13 dicas para dar um up nos slides!

Dutra
Puro e Simples
4 min readSep 13, 2017

--

Os slides são ferramentas muito úteis durante o culto, e algumas dicas simples podem fazer sua apresentação mais convidativa. Separei treze dicas bem simples, mas se quiser saber mais sobre alguns dos temas, comente que eu me aprofundo no próximo texto. ;)

1.Mantenha no máximo de 3–4 linhas. A simplicidade é o último grau de sofisticação, já dizia nosso amigo Da Vinci. Muitas linhas podem atrapalhar quem estiver lendo e tentando acompanhar, o uso de poucas linhas também deixa a apresentação mais dinamica.

2.Use fontes sem serifas. As fontes sem serifas são as mais retas, sem as pequenas astes usadas em fontes como a clássica Times New Roman. Elas são modernas, servem para a maioria dos usos e funcionam melhor na projeção. No fim do texto você vai encontrar alguns links para download de novas fontes.

3.A tela do projetor é pequena? Use uma fonte estreita para que você possa ajustar mais letras sem parecer uma bagunça.

4.Novamente, matenha o simples. Apague todas as instruções e interjeições músicais que são dispensaveis. (Exemplos: Repita 3x).

5.Não precisa usar pontos no final das frases. A Bel Gil diria: “Você pode substituir os pontos por quebras de linhas.”.

6.Use imagens em alta definição. Você pode procurar no Google Imagens, indo em “Ferramentas” e marcando a opção “Grande”, dê preferencia por termos em inglês, são mais fácies de achar um bom resultado.

Alguns bons termos: worship (adoração); prayer (oração); cross (cruz).

Outra forma é utilizando um banco de imagens. (há gratuitos: https://visualhunt.com/ e pagos: http://lightstock.com). O Light Stock é um banco de imagens voltado exclusivamente para o público cristão!

7.Tome cuidado para não distorcer suas imagens. Se sua foto não ficou do tamanho do slide, aumente pelas diagonais e nunca pelos lados, assim a imagem aumentará proporcionalmente.

8.Use transições simples. Quer dar uma vida para sua apresentação? Escolha uma transição sutil. Uma boa transição é o que pode separar um slide comum de um “slide uaal!”.

9. Evite qualquer fundo que prejudique a legibilidade e tome um cuidado especial com as imagens, se necessário as escureça um pouco ou opte pelo básico, texto branco sobre fundos escuros. Evite utilizar cores muito fortes. Por mais que você ame um verde florescente, pense bem antes de utiliza-lo em uma apresentação.

Já conhece a Teoria das Cores? Se não, se liga que no fim do texto tem uma ótima referência sobre o assunto.

10.Use o primeiro slide de suas músicas (ou o último) para apresentar o cantor e o nome da música. É importante para que os visitantes possam ver e se for de interesse, pesquisar sobre.

11.Mude de slide enquanto seu público está cantando a última palavra do slide atual. Facilita para quem estar cantando não se perder.

12. Crie uma consistencia visual na sua apresentação. Utilize fundos diferentes, mas dentro do mesmo tema para suas músicas e evite trocar a fonte utilizada, principalmente no meio de um tema/música.

13.Procure aprender sobre acessibilidade, além das dicas acima você pode contribuir muito para quem possuem daltonimo. Aqui um artigo sobre como fazer apresentações acessiveis: https://medium.com/uxconfbr/guia-para-eventos-acess%C3%ADveis-como-fazer-apresenta%C3%A7%C3%B5es-parte-ii-ab84932bd8a2

Extra 1: O site Dafont disponibiliza diversas fontes sem serifa para download. Você pode baixar e usar, mas sempre se lembre de levar a fonte em um pendriver quando for usar outro computador para visualizar a apresentação.

Extra 2: As cores são muito importantes e há para cada cor significados, o vermleho, por exemplo, é usado para atiçar o apetite. Você pode estudar um pouco sobre isso na Psicologia das Cores.

Gostou? Esse é o primeiro filme da série Igreja Criativa. Um novo texto, toda segunda.

--

--

Dutra
Puro e Simples

Um publicitário que encontrou na fotografia e no design, o que sempre amou fazer.