Product Hero #40 — Karoline Morone

"Por mais que você faça cursos e entenda a teoria, a prática é muito mais porrada"

Arthur Castro
Product Arena
8 min readMay 4, 2022

--

Olar!

Olaaaar e bem-vindo ao medium da Product Arena! Sou o Arthur Castro e trouxe mais uma entrevista marota com Product Heroes! 🤓

A série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

A última Hero foi a Letícia Moschioni, CPO e CXO da Mobile2you, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui.

Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…

E pra assinar nossa newsletter, e receber o nosso giro no mundo de produto e tech, é só CLICAR AQUI

Karoline Morone

Karol é paulista, engenheira de formação e viciada em esportes, viagens e fotografia.

Começou a carreira como engenheira de uma empresa petrolífera, descobriu que não era o tipo de ambiente que curtia e acabou pulando pra tecnologia pela vontade de conhecer mais sobre o mundo de startups.

E foi como QA no QuintoAndar que ela começou a migrar pro mundo de produto. De lá pra cá, participou de produtos como a primeira versão do Stone Mais (que hoje em dia é o Ton), construção do SumUp Bank, ajudou a criar o primeiro seguro intermitente do Brasil na 180º Insurance e atualmente é CPO na Hyperlocal.

Como você virou Product Manager?

Eu virei PM “sem querer”. Eu trabalhava no QuintoAndar na área financeira e com a reorganização da empresa, tive a oportunidade de migrar para Tecnologia. Fiz o processo interno e acabei virando QA. Por estar muito próxima do Tech Lead e da PM da época, percebi que eu gostava de acompanhar a Gabi (Gabriela de Lima, hoje é a diretora de Produtos do QuintoAndar) nos processos e principalmente na documentação de tudo.

Pedi ajuda para entender um pouco mais sobre qual era a finalidade do trabalho e, por ter uma veia forte com gestão de processos, acabei me identificando muito. Fiz alguns cursos para me aprofundar na teoria o que já sabia na prática, o mundo de Produto não era tão “glamuroso” na época. Logo depois disso, me arrisquei e meti as caras pelo mundo de Produto e desde então, não saí! A presença da Gabi foi fundamental! Tê-la como referência sempre foi muito importante. Vejo outros profissionais com muita admiração, mas sendo mulher, essa representatividade é essencial.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Essa é a pergunta que eu faço pra todos os meus amigos produteiros e pros novinhos também e, até agora, ninguém descobriu a resposta mágica.
Costumo falar que eu “faço aplicativos”, que sou “a cola entre tudo na empresa” e “transformo problemões em probleminhas”. E para os próximos, eu digo que sou só uma f*dida mesmo. Meus pais, por exemplo, falam que eu sou a pessoa que “manda nos filhos desenvolvedores”.

Gerenciamento de Produto em um tweet:

Criamos pontes quase indestrutíveis entre aquilo que é viável e aquilo que é desejável. Nosso trabalho é unir times e garantir uma comunicação efetiva.

#JABÁ

Os próximos cursos da Product Arena já tem data! Já escolheu o seu?

  • Product Manager (49ª edição):

dias 06, 07, 08 e 09 de Junho de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

  • Product Hacking — “Gambiarras” (4ª edição):

dias 09, 10, 11 e 12 de Maio de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

  • Métricas de Produto (21ª edição):

dias 23, 24, 25 e 26 de maio de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

  • Migrando para Produto (2ª edição):

dias 9, 10, 11 e 12 de maio de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

  • Tecnologia para PMs e UXs (4ª edição):

dias 17, 19, 24 e 26 de Maio de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

Qual é sua rotina como Product Manager?

Minha rotina é bem voltada à reuniões. Sempre vejo minha agenda no dia anterior para me preparar para o que vem pela frente.

Sempre me comunico com meu time durante o dia, participo das reuniões de alinhamento e estratégicas com todas as áreas da empresa. Faço acompanhamento dos times com seus respectivos líderes de produto, para oferecer ajuda e tirar quaisquer barreiras que temos pela frente. Eu acredito muito em “radical transparency”, então a comunicação é fundamental para o bom andamento de toda e qualquer atividade. Sync com todos os produteiros, reunião com as tribos e assim por diante.

Além disso, por ser a fanática das métricas, acompanho de perto como estamos em relação aos números.

Qual o momento do produto que você gerencia?

Hoje eu olho para produtos de 4 verticais diferentes, cada vertical possui um ou mais produtos. Cada um em sua fase. Temos desde MVPs até Abacaxis precisando de um “extended life process”.

Como a empresa que eu trabalho hoje não tinha um background grande em produto, tem sido um desafio interessante, pensando em inovação em pequenas coisas mas fazendo o bom e velho “arroz com feijão bem feito”.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Eu busco inspiração em absolutamente tudo ao meu redor, desde tarefas domésticas até pessoas que fazem parte do meu dia a dia: o porteiro do prédio, o amigo atrapalhado, no barista do café, da senhorinha na banca de jornal, do vendedor da feira. Busco inspiração nas séries absurdas que vejo, na escalada, no mar durante o surf.

Por ter uma personalidade extremamente expansiva, tenho uma facilidade gigante em me meter em quase todo canto e falar até com o cachorro do parquinho!

Qual seu tipo de Product Manager?

“Generalzão do bem”, esse é o apelido carinhoso que praticamente todos os meus times da vida me deram. Eu sou muito prática em tudo o que faço, não sou do tipo de pessoa que gosta de reinventar a roda e no cenário das empresas onde eu passei, a “viajada na maionese” dificultou muito o crescimento. Então, eu sempre deixei o norte explícito para todos o time e mantinha a “ordem” na casa. Não gosto de gente prolixa, então isso me ajuda muito a não ter rodeios, nem nas decisões, nem nos processos.

Quando falo sobre “General do bem”, implica bastante em construir as coisas de forma conjunta. Sempre priorizo Bottom Up mas, às vezes, é inevitável ser Top Down.

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Existe um fantasma que me persegue até hoje que é o da comunicação:

Por ter uma personalidade expansiva e ser muito bocuda, tenho comigo os prós e o contras desse comportamento.
Durante muito tempo fui “insolente”, achava que tinha razão em vários tópicos, mas não sabia demonstrar por A+B o porquê das decisões. Além disso, chega um ponto da sua carreira onde você precisa lidar com alguns “sapos” que virão da melhor maneira possível e, às vezes, acatar uma decisão é decisivo para o bom andamento do trabalho.

Eu aprendi a me expressar melhor, em saber dialogar com meu público e entender que, por mais que eu tenha um comportamento, não posso esperar o mesmo das outras pessoas. E por fim, mas não menos importante, trazer um discurso alinhado com o público e suportado por números, é sempre a melhor opção. Sigo aprendendo e errando.

Suas dicas pra quem quer ser Product Manager:

Não caia na cilada de achar que a vida é melhor do lado de produto, muito pelo contrário, se você não souber lidar com os problemas do dia a dia, sua gastrite vai aparecer. Por mais que você faça cursos e entenda a teoria, a prática é muito mais porrada. Não falo só sobre o trabalho técnico em si, você precisa saber lidar muito bem com pessoas e precisa ter uma comunicação impecável, além de ser extremamente organizado.

Busque entender com outras pessoas que já estão na área quais são as coisas “ruins” da rotina, leia muito conteúdo antes de sair comprando cursos, tente aplicar coisas no seu dia a dia na rotina atual e tente sempre buscar uma mentoria, mesmo que seja por um curto espaço de tempo.

Essas informações são muito importantes.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

Além das ferramentas que uso no meu trabalho (Jira, Confluence, Figma e afins), o slackbot domina a minha vida.

Eu gosto muito de usar o Bear e minha agenda é minha melhor amiga, sem ela, eu não sou ninguém.

Qual é o seu super herói favorito?

Eu sou do time “anti-herói”. Deadpool/Wade Wilson são meu espírito animal.
Me identifico muito com ele em vários aspectos: tagarela, não gosta de seguir muito as regras, varia muito entre o vilão e herói e consegue participar dos ciclos mais aleatórios possíveis. Além de ter muito mais coisas interessantes de skills com armas e afins do que só o poder regenerativo. E por último, quem é que não quer ter o Wolverine de amigo?

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Ser boa em tudo e não ser “muito boa” em nada!

Eu sou a pessoa que mais fez coisas aleatórias na vida, eu gosto mesmo é de viver! Já fiz parte da seleção brasileira de flag football, pratico tiro esportivo, surfo, dou aula pra galera do colégio, cozinho bem, sei costurar, cheguei nos regionais de competições de física e várias outras coisas que se listar, fica chato.

Fale alguma coisa que gostaria de compartilhar sobre você (ou não né)

Eu tenho cara de metida, mas eu sou muito legal! Me interesso genuínamente por toda e qualquer coisa que você for me falar, vou querer saber mais e querer papear muito depois sobre isso.

Me chama pra tomar uma cerveja, pra fazer algo que você ainda não encontrou uma dupla, ou qualquer outra coisa, vou adorar o convite e prometo ser uma ótima cia

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

SoundCloud, eu sou da turma dos fritos!
Todos os sets dos meus DJs favoritos e de festas que eu gosto muito estão lá. Poder ouvir Monolink no Burning Man com uma qualidade impecável de som é 10/10.

Suas considerações finais

Sem puxar saco, eu acho o Product Hero um dos melhores conteúdos que temos no nosso meio. Como o Breves disse numa edição anterior, é quase uma entrevista do Jô! Acredito que aqui seja um bom ponto de partida pra entender a loucura que é nosso mundinho e estou extremamente lisonjeada de participar…conheci o Arthur quando nem era gente e olha só onde a gente chegou!

Não vou meter uma frase motivacional no final porque eu gosto de várias, mas é isso aí!

Se quiser trocar mais ideia com a Karoline, chama ela lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu