Quero ser product manager, parte um

Talita Morais
Mulheres de Produto
9 min readApr 20, 2020
Pronta para essa aventura?

A comunidade pediu lá no instagram, então fizemos uma série de posts para ajudar quem está querendo migrar para a carreira de gerenciamento de produtos! Confira a parte 2 e parte 3. Esperamos que te ajude na jornada da migração de carreira!

A carreira em produto está em alta há algum tempo. Uma pesquisa no google trends pelo termo "product manager" mostrou um aumento considerável na procura por esse cargo nos últimos cinco anos, como mostra o gráfico abaixo:

A procura pelo termo "product manager" cresceu ao longo dos últimos 5 anos (google trends)

O mercado já compreendeu que ter bons profissionais como Product Managers pode significar uma vantagem competitiva importante na entrega de valor para seus clientes, pois são essas profissionais que orquestram todas as áreas envolvidas para entregas de sucesso. Isso puxou uma procura enorme das empresas por product managers, o que fez os salários ficarem interessantes. Hoje vou comentar um pouco sobre o mercado para Product Managers, o que você precisa ter em mente para iniciar a migração para essa área, além de alguns materiais para você iniciar seus estudos na área!

Salário

O site Glassdoor mostra que a média anual no Brasil é de R$211.000, o que dá mais ou menos R$17.500 de salário por mês. O cálculo é uma média simples e esse valor varia de acordo com a empresa e a região do país. Mesmo com as variações possíveis, considerando o contexto de cada região, o cargo de Product Manager tem salários elevados, pois é visto como estratégico dentro da maioria das companhias.
Mais uma referência é esse post no blog da PM3.

Futuro

Um relatório da Product School mostra que a demanda por Product Managers é crescente e dificilmente irá desacelerar nos próximos anos. Além disso, o relatório aponta que Product Managers acreditam que ainda serão relevantes nos próximos 10 anos. Levando em consideração o mercado nacional, ainda existem empresas estruturando uma cultura de produto, então a tendência é de que cada vez mais empresas procurem por Product Managers.

Resumindo, é uma ótima carreira para migrar, com salários muito atrativos e tendência de crescimento ao longo dos anos.

Quero saber mais! Por onde começar?

É clichê, mas a resposta é: estudando. Porém não é se aprofundando nas mais novas técnicas de produto (Discovery, priorização, etc) e sim em outros aspectos que envolvem ser uma Product Manager.

Na literatura (no fim do texto estarão algumas indicações) fala-se muito da tríade Tecnologia, Experiência do usuário e Negócios como as três principais áreas em que a PM precisa ter conhecimento.

https://www.atlassian.com/br/agile/product-management — você já deve ter visto essa imagem

Pessoalmente, não acredito que podemos resumir as atividades em gerenciamento de produto apenas a essas três áreas. No livro “Product Management in practice: A Real-World Guide to the Key Connective Role of the 21st Century” o autor Matt LeMay fala sobre habilidades que, ao meu ver, estão mais perto da realidade do dia a dia do gerenciamento de produtos.

Sem me extender muito nesse assunto (que está muito bem detalhado no livro) o framework CORE (Communication, Organization, Research e Execution) descreve as principais habilidades que farão sua vida como PM ser mais fácil e vão permitir que você transite bem entre tecnologia, experiência do usuário e negócios. Essas quatro características são essenciais para que você consiga desempenhar bem seu papel, que na maioria das vezes estará em:

  • Convencer stakeholders sobre o melhor caminho para o produto, de acordo com os objetivos e estratégia da companhia, além de fazer as perguntas certas e ter, muitas vezes, conversas difíceis com eles (comunicação);
  • Criar uma rotina que permita que o time tenha liberdade e entenda exatamente o que precisa ser feito de acordo com as prioridades, sem precisar te perguntar o tempo todo (organização);
  • Estar próximo do cliente/usuário, sempre buscando informações sobre suas dores e também visando oportunidades (pesquisa);
  • "Fazer a roda girar", o que significa muitas vezes fazer tarefas que não são necessariamente do seu papel, mas que farão o produto ser bem sucedido ou ser entregue (execução).

Na prática, você passará bastante tempo em reuniões de alinhamento com as mais diversas áreas da empresa interessadas no seu produto.

Portanto, avalie se você se identifica com essas características e se esse dia a dia é atraente para você. Se a resposta for sim, é um bom começo!

Mas e aí, faço curso? O que tenho que estudar?

É bem pessoal, mas eu diria que se você está no começo, ainda estudando a possibilidade de migrar, comece estudando sem investir tanto dinheiro. Comece lendo alguns livros que são referência e conversando com pessoas que já estão na área. Essa troca de experiências vai te ajudar a ter uma visão macro do que é o dia a dia do gerenciamento de produtos.

Se você não conhece ninguém da área, uma ótima maneira de conhecer é através das comunidades de produto. Dentro delas, além da troca de experiências, vagas e cursos são compartilhados quase que diariamente!

Já tem mais certeza e sabe bem onde está pisando? Fazer um curso de Product Management pode ser interessante, principalmente por dois motivos:

  • Networking;
  • Conhecimento específico, pois esses cursos geralmente são ministrados por pessoas com bastante experiência de mercado.

O que mais você precisa considerar?

Acho que essa é para qualquer pessoa que trabalhe com tecnologia, mas, especialmente para as Product Managers, acho muito válido salientar que gerenciamento de produtos exige muitas das chamadas “soft skills” como inteligência emocional, comunicação efetiva, gerenciamento de tempo, dentre outras, por conta de todas as responsabilidades envolvidas em cuidar de um produto; da entrega até o acompanhamento de métricas, se o produto está trazendo receita para a companhia, ou novos usuários se esse for o objetivo.

Às vezes é um cargo sem muito reconhecimento, o que pode causar frustração (é umas das frustrações, tá? Tem mais algumas, mas tá tudo bem, todas as profissões têm. Nos próximos posts falarei mais sobre isso).

Então seguramente eu digo: saúde mental, minha filha, é a coisa mais importante. Mais importante do que qualquer produto inovador. Cuide dela como o principal produto da sua vida.

Dito isso, vamos para as dicas de livros e cursos!

Livros

A maioria dos materiais são em inglês, portanto ajuda bastante se você tiver familiaridade com esse idioma, pois vai ter acesso a uma gama maior de livros e conteúdos. Porém, se você não "manjar" do inglês não tem problema! Existem sim algumas opções traduzidas e até 100% nacionais.

Inspired: How to create tech products customers love, por Marty Cagan

Um clássico, com certeza foi o primeiro livro que li para entender qual é o papel da Product Manager dentro de uma empresa. Ele descreve muito bem como desenvolver produtos envolvendo o time nas decisões, tendo como objetivo sempre o melhor resultado.

Product Management in Practice: A Real-World Guide to the Key Connective Role of the 21st Century, por Matt LeMay

Livro bem pé no chão sobre o que acontece no dia a dia de uma produteira. Se eu fosse começar hoje, começaria por esse livro. Ele descreve muito bem o que é esperado de uma PM, inclusive com depoimentos de outros PM. Aqui saímos um pouco da teoria e vemos o que acontece mais na prática.

Escaping the build trap, por Melissa Perri

Esse é o meu atual favorito! Melissa fala bastante de cultura de produto e de como é importante investigar e descobrir o que será construído, ao invés de sair fazendo. Ela utiliza o exemplo de uma empresa fictícia e fica muito didático entender a diferença entre uma empresa que não pensa de forma estratégica e uma com cultura de produto bem estabelecida. Vale demais a leitura!

A startup enxuta, por Eric Ries

Ótimo livro para quem não é da área de tecnologia entender um pouco o processo de criação de novos negócios do zero. Ele dá exemplos de empresas que aplicaram o método da "startup enxuta" que consiste na "aprendizagem validada e na experimentação contínua". Aqui você vai aprender sobre MVP e como aplicar estratégias para descobrir o que os clientes precisam.

Gestão de produtos de software: Como aumentar as chances de sucesso do seu software, por Joaquim Torres (Joca Torres)

Uma opção bem bacana e 100% em português! Nesse livro, o ciclo de vida de um produto é descrito em detalhes, o que pode te ajudar a entender melhor o contexto de atuação como Product Manager. Além disso, o livro aborda a relação com stakeholders e gestão de portfólio de produtos.

Cursos

Os cursos são investimentos mais caros e a parte boa é que hoje temos alguma variedade de cursos de qualidade para escolher! Escrevi esse artigo originalmente em 2020 e em um ano a oferta de cursos de produto cresceu muito, o que valida o quanto esse mercado está aquecido e necessitando de profissionais qualificadas.

Para decidir por um curso ou outro, avalie seu momento financeiro e de carreira. As dicas anteriores podem te ajudar a adquirir conhecimento enquanto decide se faz esse investimento.

Tera

O curso da Tera foi o primeiro a surgir no Brasil específico para formação de Product Managers. Eles se adaptaram a esse momento de pandemia (não custa lembrar, fique em casa se puder) e lançaram dois modelos de curso remoto: Part-time e full-time. Uma coisa muito legal é que uma vez aluna da Tera você tem acesso a comunidade deles no Slack para sempre!

PM3

O curso da Cursos PM3 é 100% online desde o início e conta com pessoas bem fortes do mercado como instrutores. Eles também tem uma comunidade de alunos e, pessoalmente, acredito que esse é um dos principais legados que esses cursos podem deixar.

Alura Online

Gestão de produtos não é o foco da Alura, mas lá tem alguns cursos bem interessantes para quem está começando a se interessar por gestão de produtos.

Digital House

Cubos Academy

O curso da Cubos Academy é intensivo e mergulha nas principais atividades de uma product management, explorando o dia a dia nada fácil dessa profissão.

Awari

No programa intensivo de Product Management da Awari além do conhecimento em product management, as alunas terão a oportunidade de receber mentoria e suporte de carreira.

Comunidades de Produto

Mulheres de Produto

Somos uma comunidade com mais de 8 mil mulheres de todo o Brasil e em sua maioria Product Managers.

O mais bacana é que não tem só Product Manager; desenvolvedoras, designers e outros papéis também são super bem vindos e agregam em muitas discussões, pois boa parte do trabalho das PMs é justamente a interação com essas áreas. É um ambiente seguro para discussões sobre dilemas da área e situações diversas do trabalho. Além disso, temos parcerias com várias empresas com descontos em cursos para as mulheres que são da comunidade. Acesse o Slack por aqui.

Produto.io

Acredito que é a primeira comunidade de produto que surgiu no Brasil! É "invite only", mas possui muitos conteúdos aqui no medium mesmo. Além disso, foi de lá que surgiu o principal evento de produtos no Brasil, o Product Camp!

Product Guru's

O Product Guru's começou como podcast e hoje tem conteúdos traduzidos, anúncio de vagas de produto e muito mais!

Pronta para começar? Acompanhe os próximos posts para continuar a jornada de migração de carreira!

--

--