Review — Hyperdimension Neptunia: The Animation (Choujigen Game Neptune The Animation)

Felipe Massahiro
Nerd / Articles
Published in
4 min readNov 4, 2015

Em um artigo passado havia descrito um pouco sobre o mercado dos animes. Hyperdimension Neptunia The Animation é um caso perfeito para o tipo de anime de divulgação, mas que funciona um pouco ao inverso.

O anime é recheado de fanservice, moe e muitas tiradas cômicas, como é o jogo. Exatamente como é o jogo. The Animation é um anime que aparenta produzido como um tributo aos fãs dos jogos.

Para quem não conhece Hyperdimension Neptunia (Re;Birth1 e Re;Birth2) contam histórias diferentes com os mesmos personagens, como se cada jogo se passasse em dimensões diferentes, com os mesmos personagens e alguns adicionais, mas subentendendo-se que o jogador já conheça um pouco da série a cada novo título.

Essa fórmula não é diferente para o anime.

As 4 deusas CPUs de Gamindustri, Neptune (Purple Heart), Vert (Green Heart), Blanc (White Heart) e Noire (Black Heart), logo no início declaram a paz entre os 4 continentes e a era de paz começa, isso até o surgimento de Arfoire (R4)… e muitos outros vilões do universo dos jogos.

Parece uma história parecida com os jogos? Não é para menos, contudo há algumas diferenças. O anime é confuso. A trama não tem indicações para que rumo seguir ao longo dos 12 episódios, a partir da metade as coisas formam um melhor sentido.

Não conheço tão a fundo a série (joguei apenas os dois relançamentos para PC Re;Birth1 e 2), mas tê-los jogado (e gostado bastante) ajudou em compreender muitas das coisas que aconteciam no anime que pareciam simplesmente aleatórias — como a chegada de Plutia, que curiosamente sua origem é melhor explicado no anime.

No panorama geral, o começo de Hyperdimension Neptunia The Animation é confuso, mas há algo que mantém os fãs dos jogos assistindo. A displicência de Neptune com seus deveres como CPU e suas atitudes engraçadas — por vezes irritante — Noir e seu jeitinho tsundere, Blanc e Vert, assim como as irmãs (menos de Vert, imagino que só quando a Microsoft lançar um portátil a Vert ganhará uma irmã), o elenco traz um pouco a essência do cômico nos jogos.

Apenas um pouco. Muitas vezes as piadas e os eventos do anime são no máximo engraçados. Nada além disso. O que é uma pena. A história e a narrativa do anime é apenas “legal” e não chega a ser uma adaptação extraordinária, perdendo muito do seu potencial.

Os fãs dos jogos com certeza vão gostar da série, principalmente por ser fiel às personalidades das personagens e na construção da história repleta de fanservice. Contudo, as piadinhas, tiradinhas e outras coisas que envolvem o universo dos games, foram bastante negligenciadas no anime, fazendo com que caia nesse aspecto de “legal”.

Isso, é claro, não faz que o anime não tenha o seu valor. Pelo contrário. Hyperdimension Neptunia The Animation, apesar de suas falhas, é divertido. Não é algo épico ou espantoso, mas ele consegue, com seu próprio charme, ser bastante divertido.

Divertido o suficiente para que estimule o espectador a continuar assistindo o seu desenrolar, por vezes quase tão sem sentido quanto alguns eventos dentro do jogo.

Outra característica que me surpreendeu bastante no anime foi a qualidade. A animação em si deixa bastante a desejar, principalmente em muitas cenas de ação, mas a qualidade e o visual são bastante surpreendentes.

Além disso, ver Neptune na TV fazendo suas algazarras exageradas, sendo a “pentelha” que é, de certa forma rendeu boas risadas.

Sem muita profundidade, com um exagero de fanservices, problemas com a trama e o roteiro, Hyperdimension Neptunia The Animation é um anime feito especialmente para os fãs dos jogos. Não deixa de ter seu próprio charme e ser bastante divertido, trazendo alguns aspectos dos jogos, mas perdendo muitos outros, o anime ainda assim vale a pena ser assistido. Principalmente para quem conhece os jogos ou os acompanha.

Para quem não jogou, o anime pode parecer bastante confuso, o desenvolvimento pode ser lento e no fim, ainda que algumas perguntas sejam solucionadas, muito ainda é colocado de forma que subentende-se que o espectador conheça o panorama geral do universo dos jogos.

Hyperdimension Neptunia The Animation está disponível através dos serviços de streaming Funimation e Hulu. Contudo, infelizmente, tais serviços limitam-se aos EUA, não sendo possível brasileiros assistirem. Por outro lado, é possível encomendar o set de Blu-Ray e DVD que contém os 12 episódios mais o OVA (tratado como o 13° episódio, True Ending).

O Blu-Ray e DVD podem ser encontrados para venda no próprio site da funimation ou pela amazon.

--

--

Felipe Massahiro
Nerd / Articles

Jogador compulsivo, escritor obcecado, amante perturbado da literatura e jornalista de vez em quando.