Pipoverso: vivendo intensamente a cultura Pipo

Marcela Ziliotto
Pipo Saúde
6 min readMay 31, 2022

--

Olá! Sou a Marcela Ziliotto, Head de People na PIpo Saúde desde o dia 23 de Março de 2020. Sim, eu entrei na Pipo logo nos dias em que a pandemia chegou no Brasil. Minhas entrevistas foram todas presenciais, mas meu primeiro dia já foi remoto. Desde então, vivi coisas momentos incríveis com o time da Pipo, mas sempre online. Imaginem a minha ansiedade para conhecer pela primeira vez o meu time e todo mundo que tínhamos contratado para a Pipo nos últimos dois anos! Vou contar aqui um pouco mais sobre como foi desenhar e colocar em prática o primeiro offsite presencial pós pandemia com as 250 pessoas da Pipo.

Por que fazer um evento presencial com a empresa toda?

Como a nossa CEO Manoela conta neste texto, fazer um evento anual presencial foi um dos nossos principais combinados quando decidimos nos tornar uma empresa remota.
Antes de tomar essa decisão nós fizemos muitos benchmarkings e principalmente pesquisas internas para entender quais eram os riscos e dores que possivelmente sentiríamos neste novo modelo. Os principais receios que encontramos foram de “não conseguirmos trabalhar de forma colaborativa” e “não conseguirmos criar conexões reais”. Pensando em como poderíamos superar estes desafios, cravamos na pedra alguns rituais que consideramos importantes e o offsite anual foi um deles.

Por onde começamos?

No início do nosso planejamento em Outubro de 2021 a única coisa que queríamos era: criar conexões e fomentar a colaboração. Isso era bem solto pra quem nunca tinha feito um evento desse tamanho antes (no caso, eu) então decidimos contar com ajuda interna (nosso coordenador de treinamento e desenvolvimento, o Fábio Procópio, mais gente do time de people, design e financeiro) e ajuda externa. Depois de conversar com várias empresas grandes e super experientes nisso, optamos por chamar a Gabi Chagas, uma designer de experiências que rapidamente entendeu o jeito da Pipo e praticamente virou uma pipoca de coração já nos primeiros alinhamentos.

Conceito do evento

A nossa primeira missão foi fazer algumas sessões de trabalho (desenhadas e conduzidas pela Gabi Chagas) com fundadores, líderes e depois a Pipo toda, para entender o que esperávamos deste momento. Depois disso, chegamos aos nossos principais objetivos:

  • Conexão: proporcionar momentos de conexão entre pessoas, times, squads, jornadas
  • Propósito: conectar as pessoas ainda mais com o propósito da Pipo
  • Cultura: oportunidade de vivenciar os valores e crenças da Pipo presencialmente
  • Tangibilização: aumentar a compreensão sobre o nosso negócio, estratégia e futuro
  • Celebração: celebrar nossas conquistas, histórias e tudo que construímos até aqui!
  • Motivação: dar um gás adicional para todos os Pipocas

Além disso, chegamos ao nome perfeito para o momento: Pipoverso2022, e ao slogan que traduziria tudo que viveríamos naqueles dias:

É sobre saúde. É sobre revolução. É sobre pessoas. É sobre a PIPO. Que venha o Pipoverso 2022!

Construção da experiência

Munidos com tudo isso, era hora de desenhar como a experiência no evento iria refletir nosso objetivo e principalmente a cultura da Pipo (entenda mais a cultura Pipo lendo nosso manifesto cultural e valores).

Preparamos um mix de atividades que envolviam tempo de conexão mais profunda e sentimental, tempo para dinâmicas colaborativas mais focadas no trabalho, esportes coletivos, tempo de concentração, momento pra falar de estratégia e também um dia de festa =).

A principal regra para a construção da agenda foi: Vamos usar o tempo no Pipoverso só pra coisas que não daria pra gente fazer no online.

A cultura está nos detalhes

Um dos pontos mais elogiados do Pipoverso foi como conseguimos refletir nossa cultura em todos os detalhes do evento. Para explicar melhor, vou dar alguns exemplos de ações que fizemos para conectar as pessoas com cada valor da nossa cultura:

Foco no cliente: Preparamos todo o roteiro pra garantir que a experiência das pipocas fosse redonda do início ao fim:

  • Fizemos uma régua de comunicação com a identidade visual do pipoverso desde 2 meses antes do evento até o pós evento;
  • Mandamos um kit pré evento na casa das pessoas para se prepararem;
  • Montamos um guia de bordo para orientar no preparo da mala etc;
  • Deixamos o kit do evento na cama de cada pessoa com camiseta, moletom, broche, copo reciclado, tampão de ouvido (para o ronco do coleguinha não atrapalhar o sono), caderninho para anotações com dedicatória da CEO;
  • Fizemos o sugarcubes: envelopes com nome de cada pipocas para que colegas deixassem cartinhas de admiração. Cada pessoa só abriu seu envelope quando chegou em casa e foi um momento com vários relatos emocionados =)
  • Etc etc etc (tudo com as mãos de fada do nosso time de design de marca)

A colaboração leva a Pipo mais longe Criamos algumas dinâmicas específicas para gerar momentos de colaboração entre áreas, times e jornadas. Algumas das dinâmicas mais focadas em conexão pessoal e outras em colaboração para trabalho mesmo.

Além disso, tivemos esportes coletivos e vários, dinâmica musical e vários outros momentos que só funcionam bem se houvesse a colaboração e apoio entre as pessoas. E super funcionaram!!

Somos curiosos Criamos diversos momentos onde as pessoas precisavam exercer sua curiosidade para se conectar com colegas:

  • No jantar de abertura do evento, por exemplos, criamos cards para deixar nas mesas para gerar conversas e sugerimos que as pessoas sentassem com pessoas que não conheciam ainda
  • Preparamos uma dinâmica chamada “Aquário” em que a liderança recebia perguntas anônimas da platéia para responder ao vivo. Qualquer pessoa poderia subir no palco para perguntar ou para ajudar a responder às perguntas feitas. Foi uma dança das cadeiras super transparente e interessante com as perguntas feitas!

Somos a Pipo Queríamos deixar claro para toda a Pipo quanto nossa missão é realmente importante e quão incrível foram nossas conquistas até aqui. Para isso, tivemos momentos de estratégia onde lidamos com dados super importantes da empresa com muita transparência para todos. As lideranças da empresa também se vulnerabilizaram e se abriram para responder qualquer tipo de pergunta feita pelas pipocas. Achamos isso super importante para cultivar a confiança que temos uns nos outros aqui na Pipo.

Um lugar diverso é um lugar melhor Uma das nossas principais crenças é de que a Pipo é melhor quando é um lugar diverso, inclusivo e seguro para todos. Pensando nisso, tivemos um cuidado super especial para garantir que qualquer tipo de necessidade pessoal seria atendida, como por exemplo pessoas com dietas específicas, restrições alimentares, de locomoção, etc.

Além disso, fizemos questão de usar fornecedores pequenos, alguns formados exclusivamente por mulheres e que usarem materiais ecológicos, sempre que possível.
Temos uma população bem diversa dentro da Pipo, e o Pipoverso é um momento importante para que as pessoas tangibilizem isso vendo pessoalmente como é o grupo todo junto.

(continua depois das fotos)

Realidade vs Expectativa Antes do evento acontecer já tínhamos uma expectativa alta e principalmente uma vontade de que tudo fosse maravilhoso. E foi! Foi um momento super especial para toda a empresa e um marco na nossa história. Tivemos muitos feedbacks de reconhecimento positivo e de agradecimento pelo cuidado em toda a construção do evento.

Rodamos o formulário de feedback logo depois do evento e tivemos a nota média de satisfação do evento em 4,77 (entre 1 e 5).

Nos feedbacks qualitativos, conseguimos captar comentários que nos mostraram que todos os objetivos (aqueles 6 lá do comecinho do texto) foram citados como pontos fortes pelos participantes.

Quer ter um gostinho mais real de como foi? Assista o vídeo resumindo nosso offsite aqui.

Agora a missão é garantir que os próximos sejam ainda melhores!!
Se animou em entrar para o Pipoverso? Temos vagas!!

Marcela Ziliotto

Head of People na Pipo Saúde

--

--

Marcela Ziliotto
Pipo Saúde

Head of People & Organizational Designer at Pipo Saúde