Alain Ambrosi, [et al.]: Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. C & F Éditions. 40. 2005
O trabalho de conclusão de curso problematiza a perda de conexão entre a educação e o tempo que vivemos, como se fossem dois tempos completamente distintos. É um convite à reflexão e ao diálogo para a construção de uma educação viva e consciente que parta da geração de boas perguntas aliadas aos interesses dos…
A mais ou menos 8 anos comecei a trabalhar na área da educação e desde então convivo…
É possível fazer Educação de outro jeito? Como sugere Tião Rocha (2014) É possível fazer educação debaixo de um Pé de manga…
O Século mudou, as crianças mudaram, a tecnologia, o mundo avança a passos largos, com uma velocidade exponencial e a sala de aula segue intocável, como à dois séculos atrás. As práticas tradicionais perdem sentido ao longos dos anos, porém continuamos a formar professores e…
Observamos um mundo que avança em enorme velocidade, transformação, que proporciona revoluções em diferentes campos, numa outra ponta, distante desses avanços temos nosso modelo educacional estacionado no século XVII. Ao qual remete-se a educação prussiana…
Qual é a educação que temos para o século XXI? É a que precisamos? É a que queremos? Qual o seu papel em meio às grandes transformações que vivenciamos enquanto sociedade? Como é aprender no século XXI? Qual o impacto das transformações do mundo na relação professor-aluno e na formação dos professores?
Pense bem, se brincarmos de adivinhação e te mostrar a foto de uma escola e pedir para acertar o ano, a década ou o século, você conseguiria acertar? Uma escola onde havia um grande muro, portões, grades, com horário entrada e saída sendo indicados a partir de um sinal, alunos em filas, uniformizados, com um…
O Fórum Econômico Mundial (2018) levantou um dado onde estima-se que 65% das crianças que hoje…