Confissão prévia

Igor Mariano
Revista Passaporte
Published in
2 min readMar 23, 2018
Instalação artística por Jenny Holzer

PERDOA-ME, Pai, pois vou pecar.

AINDA que eu tente resistir, a cada momento me encontro mais próximo de ceder à tentação da fuga. Da viagem. Da volta ao mundo. Da descoberta. Ao terminar de escrever esta frase já estarei mais perto de pecar do que quando comecei a escrevê-la.

SOU FRACO. Torna-me forte, Senhor.

ACEITO as penitências diárias do despertador, do trânsito, do ponto eletrônico e das noves horas seguidas de expediente, com uma hora para descanso. Confesso que iria preferir rezar ajoelhado no milho, porém não me foi dada esta opção.

ENSINARAM-ME que a ascensão aos céus depende do esforço diário, do cargo de gerência, do aumento salarial, do carro do ano e do imóvel próprio. Tenho batalhado para alcançar esse patamar, eu juro.

PORÉM tenho questionado.

QUESTIONEI que o caminho para o paraíso fosse através destes passos. Questionei o modelo pré-determinado por instâncias superiores. Questionei o meu papel na sociedade construída por Ti. Questionei as verdades que me foram dadas como absolutas.

E conto:

¹ Na mesa de centro da sala de reuniões do meu trabalho tem um livro do Lonely Planet e admito tê-lo folheado antes e depois de cada reunião com mais interesse do que acompanhei cada uma delas. ² Cheguei a sonhar um pouco — mas juro que foi sem querer. ³ Cedi à tentação dentro do próprio templo e me envergonho.

Por isso peço Teu perdão. E imploro pela Tua ajuda:

  1. TIRA de mim os blogs de viagem, os perfis no instagram com fotos de lugares incríveis, as reportagens sobre pessoas que largaram tudo para rodar o mundo e os youtubers que vivem a vida inteira na estrada.
  2. AFASTA da minha vista os guias, os documentários, os filmes e todas as demais inspirações.
  3. LEMBRE-ME que uma vida inteira de prazeres não é correta. Não é responsável. Não é coisa de gente de bem. Não vai de encontro com Teus ensinamentos.
  4. REFORÇA-ME que uma vida inteira viajando é mera ociosidade, preguiça, morosidade e que cabe apenas à gente vagal.

PAI, os pecadores têm me mostrado todos os dias que é possível desviar do caminho e eles têm me feito acreditar que vale a pena, porém tenho ciência de que não podemos dar abertura a estes sonhos, correndo o risco de eventualmente cometer o pecado de sair dos padrões. Tenho feito todo o esforço que posso para não cair nas garras destas tentações.

Mas já não sei por quanto tempo posso resistir.

Amém.

Gostou desse texto? Deixe suas palminhas clicando até 50 vezes no botão do lado esquerdo ou aqui em baixo, isso ajuda o post a ter mais visibilidade no Medium.

Leia também:
Olá velho amigo, tudo bem?
Buenos Aires e o tango do platonismo

--

--

Igor Mariano
Revista Passaporte

Brasileiro, gestor de marketing, apaixonado por viagens, café, cerveja, livros e tudo que nos distrai • www.instagram.com/igor_mariano