Meus 12 aprendizados favoritos sobre liderança

Maria D'Orazio
tech nuvemshop
Published in
6 min readAug 28, 2019

Estou convencida de que ninguém nasce líder e que todos temos potencial para se tornar um. Você não precisa ter um papel formal de liderança para se tornar um líder. O principal é realmente querer e estar disposto a desafiar a si mesmo e aprender todos os dias.

Eu quero compartilhar minhas lições favoritas neste caminho (que está apenas começando!):

1 # Demonstre com o exemplo

Deixe os fatos falarem por você. Não peça à sua equipe nada do que você não esteja disposto a fazer. Se você deseja que eles sejam transparentes, comece a ser honesto com eles. Se você quer que eles corram um risco, mostre a eles como você faz e como se levanta quando algo não dá certo. Aplica-se a tudo ;)

2 # Agregue valor através de outros

Não se trata mais de como você conseguiu ter sucesso, de como executou e alcançou resultados. Seguramente você se saiu muito bem, mas é hora de pensar em novos caminhos para novos desafios. Agora, é sobre como você fará com que outras pessoas tenham sucesso, e não necessariamente do seu jeito. É algo simples de transmitir, mas realmente muito difícil na prática. Pode ser mais difícil em tempo e esforço ensinar alguém a fazer alguma coisa do que fazer por si mesmo.

O ponto é que agora sua contribuição precisa ser escalada e para isso você precisa que sua equipe se torne especialista no que faz, não apenas você. Portanto, a menos que seja realmente muito crítico não resolver algo super rápido, tente facilitar e orientar sua equipe, em vez de resolvê-lo diretamente. Seu sucesso agora será medido a partir do trabalho de outras pessoas.

3 # Torne-se owner

Liderar não é apenas desenvolver pessoas. Trata-se de tomar os objetivos da equipe como seus e fazer o necessário para alcançá-los. Claro, você não faria isso sozinho, mas com sua equipe.

Como líder, você terá um papel fundamental na compreensão do que precisa ser feito e quando é necessário mudar de rumo (para isso você precisará de determinação e flexibilidade). Sempre em busca de atingir a meta que sua equipe e você estão buscando.

4 # Seja assertivo

Ser assertivo nem sempre é ser gentil ou agradável. É sobre ser transparente, direto e respeitoso. Acima de tudo, trata-se de alcançar o objetivo de sua comunicação, de transmitir a mensagem que você queria e ser entendido como esperava. Para isso, é fundamental não ser passivo ou agressivo, encontrar o ponto certo. É claro que você não deve faltar ao respeito com nenhuma pessoa e se isso acontece tem consequências negativas infinitas, mas além da empatia, você não alcançará seu objetivo com uma mensagem agressiva. Não chegará. Se você tem muita confiança com uma pessoa, pode conversar sem filtro e nem precisa pensar em como dizê-lo. Nesses casos, tudo flui facilmente. Caso contrário, eu recomendo que você ajuste sua mensagem pensando em como o seu receptor irá receber melhor. Eu sei que é difícil, mas tente encontrar o equilíbrio certo, entendendo a pessoa, o momento e o lugar.

5 # Primeiro entenda

Esqueça como você interpreta as coisas e como você faria. Entenda como sua equipe pensa, o que eles precisam e como se sentem. Ajude-os a entender completamente qualquer problema ou desafio que enfrentam. Tudo o que eles fazem têm que começar a partir daí. Se você quiser alguns conselhos, pode ler: Do que falamos quando falamos sobre entender?

6 # Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Carol Dweck, em seu livro “Mentalidade: a atitude do sucesso”, fala de dois tipos de mentalidades. A mentalidade de crescimento baseia-se na crença de que nossas qualidades dependem de nosso esforço e que todos podemos mudar e melhorar. Caso contrário, a mentalidade fixa está relacionada à idéia de que suas qualidades são imóveis, que você tem talento ou que não o possui. Uma pessoa com uma mentalidade de crescimento vê no feedback uma oportunidade de crescer e melhorar, porque sabe que pode fazê-lo. Em vez disso, alguém com uma mentalidade fixa se sente profundamente agredido e é reativo a qualquer feedback que questione sua capacidade.

Como líder, você precisa cultivar a mentalidade de crescimento todos os dias, em você e nas pessoas com quem trabalha. A boa notícia é que mesmo essa mentalidade pode se desenvolver, se você pensa que pode fazê-lo. E você pode. Você e sua equipe.

7 # Seja um eterno aprendiz

Pessoalmente, acho que um dos melhores exemplos que você pode dar é que nunca precisa parar de aprender. Você só fará um ótimo trabalho se evoluir. Muitas pessoas viveram o que você está vivendo, aprenda com elas. E não é apenas importante que você aprenda sobre liderança. Sua equipe espera ter uma referência com quem contar e com quem aprender (na área em que eles estão trabalhando). Você não precisa saber mais do que eles, mas pode orientá-los e transmitir a importância do desenvolvimento e inovação.

8 # Seja crítico

Para evoluir, primeiro você precisa detectar o que é excelente e o que pode ser aprimorado. Ajuste sua visão crítica. E, é claro, comece com você mesmo, sendo autocrítico. Em “Por que é essencial ter um olhar crítico?” Você pode ir um pouco mais fundo neste momento.

9 # Lembre-se do “porquê”

Às vezes o dia a dia nos vence. Às vezes falamos demais sobre como fazemos as coisas: qual metodologia usamos, que projeto priorizamos, como nos comunicamos, etc. Tudo isso é valioso, mas: Por que fazemos isso? Não vamos esquecer o que estamos construindo, nos apaixonar pela missão. Só então você inspirará sua equipe. Cada um terá um objetivo profissional (por exemplo, tornar-se um líder técnico). E, ao mesmo tempo como uma equipe, certamente terão um grande desafio pela frente, algo muito maior que cada um de vocês. Lembre-os quantas vezes for necessário para que se levantar todas as manhãs. Na Nuvemshop, trabalhamos todos os dias para potencializar histórias de sucesso. Com esse objetivo, não há problema ou dia ruim que nos faça abaixar os braços!

10 # Mostre-se vulnerável

Antes eu acreditava que as pessoas ao meu redor precisavam me ver forte para sentir que poderíamos superar tudo. Estou convencida de que podemos, mas primeiro precisamos nos permitir ficar frustrados, tristes e estar errados. Claro que não se trata de espalhar negatividade, mas às vezes é bom sentir que não estamos sozinhos e que todos podem ter um dia ruim. Você também pode. Sua equipe precisa saber que você também às vezes não sabe como resolver as coisas e que também comete erros. É aqui que a confiança começará, para que eles se mostrem vulneráveis ​​e se sintam seguros em fazê-lo.

11 # Pregue a melhoria contínua

Se algo correu bem, aprenda como repeti-lo. E se algo der errado, capitalize seus erros e ajude sua equipe a fazê-lo. Não se importe tanto se algo der errado, e sim o que fazem com isso. Aprenda com as experiências mais relevantes e compartilhe essas lições. Nós fazemos post-mortems e retrospectivas para gerar essas lições (não apenas na equipe de tecnologia). Dessa forma , garantimos que cada experiência seja valiosa, pois nos traz algo e nos ajuda a crescer.

12 # Apoiar e exigir (na medida certa)

Meu favorito para o final :). Um grande líder sabe quando desafiá-lo e tirá-lo da sua zona de conforto, questionar, ser duro e crítico. Também sabe quando você precisa de apoio e compreensão, sendo um refúgio quando precisa. Sim, você pode ser ambos na mesma pessoa, o importante é que você saiba quando. Se você é flexível quando precisa transmitir uma mensagem com determinação, ela perde peso e você gera confusão. E se você for duro quando sua equipe precisa de alguma contenção, você fará com que, no futuro, eles não dirão como se sentem por medo de serem punidos. Como saber quando? Compreender o que sua equipe precisa naquele momento, depende mais deles do que de você.

Finalmente, recomendo que você construa seus próprios aprendizados. Liderança não funciona no preto e branco, vivemos no cinza. Por mais que você aprenda, leia e tenha muitos anos de experiência, liderar envolve lidar com pessoas e as pessoas tendem a ser imprevisíveis, e nenhuma é a igual a outra. Você viverá novas situações constantemente. E você nunca estará 100% pronto. Essa é a parte mais difícil e o que o torna incrivelmente desafiador ;)

--

--

Maria D'Orazio
tech nuvemshop

Psicóloga. Product People Partner @nuvemshop / @tiendanube