Como parar de gastar seu tempo

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy
Published in
5 min readOct 18, 2016

E ter mais momentos de ócio

Pare de ser workaholic. Eu sei que nesse momento, você adoraria parar tudo o que você está fazendo e ir assistir alguma coisa no netflix, sair, ou até treinar (tu quer mentir pra mentiroso?).

Então vá fazer.

Mentira, não vire sua mesa de ponta cabeça, nem vá fazer isso agora. Vamos primeiro organizar tudo o que você precisa fazer. Depois disso, é só você ir curtir sua vida, porque ninguém merece ter que trabalhar.

Organize

Primeiramente ̶F̶o̶r̶a̶ ̶T̶e̶m̶e̶r̶ você vai precisar organizar tudo quanto é tipo de coisa que você tem que fazer. Se possível, faça bem dividido.

Para isso eu usei o Trello. Eu organizei aqui em alguns quadros, cursos de áreas distintas que eu estudo. Fiz isso por conta do meu projeto #SegundaFaculdade. Tente dividir bem. Por exemplo, eu poderia colocar design e programação juntos, já que eu estou focando em estudar front-end e UI/UX. Mas lettering não tem nada a ver com Jquery, então dessa forma fez mais sentido pra mim.

Dentro do quadro ficou da seguinte forma então:

Não sei mesmo usar porques/Ta pequenininho ainda

A fazer: Vou colocando aos poucos aqui, todos os cursos e projetos que em algum momento eu pensei em fazer. Recomendo usar o Pocket e salvar todos em uma tag de cursos. Faça o mesmo com projetos. Porém sugiro usar o Evernote para salvar as ideias.

Fazendo: Preciso explicar? Porém a mágica consiste em só precisar clicar e arrastar. Assim você sabe tudo que está fazendo, logo, precisa terminar. Porém não se sinta mal de abandonar algo que gaste seu tempo (falarei mais disso).

Feito: Esse aqui é essencial. Sempre que eu jogava xbox, realizar conquistas era uma alegria sem igual. Todo gamer sabe que provavelmente não teria se esforçado para completar todas as side missions, se não fossem pelas conquistas. Use isso aqui também.

Acompanhar: Chame como você quiser. Eu vou colocando aqui tudo que eu acompanho para me atualizar. Sites, blogs, vlogs, portais, etc. Vale tudo aqui.

Dessa forma fica extremamente mais simples saber o que você precisa fazer, não esquecer o que está fazendo, atualizar seus conhecimentos, além de se forçar a terminar as coisas, só pra ver na coluna de feito.

Pomodoro

Não acho que você seja obrigado a usar o método pomodoro. Tente, por pelo menos uma semana. Porém o conceito dele de focar no seu trabalho e esquecer o resto é o essencial, que você deveria aplicar. Como?

F11: Sério, aperte essa tecla agora. Eu não sei exatamente qual é a equivalente no Mac (se souber, deixe nos comentários por favor). Ele coloca a navegação em tela cheia. Então você pode abir abas até o seu computador explodir, sem medo. Porém, desse modo, você só irá ver a aba atual no momento. Quem disse que você não pode ser multitarefa?

Silencie abas: Apenas silencie as abas de onde você recebe notificações sonoras. Facebook, Whatsapp Web, ou seja lá que diabos barulhento você usa. Faça o mesmo com o seu celular. Com o tempo, garanto que até vai esquecer que ele estão ali.

E claro, se possível, utilize o método pomodoro, assim você não se cansa muito, além de ter um tempo para falar com os amigos e ver redes sociais.

Pare de fazer coisa inútil

Algum sábio por aí um dia disse, que a coisa mais inútil a se fazer, é fazer de forma eficiente, algo que não deveria ser feito. E isso pode ser explicado de uma maneira simples.

Já aconteceu comigo de fazer um curso de Html e CSS, e depois, no lugar de tentar fazer um projeto, usando o que eu aprendi, eu fui fazer outro curso de Html e CSS. Agora pense comigo: Qual dos dois seria mais efetivo?

Ou então quando fui aprender alguma coisa que realmente não existia necessidade. Tudo bem você aprender coisas que só serão hobbies no seu tempo livre. Mas durante o seu tempo de trabalho/estudo, foque em fazer apenas o que você realmente precisa.

Tenha tudo o que precisa

Utilize algum sistema de nuvem. Nem pense em não usar, pelo amor de Odin. Mesmo que você tenha um HD externo ou coisa do tipo, utilize um sistema de nuvem. Você vai me agradecer quando você perder, for roubado, queimar, ou qualquer outras coisas demoníacas que acontecem com sistemas de armazenamento.

Deixe o mais organizado possível. Quando eu digo o mais organizado possível, é pra valer. Não deixe nenhum arquivo fora de pasta. E dentro das pastas, organize em subpastas. Não deixe nada solto.

Eu tenho pastas com sources, como fontes, templates, mockups, etc. Tenho pastas com todos os programas que uso nas versões portáteis. Tenho com todos os trabalhos que eu já fiz, totalmente organizado por empresa ou projeto.

Vocês não tem nem ideia de quantas vezes eu já nao ouvi “Nícolas, você ainda tem aquele logo/layout/arte que você me fez 2 anos atrás?”. Garanto pra você que seus clientes vão te adorar e te contratar mais vezes.

Defina um horário

Não estou dizendo para você trabalhar sempre no mesmo horário. Muito menos para trabalhar durante um grande bloco do dia. Monte o seu horário como você quiser.

Se quiser estudar duas horas de tarde, trabalhar por duas de noite e estudar mais uma de madrugada, não tem problema. Se quiser fazer tudo de uma vêz por seis horas, pode fazer (apesar de eu não recomendar).

Mas o essencial aqui é você definir o quanto você vai fazer por dia. Seja de uma, até vinte e quatro horas, defina o quanto você vai ser produtivo em um dia.

Sugiro que comece com uma hora por dia, se possível usando o método pomodoro. Depois, se possível e necessário, tente adicionar mais horas. Recomendo não passar muito de seis horas, mas aí fica por sua conta.

Se você tiver um emprego, tente fazer o mesmo durante o expediente. Aposto que em duas semanas chegará uma hora que você não vai mais ter o que fazer, e precisará esperar mais tarefas chegarem. Utilize esse tempo de forma inteligente. Sugiro ajudar as outras pessoas e aumentar seu networking.

Obteve resultados?

O mais importante é saber se está dando certo e o que está dando errado. Caso não dê certo, se adapte. Não importa exatamente como você faz, mas sim se faz e obtem resultados.

Eu acho bem difícil que essas dicas não sirvam pra você, porém, se você funciona de um jeito melhor ou tem um método bem mais eficiente, deixe nos comentários. Toda conhecimento é bem vindo.

Caso você tenha gostado desse texto, clique no ❤ ali embaixo, para ajudar esse texto a ser encontrado por mais pessoas (e me deixar mais feliz haha).
Também aproveita e já me segue!

--

--

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy

Design, marketing e mais algumas dessas áreas da moda.