Os melhores nichos para abrir sua Startup

Smart
Smart Consultoria

--

Conheça quais os segmentos mais promissores na hora de empreender seu novo negócio.

Que as startups são o modelo de investimento da vez, você já deve estar sabendo. Porém, pensar que uma startup está ligada somente aos conceitos de inovação e tecnologia é um grande equívoco. Hoje, por figurem entre os modelos mais lucrativos de negócios, as startups estão ampliando para os mais diferentes segmentos de atuação. Por terem o crescimento acelerado e a tecnologia como veia motora, é interessante avaliar que pode ser uma grande sacada, em tempos de crise, se aventurar em mares ainda pouco navegados.

Encontrar oportunidades para investir em seu empreendimento podem ajudar a diminuir os riscos do seu negócio não ir para frente. Avaliar o mercado, pesquisar e analisar as tendências de consumo e comportamento, são algumas das atitudes que você pode começar a tomar no desenvolvimento do seu negócio.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre as áreas que mais crescem quando se trata de abrir uma startup. Se você já ouviu falar em Agrotechs, Fintechs e outros termos mais comuns como sustentabilidade e economia colaborativa, então você está por dentro dos termos que ditam esse mercado. Mas se você ainda não está familiarizado com essas expressões, não se preocupe. Vamos discorrer sobre cada um deles, na esperança de que você encontre o melhor segmento para o abrir o seu negócio.

Agrotechs

Este é o setor da indústria focado na tecnologia para a agricultura. Aqui, estão relacionadas empresas que procurem soluções para o cultivo inteligente, no qual o monitoramento das fazendas são feitos em tempo real; economia de energia e água, com sistemas de irrigação evoluídos e controle de doenças e pragas; o mapeamento agrícola e as plataformas interativas que facilitam a comunicação entre os fornecedores, revendedores e os agricultores.

As agrotechs começaram a despontar em 2013, quando a Monsanto, empresa multinacional de agricultura e biotecnologia e maior produtora de herbicidas do mundo, comprou a Climate Corporation por quase 1 bilhão de dólares. Desde então, o setor expandiu em 70% e, segundo a ABStartup, hoje no país somam-se mais de 50 empresas no ramo.

Fintechs

Esse termo vem da junção de Finanças com Tecnologia. Ou seja, é o segmento das startups que cria inovações nas áreas de serviços financeiros e modelos de negócios. Os serviços financeiros deixaram de ser uma exclusividade dos bancos e seguradoras para entrar no radar das startups. Um bom exemplo de uma startup baseada em fintech é o Nubank, que oferece cartão de crédito com anuidade zero, acompanhando dos gastos em tempo real e atendimento personalizado. Vai me dizer que não é tudo o que você queria que o seu banco te oferecesse?

Por terem nascido no mundo digital, as fintechs vieram para facilitar a vida do cidadão, oferecendo serviços de fácil compreensão, simples e intuitivos. E o melhor, tudo com o toque de um dedo, já que grande parte das fintechs que vigoram hoje no país são aplicativos de celular. Essa é uma demonstração do quanto esse modelo de startup veio para burlar a burocracia das grandes corporações financeiras.

Sustentabilidade lucrativa

Já não é novidade para ninguém que agora as práticas sustentáveis são um ideal. O capitalismo desenfreado e nossas matérias-primas sendo minadas pelo avanço das indústrias não deixam dúvidas de que o momento é para se dedicar a pelo menos diminuir os impactos negativos do crescimento desenfreado.

Ao longo do tempo se provou, principalmente em grandes empresas de capital aberto, que os retornos e a valorização de suas ações é maior quando as empresas seguem boas práticas globais de sustentabilidade e governança corporativa. Isso mostrou que, ao contrário do que muitos pensam, empresas que prezam por ações sustentáveis também geram lucro. Aliás, hoje em dia, estão lucrando mais do que nunca. E nesse ponto, a tecnologia torna-se sua maior aliada.

A indústria está em processo migratório, saindo de uma política baseada apenas no lucro, para estimular o benefício social, originando o que eles têm chamado de Investimento de Impacto, que é o investimento em impacto social e ambiental aliado a retornos financeiros satisfatórios.

Um empresa no ramo do vestuário que vem trazendo soluções interessantes para os impactos ambientais e o consumismo desenfreado é a Insecta Shoes. Original do Rio Grande do Sul, a e-commerce que produz sapatos veganos (sem origem animal) em pequena escala já tem até lojas físicas. A expectativa é que este ano a Insecta atinja um faturamento de R$ 1,7 milhões de reais, um crescimento de 70% em relação ao ano passado.

Deu para perceber que os nichos estão pulsando, e que não faltam oportunidades para explorar diferentes setores que não se figurem apenas em startups focadas em marketing e no desenvolvimento da tecnologia. Basta ter um pouco de criatividade e desejo de mudança para encontrar soluções criativas e colaborativas.

--

--

Smart
Smart Consultoria

A Smart Inteligência Empresarial é uma empresa de treinamento e consultoria em negócios, estratégia e finanças. www.smartie.com.br