YoungCast | É diversão que você quer, @ ?

Ouça com amor

Mayara Santos
MUI Content
6 min readSep 17, 2018

--

Photo by Israel Palacio on Unsplash. Art by Mayara Santos

Como seria se você reunisse alguns amigos e gravasse suas conversas mais divertidas? Será que isso poderia se tornar um canal de podcast? Calma que eu já explico.

Foi em um stories do Instagram que me deparei com uma pergunta intrigante: “do que você tem medo?”. Aquilo ficou na minha cabeça por alguns dias, e logo fui atrás de quem me propôs aquela reflexão: Cami Giasson. Podcaster e camaleoa dos cabelos coloridos, Cami me apresentou o YoungCast, um podcast formado por um grupo de amigos, unidos através da admiração pelo lendário Guilherme Briggs.

Se você já assistiu Toy Story(Buzz Lightyear), Freakazoid!, Liga da Justiça (Superman) e Madagastar (Rei Julien), certamente sua infância foi irremediavelmente marcada pelo talento desse dublador ;)

Logo que comecei a ouvir o YoungCast, percebi que a diversão é o carro chefe, e a amizade dita o ritmo que, diga-se de passagem, é bastante agitado! Fiquei curiosa para saber como ocorre o processo de criação dentro de um grupo que decidiu iniciar um canal de podcast, em plena era dos influencers.

Com as agendas sincronizadas, não demorou muito e logo estávamos todos batendo um papo bem animado sobre como uma brincadeira entre amigos, se tornou um projeto real, e virou tema do nosso post de hoje ;)

COMO TUDO COMEÇOU?

Consegue imaginar 10 pessoas conversando sobre um mesmo assunto ao mesmo tempo? Foi assim que ocorreu a primeira gravação (não publicada)do YoungCast. O episódio piloto teria aproximadamente uma hora de conteúdo gravado sem cortes, e é lembrado como o “episódio proibido” por não render material para possível edição.

Hoje o time é composto por cinco membros: Cami Giasson (produção), Camila Marviete (produção e arte de capa), Diego Mandú (apresentação e produção), Julio Filizzola (edição,produção e postagem), e Lucas Abreu (revisão e produção).

A IMPORTÂNCIA DAS REFERÊNCIAS

É lindo como diferentes referências são responsáveis pelo resultado final de um trabalho. Ele se torna único.

Conversa vai, conversa vem, e quando o assunto foi inspiração, as referências foram das mais variadas.

A começar pelo nome: inicialmente o podcast se chamaria BriggsCast, em homenagem ao Guilherme Briggs, uma vez que todos os integrantes se conheceram através do fã clube do dublador. No entanto, como o intuito inicial seria divulgar conteúdo nerd, inspirados pelo famoso NerdCast, o nome do canal foi alterado para YoungCast, fazendo alusão ao Jovem Nerd.

Outras referências citadas, agora por Diego Mandú, são os programas das rádios dos anos 90, além dos apresentadores Jimmy Fellon e Stephen Colbert, que inspiram uma apresentação mais livre, descontraída e interativa para o podcast. Na edição, as referências citadas por Julio Filizzola foram Leo Radiofobia e Gaveta, editores do NerdCast e Jovem Nerd respectivamente.

Temos como principais referências de forma geral o Jovem Nerd e o Guilherme Briggs pela forma criativa como expressam sua arte, e como aplicam amor e carinho ao se divertir com o que estão fazendo. — Cami Giasson.

COMO SÃO DEFINIDOS OS TEMAS?

Quem acompanha o YoungCast percebe a variedade dos temas escolhidos. Eles vão de dublagem à comida sem a menor parcimônia! Escolhidos de forma aleatória, a apresentação de sugestões fica por conta de Cami e Mandú durante as reuniões, e todos participam do processo.

Por termos gostos em comum e facilidade em discorrer sobre assuntos variados, alguns temas acabam sendo escolhidos até 15 minutos antes de gravarmos! Foi assim com o YoungCast nº 006 (Charme de Comida). Estávamos no dia da gravação, sem um tema pré-definido, e sugeri o tema “comida”, brincando. O pessoal aceitou a ideia e fizemos! — Lucas Abreu.

Mas nem tudo é improviso! Cami diz que o pessoal também estabelece uma preparação básica como pesquisa e roteiro, dependendo do tema escolhido.

De cima para baixo: Lucas, Cami, Mandú, Julio e Camila.

O MELHOR E O PIOR EM FAZER PODCAST

Esse é o tipo de spoiler sobre a vida que deveria ser compartilhado sempre: vantagens e desvantagens de fazer o que você gosta no início da carreira.

Cami citou a diversão como ponto chave. Os integrantes conversam todos os dias, e se divertem. O riso é algo tão frequente nos bastidores quanto nas gravações e isso é importante para a relação de amizade do grupo, o que afeta diretamente a espontaneidade dos episódios.

Para Mandú, essa diversão alcança o público de uma forma diferente. A possibilidade de ouvir um podcast realizando alguma atividade cotidiana é muito maior se o conteúdo for instrutivo e divertido. A dificuldade está no público seleto que ouve material em formato de podcast.

Como ponto negativo, Julio destaca a distância geográfica entre os integrantes. Lucas mora no Rio de Janeiro, Mandú em São Paulo, Camila no Rio Grande do Norte, e os mais próximos geograficamente são Cami e Julio, que moram em Minas Gerais, porém, em cidades diferentes. As interações e gravações acontecem via audioconferência com a ajuda de aplicativos.

Outras dificuldades para esse início é a falta de material de qualidade para a gravação e edição dos podcasts, além da dificuldade em crescer no meio.

UM POUCO MAIS SOBRE OS INTEGRANTES

Já falamos aqui sobre referências e inspirações, mas de onde vem o conteúdo? Somos resultado daquilo a que nos dedicamos, então as atividades desses amigos variam desde ilustração a estudos acadêmicos!

Cami, Lucas e Julio aproveitam seu tempo livre para jogarem juntos Don’t Starve Together. Cami também desenha, e este é um hobby em comum com Mandú, que além de ilustrar, divide seu tempo livre entre leitura e criação de histórias em quadrinhos, assistir filmes e jogar compulsivamente Magic!

Camila Marviete trabalha como barbeira, e Lucas, dedica-se ao universo dos games enquanto estuda publicidade e propaganda. Falando em estudo, Julio tem dedicado seu tempo a realizar pesquisas que aprimorem a edição do YoungCast. :)

UMA DICA PARA COMEÇAR A OUVIR

Se você ainda não ouviu o YoungCast, os integrantes indicam seus episódios favoritos!

Cami Giasson: Loucuras de Amor

Camila Marviete e Diego Mandu: O Mundo Maravilhoso da Dublagem

Julio Filizzola: Continuações de Filmes Vol. 1

Lucas Abreu: Charme de Comida

PLANOS FUTUROS

Evoluir é um dos objetivos do podcast. Recentemente o YoungCast ganhou um “novo quadro” chamado YoungDrops, onde os integrantes comentam um assunto de forma crítica, avaliando como isso afeta a população de forma geral.

Além de distribuir conteúdo em áudio, o YoungCast tem grandes chances de se tornar futuramente um canal de vídeo no YouTube!

Uma das referências visuais de edição citadas por Lucas é a do youtuber Leon do CoisaNerd.

Questionei também possíveis parcerias e a animação foi geral ao cogitarem gravar com NerdCast e o pessoal do programa Pânico (Rádio Jovem Pan).

Siga o YoungCast nas redes sociais! Instagram / Twitter / YouTube
Ouça também pelo Castbox :)

Fique atento as postagens dos novos episódios!
Elas acontecem uma vez por semana e você pode participar ativamente por comentários ou enviando um email para youngcast.podcast@gmail.com

Gostou do post? Clique nos aplausos! ❤ Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto!

Comente comigo o que você achou, e não esqueça de nos seguir aqui, e nas redes sociais, para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler Livro | Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes e Museu Nacional 2018 | Um desabafo.

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content | • Love is fuel. Love is revolution.