PUBG | PlayerUnknown’s Battlegrounds bate 10 milhões de downloads

Arthur Tinoco
Saideira
Published in
3 min readSep 6, 2017

Apesar de ainda estar muito distante do lançamento completo, o atual jogo favorito das plataformas de streaming, PlayerUnknown’s Battlegrounds atingiu a marca de 10 milhões de downloads. A desenvolvedora, BlueHole, Inc., anunciou ontem que, até dia 1º de Setembro, o jogo havia vendido 10 milhões de unidades desde o acesso antecipado na steam, em Março. Sim, o jogo foi estupidamente bem por si mesmo, e agora só se tornará cada vez maior até o lançamento oficial.

PUBG também deixou um novo recorde em pico de jogadores únicos, com mais de 970 mil, como visto na incrível recepção do público durante o PUGB Invitational, na gamescom2017. Durante os 4 dias do torneio, cerca de 92 jogadores profissionais, de 19 países, competiram nos 4 modos competitivos do jogo (Solo, Duo, Duo-FPP, Squad). Além disso, o torneio foi oficialmente transmitido nas nove maiores plataformas de stream disponíveis, como a Twitch, Youtube, PandaTV, AfreecaTV, Kakao TV, Mixer, entre outras.
Ainda falando dos números de espectadores, o pico máximo atingido no canal oficial da Twitch foi de 536 mil (!), durante o primeiro dia, enquanto o pico na PandaTV (o maior serviço de stream chinês) atingiou a absurda marca de 5,6 MILHÕES (!!!) de espectadores simultâneos no primeiro dia.

De acordo com Chang Han Kim, vice-presidente e produtor executivo da Bluehole, “É incrível e gratificante ver o amor e o suporte que os fãs tem mostrado ao PlayerUnknown’s Battlegrounds.” Ele completa: “Ver os momentos excitantes de ação durante o PUBG Invitatonal com o ótimo feedback dos espectadores é uma realização da popularidade crescente do jogo e o nosso time está trabalhando duro para trazer uma experiencia de jogo sólida até o dia do lançamento oficial.”

O visual do jogo também merece destaque, com grandes cenários e gráficos espetaculares

Mas por que esse jogo tem esse sucesso todo até agora? Primeiramente, o jogo funciona como uma espécie de arena, onde os 100 jogadores do servidor devem lutar para sobreviver. Todos os jogadores partem do zero. Soltos em um mapa com cerca de 8 km² (real), eles precisam encontrar armas, suprimentos e, eventualmente, um esconderijo, para disputar quem vai se tornar o último sobrevivente.

Se você der sorte de se encontrar com pessoas que estejam procurando uma aliança, ainda que temporária, suas chances de sobreviver mais tempo aumentam. No entanto, não se apegue demais. Em algum momento será ou você ou os seus aliados. O game, neste sentido, se mostra muito inspirado no consagrado mangá “Battle Royale”, no qual adolescentes são presos em uma ilha e forçados a matar uns aos outros até que só um sobreviva. O segredo está em tentar se aproximar de outros competidores sem ser assassinado e tentar montar uma gangue. Afinal, sua missão é simples: não morrer.

Além disso, o fato do jogo ser bem intuitivo e não exigir nenhuma habilidade ou capacidade excepcional nos jogos facilita muito na hora de atrair novos jogadores. Como não existem classes diferentes, mecânicas complexas ou com habilidades específicas, o jogo é muito atrativo para novos jogadores, afinal, você é apenas mais um dentre os 100 sobreviventes.

Nesse momento em que estou escrevendo a matéria, o jogo é o jogo mais jogado da Steam, com 846,713 jogadores únicos. Apenas para comparar com o segundo jogo mais jogado atualmente (e um jogo muito mais conhecido do público em geral), o game mais próximo de PUBG no ranking é Dota 2, com 595,962 pessoas jogando — mais de 250 mil a menos. Parece que PUBG chegou para mudar a rota de jogos mais lucrativos, saindo do eixo LOL-Dota2-CSGO.

Já existiram outros jogos nesse estilo, como Arma III e DayZ, mas nenhum teve um auge tão duradouro e tão alto quanto PUBG. Agora o que resta é esperar para ver o quão alto consegue ir o “Jogos Vorazes” dos games.

Curtiu? Deixe um “👏” e um comentário.

Siga o Saideira no Twitter e também no Instagram para acompanhar nossas video reviews no Stories. Assine o feed do SaideiraCast, o podcast do Saideira.

--

--

Arthur Tinoco
Saideira

Co-Criador, host e escritor pro Saideira. Fanático por jogos e cultura pop. Considero o SuperNES a melhor invenção do homem.