Desbloqueie a escritora dentro de você!

Jessica Esquenazi Hollander
Mulheres de Produto
4 min readJun 20, 2024

Essa é para você que quer escrever, mas não consegue começar…

Primeiramente parabéns por ter chegado até aqui e estar disposta e motivada (ou tentando ficar motivada) a escrever seu primeiro artigo! Não é fácil tomar a decisão de se expor e expor suas ideias e pensamentos, no entanto, é uma ótima forma de se desenvolver, então aproveite esta oportunidade e vem com a gente!

Sei bem como a correria do dia-a-dia muitas vezes rouba de nós aquele tempinho valioso para focar e escrever. Sei também como olhar para a tela branca acaba esvaziando nossa mente, e como a síndrome do impostor vem com força bem quando finalmente paramos e decidimos começar:

Será que vão gostar do meu artigo? E se eu falar besteira? E se ninguém ler?

Hoje vou te ajudar a vencer cada uma das objeções acima!

O limite não existe! — Meninas Malvadas

Não tenho tempo para escrever!

Quando estamos mergulhadas em nossa rotina, fica difícil realmente enxergar um momento para escrever, mas tempo é questão de planejamento e priorização.

Se escrever é importante para você, olhe para as suas outras atividades e encontre uma que possa ser deixada de lado, pelo menos temporariamente, para abrir espaço para a escrita. Comece reparando quanto tempo você passa no celular, se distraindo com mensagens, ou redes sociais. Será que poderia utilizar esse tempo para escrever um artigo?

Reflita também sobre quanto tempo você poderia dedicar por dia, e encaixe a escrita em pequenos intervalos:

  1. Separe um primeiro momento somente para definir o tema e a abordagem, por exemplo:

Vou abordar a árvore de oportunidades de Teresa Torres, explorando os erros mais comuns cometidos por iniciantes ao aplicar este framework.

2. Separe um segundo momento para montar a estrutura do seu artigo, dividindo as partes. Se seguirmos com o exemplo acima, as partes seriam introdução, cada um dos erros (erro, descrição, como identificá-lo e evitá-lo/corrigí-lo), conclusão, referências.

3. Para cada parte, separar um momento para estudar o assunto e resumir em tópicos os itens a abordar na parte. Sugiro deixar a introdução e a conclusão para o final.

4. Separar mais um momento para cada parte, para transformar os tópicos em texto corrido.

5. Separe um último momento para revisar. Uma sugestão é se utilizar das ferramentas que tiver disponíveis em seu alcance, como o Grammarly ou o chat-GPT para receber sugestões de melhoria. Cuidado para não perder na revisão a sua voz e forma única de se expressar!

Não sei sobre o que escrever

Aqui vão algumas dicas de como escolher um tema para escrever seguidos de exemplos reais de artigos publicados por mulheres da comunidade!

  1. Fale sobre sua transição de carreira: "Transição de CX para área de produtos, qual caminho eu percorri?" Hellen Damasceno, "Minha transição de carreira: como se tornar uma product manager?" Aline Medeiros Gorga
  2. Escolha um tema que você já tem vontade de estudar e faça um resumo: "Como fazer uma jornada de usuário" Danielle Malty.
  3. Compartilhe uma experiência pessoal: "A Squad dos sonhos: Lições de um Time que Deu Certo" Ana Forato, "Programa de embaixadoras: desafios e aprendizados" Talita Morais
  4. Faça um resumo e/ou uma crítica de um conteúdo já disponível. Pode ser um livro, um vídeo, ou até mesmo outro artigo do Medium: "Um resumão do livro ‘Continuous Discovery Habits’ da Teresa Torres" Emilia Siqueira
  5. Compartilhe sua opinião sobre uma notícia/novidade no mundo de produto: "O Chat GPT vai acabar com Product Managers?" Jessica Esquenazi Hollander

Está se sentindo um pintor olhando para um quadro branco? Sem problemas! Aqui está um exercício para fluir sua criatividade. Lembre-se! Primeiro quantidade, depois qualidade!

  • Pegue uma folha de papel em branco
  • Dobre na metade duas vezes, de forma que a folha seja separada em quatro quadrantes
  • Coloque uma música agiatada para tocar
  • Primeiro quadrante: por dois minutos, liste o máximo de temas da área de produto possíveis — foque em quantidade!
  • Segundo quadrante: por três minutos pense em diferentes abordagens que você poderia utilizar para falar de cada um dos temas circulados— foque em quantidade!
  • Terceiro quadrante: use cinco minutos para quebrar e especificar mais ainda os itens circulados no primeiro quadrante — pode puxar uma ou mais setas de cada item circulado — foque em qualidade!
  • Quarto quadrante: use cinco minutos para conectar os itens do terceiro quadrante com as abordagens do segundo quadrante. Você vai sair com mini "rascunhos de títulos" para artigos. Escolha o que te der mais vontade de explorar! — foque em qualidade!

Tenho medo do meu conteúdo ser ruim

Se você chegou até aqui, é porque você quer MUITO escrever, então deixa o medo de lado, escreve seu artigo, e se estiver MUITO insegura, lembre que nós mulheres voluntárias da comunidade vamos revisar seu artigo e a gente promete que não vamos deixar você passar vergonha. Vem com a gente!

--

--