sobre minha busca por trabalho e logo comentou comigo que precisava de garçom para trabalhar em seu negócio e me ofereceu um trabalho.

Curioso, não?

2. Missão Positividade

Ficar parado é uma frase que tenho aversão. E não seria diferente com projetos, visto que sempre estou envolvido em algum, tanto na vida pessoal quanto profissional.

E durante a busca por emprego, chegava a ler até três livros por mês e num momento pensei: o que posso fazer com tanta informação boa, além de utiliza-la para mim?

Foi então que surgiu o blog do Missão Positividade.

Curioso novamente, não? rs

11 — Valores e transparência acima de tudo

Durante o resgate de minha essência, como comentado no início deste texto, comecei a perceber as máscaras que, tanto eu quanto as demais pessoas, colocavam para serem aceitas socialmente.

Foto por Alex Iby em Unsplash.

Não vejo problema algum sabermos nos comportar de distintas formas de acordo com o ambiente ou situação. Porém, o que observei bastante é que nós tendemos a nos comportar de maneira falsa ou até mesmo nos anulando ou anulando outras pessoas por conta disso.

Há um certo equívoco em comportar-se conscientemente e fingir comportar-se: não precisamos buscar a aceitação plena e de todos (isso não existe), mas sim fazer nosso melhor sempre.

Há pessoas que irão gostar de nós pelo o que somos; outras que irão nos odiar; outras que estarão nem aí pra nós. Portanto, seja sempre sua melhor versão, independente do que os outros pensam.

12 — Você em primeiro lugar

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Marcos 12:31

Foto por Michael Dam em Unsplash.

Sempre fui uma pessoa de doar-me para os outros, mas acabava esquecendo de mim. Muitas vezes ficava frustrado, outras vezes cobrava um retorno pela minha bondade.

Porém, percebi que antes de você fazer o bem eu preciso querer o MEU bem. E como estava com o tempo muito escasso em Ribeirão e já vinha trabalhando no amor próprio, consegui colocar-me em primeiro lugar e, assim, consegui dar um amor realmente autêntico e bom para as outras pessoas.

Hoje sou mais feliz e todos os meus relacionamentos melhoraram após saber me amar. Uma vez você sentindo-se amado, consegue amar alguém de verdade.

13 — Compartilhe sua vida pessoal apenas para as pessoas especiais

O último, porém não menos importante, aprendizado foi de cuidar com o que compartilhamos com os outros.

Muitas pessoas não entenderão o que estamos passando; outras utilizarão as informações apenas para fazer fofoca de você; outras criarão sentimentos negativos (como ciúme) entre outras coisas.

Foto por Helena Lopes em Unsplash.

Aprendi o que compartilhar e com quem compartilhar. Sua vida pessoal é um grande tesouro e tenho certeza que não são todos que você gostaria que aproveitassem dele contigo.

Estas foram as 13 coisas que aprendi ao morar longe de casa e que fortalecerem aprendizados de experiências anteriores e espero que possa contribuir de alguma forma para sua vida também.

Desejo uma excelente e próspera semana você, nos vemos no próximo artigo ;)

Gostou? Deixe sua palminha, comente, compartilhe e sugira temas ;)

Missão Positividade: Compartilhar, Desenvolver, Impactar.

--

--

Pablo Gauna
Missão Positividade

“We are a circle within a circle, without a beginning and without an end”