Redmi Note 4 X, meu 3o celular Chinês — Já posso pedir música no Fantástico

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
8 min readOct 31, 2017
Foto tirada com um Zenfone 6 de 3 anos atrás, logo não vai captar toda a beleza do bichão, né?

Há 11 meses atrás eu cometia este textão sobre o meu primeiro celular chinês, um Redmi Note 3 Pro. E este mesmo textão acabou chamando a atenção de alguém lá na Gearbest que achou uma boa ideia me mandar um outro celular para eu resenhar. Papo vai, papo vem e, 3 meses depois lá estava eu falando sobre meu novo celular chinês: O novo e promissor Umi Z. Num ato juvenil, ao receber o desconhecido Umi Z eu acabei dando meu novíssimo RN3P para a minha esposa. Com o passar dos meses, o “novo e promissor” Umi Z tornou-se um pesadelo em forma de celular e eu acabei sendo obrigado a me livrar dele para manter minha sanidade mental. E como não havia passado nem 6 meses da minha última compra, eu fui obrigado por restrições orçamentárias a comprar um celular digamos mais humilde. A minha sorte é que falta de dinheiro não é problema pra quem pode contar com a Xiaomi. Com míseros R$486,00 (na época) eu consegui comprar o famoso Redmi Note 4 X. E é sobre esta belezura que eu vou falar aqui hoje.

Acredito que o meu primeiro texto fez bastante sucesso porque eu procurei escrever pensando em pessoas como eu, que estavam com muita vontade de comprar celulares lá fora mas morriam de medo de coisas como taxação, seguro, rastreio, troca de rom etc. Todos esses termos eram assustadores pra mim quando efetuei minha primeira compra, por isso logo depois de ter conseguido passar por todos esses termos ileso, eu acreditei que minha experiência poderia ser útil para outras pessoas na mesma situação que a minha. E por isso aqui vou procurar ser bastante didático pra ver se consigo ajudar outras pessoas que ainda estão nessa situação. E também acho que esse texto pode ser um recorte histórico interessante, para mostrar como várias coisas mudaram na questão da importação de celulares em apenas 11 meses.

A Compra
Um dos motivos que mas fez eu adiar a compra do meu primeiro xiaomi no ano passado foi o preço. Não o preço do celular em si, mas o fato de que naquela época os celulares chineses só poderiam ser comprados com pagamento a vista, então por mais que fossem muito mais baratos que os modelos brasileiros, ainda assim era necessário ter toda a grana no momento da compra pra poder fechar negócio. A falta de parcelamento era um impeditivo tão grande para mim que eu só fui conseguir comprar meu celular no dia em que descobriram na internet uma espécie de bug que rolou entre a paypal e a dealextreme. Hoje não vou conseguir lembrar bem como rolou, mas o fato é que se o pedido fosse fechado pelo celular no site da dealextreme e o fechamento do pagamento fosse fechado pelo APP da paypal, por algo motivo o app liberava o parcelamento de sua compra. Se não fosse essa gambiarra, com certeza eu teria demorado bem mais para fazer aquela compra, mas o fato é que alguns meses depois, quase todos os sites chineses passaram a oferecer parcelamento em suas compras, inclusive sem juros. No caso do meu novo celular, eu acabei comprando pela gearbest, não só pelo fato deles terem acreditado em mim a ponto de me oferecer um celular para resenha, mas também porque considero a gearbest o site chinês que mais se esforça para atender bem os clientes brasileiros. Seja no site ou nas redes sociais, eles sempre procuram preparar materiais e promoções específicos pra gente e isso conta muito quando a gente está com receio de fazer uma compra dessas. E não estou sendo pago para dizer isso, até porque depois do fiasco do Umi Z eles nunca mais quiseram ver a minha cara nem deram sinal de vida pra me oferecer nem uma pilha usada pra resenha.

Além da facilidade no pagamento, outro ponto que mudou de 2016 pra cá foi o frete. A Gearbest agora oferece um frete específico pra gente chamado BRExpress. Não sei dizer se esse frete realmente melhorou as coisas pra gente porque quando comprei meu celular ele foi enviado de Hong Kong e não da China. E os relatos sobre esse frete são bem conflitantes, primeiro os pedidos chegavam muito rápido e muitas vezes sem taxa, depois os pedidos começaram a demorar e vir com taxas mais altas do que o normal. Agora parece que ele se estabeleceu como uma boa opção para compras de valor menor, mas tudo ainda está meio nebuloso nessa área.

O que também está nebuloso é a forma como o nosso querido e amado governo taxa essas compras. Nos últimos dias tem se falado bastante sobre uma nova forma de cobrança das taxas de importação mas ninguém sabe ao certo como esse novo formato vai funcionar. Fato é que quando o meu Redmi Note 4 X chegou, eu paguei R$199,00 de taxas, o que fez com que o meu novo celular custasse um total de R$685,00. Um preço desses pra um celular do calibre do RN4X é pra glorificar de pé, igreja.

O Celular
Tendo experimentado o Redmi Note 3 Pro e o Umi Z, eu acho que consigo resenhar com muito mais propriedade hoje esse celular e também fazer uma boa comparação entre os dois modelos da Xiaomi, até porque eu imagino que muita gente deve ter achado estranho a empresa ter lançado um novo modelo com configurações EM TEORIA mais fracas que o modelo anterior. E falando sobre esse ponto, eu posso dizer com todas as letras que o Redmi Note 4 X não é um retrocesso. Ele talvez não dá o salto de qualidade que as pessoas poderiam esperar depois de um celular tão bom como o RN3P mas definitivamente não fica pra trás. EM NENHUM SENTIDO. E eu digo isso pois não percebi nenhuma diferença significativa de uso com nenhum dos dois celulares tendo o mesmo uso.

Se bem que, antes do uso é sempre bom falar de um item que assusta MUITA GENTE quando o assunto é xiaomi: A TROCA DA ROM. E eu preciso dizer que apesar de ter conseguido trocar a rom do RN3P tranquilamente, o novo processo que o pessoal do grupo do Facebook Xiaomi Brasil 2.0 apresentou é MUITO BOM. Agora existe o MiTools, que é um programa pra computador que facilita todo o processo de troca de rom. Boa parte do processo que era manual passou a ser automatizado e a troca de rom virou um mero processo de “avança, avança, avança, finaliza”. Mais fácil que isso só se eu fizer pra vocês.

Na parte do hardware, eu testei ambos os celulares com jogos como GTA SA, Asphalt 8, Motorsport Manager 2 e vários outros e não tive engasgos nem travamentos rodando estes jogos. Na verdade eu senti uma diferença num aspecto de uso, mas não sei se isso se deve ao hardware ou ao softare, já que usei o RN3P na MIUI 7 e o RN4X na MIUI 8. Um dos maiores problemas que eu tinha com o meu antigo celular era o fato de que ele vivia travando quando eu utilizava launchers de terceiros. O problema era tão chato que eu acabei desistindo de instalar esses launchers e passei a usar a launcher da MIUI a contragosto. Quando o RN4X chegou, meu 1o teste foi exatamente o de colocar a Pixel Launcher e ela não travou nenhuma vez nesses últimos 4 meses. Como eu disse, não sei se é o hardware ou se é a nova MIUI que se comporta melhor com esses launchers, de qualquer forma, ponto pro RN4X.

Com relação a câmera, acredito que deva ser um empate técnico. Ambos os modelos tem as mesmas qualidades e os mesmos defeitos. Em ambientes ensolarados ou com muita luz, as fotos são realmente muito boas, no entanto em ambientes noturnos e com pouca luz a sofrência impera. Eu confesso que estou sofrendo menos com esse problema no RN4X mas isso acontece devido aos macetes que a gente vai aprendendo com a comunidade, como por exemplo apps alternativos (APP da Qualcomm e Bacon Camera são os melhores) e dicas para aproveitar melhor a câmera. Como eu disse, não é mérito do RN4X pois instalei o bacon camera no RN3P que agora é da patroa e a câmera do celular tá AVUANO também. Inclusive logo logo cometo um textão sobre as câmeras desse celular por aqui.

Como eu disse lá em cima, um ponto onde a minha experiência atual tem sido bem melhor do que meus tempos com o RN3P é com relação ao software. A MIUI 8 melhorou muito quando comparada com a versão anterior. Além do problema com os launchers, eu também vivia tendo problemas com os teclados que viviam sendo trocados sem que eu quisesse e esse problema também foi totalmente corrigido. Eu confesso que ainda prefiro o Android Puro, pricipalmente depois de ter experimentado ele na versão 7.1.1 do Umi Z. Sim, o celular era uma bomba relógio, mas em aspectos como as notificações a MIUI ainda fica devendo pro sistema puro. De qualquer forma só pelo fato dos bugs terem sumido, eu já fico plenamente satisfeito com o RN4X.

Talvez o ponto onde o RN4X mais seja superior ao RN3P seja a parte do design. Eu sei que essa parte é puro gosto pessoal, mas detalhes como traseira de metal e vidro com curvatura 2.5d dão outra cara pro aparelho e nesse aspecto o RN3P perde de lavada.

Peguei uma foto profissional pra fazer jus a beleza do aparelho

No restante o aparelho tem sido absolutamente sensacional. A bateria continua durando como nunca, a tela tem um brilho e um nível de detalhamento sensacionais e todos os outros aspectos como redes 4g, gps etc, funcionam perfeitamente. Considerando os aspectos positivos e o valor total do celular, posso dizer que é uma compra mais do que recomendada.

Consegui cometer com êxito mais um textão™, então se você é um dos poucos corajosos que conseguiu chegar até aqui, peço que aperte o botão das palminhas pra fazer a palavra da Xiaomi chegar a cada vez mais pessoas nesse mundão velho sem porteiras.

Link do Produto na Gearbest AQUI.

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.