Taqtalkies #16: Eidi Takahashi

Viviane Ducarme
TaqtileBR
9 min readJun 25, 2018

--

Eidi era um dos religiosos da marmita. Almoçava sempre no mesmo horário e eventualmente nos encontrávamos nesses momentos, quando eu estava com muita fome e decidia almoçar mais cedo do que de costume. Eidi, na minha impressão, é aquele cara quietinho que se solta quando você abre a porteira da sociabilidade. Ele fala com muita alegria dos tempos no Japão e com não tanta alegria dos tempos de TCC. Nesse Taqtalkie você vai conhecer um pouco mais desse ex-marmiteiro que resolve os problemas que você não sabe resolver.

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Quando eu entrei na Taqtile comecei na área de operações como desenvolvedor, tive a experiência de ser responsável por alguns projetos e então decidi ajudar mais internamente. Hoje em dia eu atuo no time de configuração que tem como tarefas: configuração de ambiente nas máquinas, auxiliar em alguns processos gerenciais internos, configuração de CIs, ferramentas de automação de processos para projetos.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

No começo da faculdade (primeiro estágio) eu cheguei a fazer 3 meses numa empresa de consultoria atuando na área de auditoria interna… foi uma experiência legal para ver que aquele não era o caminho, hahaha. O estágio seguinte já foi na Taqtile :)

Uma experiência de trabalho fora da minha área de formação foi trabalhar 3 meses numa fábrica de doces no Japão. É bem puxado por ser trabalho manual em linha de produção, de pé o dia inteiro, quase sempre fazendo o mesmo movimento por 8 horas, mas achei interessante ver como as coisas funcionam junto com a cultura, rigorosidade, pontualidade dos nativos de lá.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Que meu primeiro nome é Lucas, hahahaha não é que eu não goste, eu prefiro Eidi mas se alguém quiser me chamar de Lucas não tem problema…só vou demorar para perceber que é comigo :P

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Tento sempre me colocar no lugar dos outros.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Acho que sempre tem alguém melhor mas acredito que seja bom em memorizar rostos hahaha não sei o segredo, acontece.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Sinceridade, não só na vida profissional mas na pessoal também. Se você está com alguma dificuldade é melhor deixar claro antes que se torne um problema maior e às vezes é uma questão simples que na sua cabeça parece ser muito pior.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Social com os amigos, Netflix, games (PC), ler.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

As histórias de como eu abri a cabeça algumas vezes quando era criança (eu nem lembro, talvez por causa das pancadas ¯\_(ツ)_/¯ ): Uma delas, depois de um dia na praia ao chegar em casa, os primos apostando corrida pra ver quem chegava primeiro no banheiro pra tomar banho, quem chegou primeiro? E quem escorregou e rachou a cabeça no vaso? Acertou, mizeravi! Em outra, era alguma data comemorativa e a festa era em casa, estava eu fazendo aquela brincadeira saudável na cadeira, que você fica colocando o peso pra frente e pra trás achando o máximo sua habilidade de deixar a cadeira apoiada em dois pés e então o peso pra trás foi demais e lá fui eu caindo de costas, parando com a cabeça na quina da parede. A única prova que eu tenho são as falhas na parte de trás da cabeça, hahaha.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Que eu não tenho mais vontade de comprar videogame (consoles), prefiro PC.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Acho que nada, quando a natureza chama eu só vou!

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Ajudaria o máximo de pessoas possível e ter feito alguma diferença significativa na vida de outras pessoas seria uma coisa bem legal de ser lembrado.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Atento. Quando alguém pede auxílio me esforço para resolver logo problemas que possam estar impedindo elas de prosseguirem.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

“Viver sem” é muito forte, mas um outro gadget que uso bastante é o Kindle.

Quais são seus filmes favoritos?

Gosto daqueles filmes com uns plot twists loucos ou aqueles de roubos cheios de táticas, haha (Trilogia Oceans Eleven, Now You See Me 1 e 2, Trilogia Bourne).

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Estou lendo "Mindset", parei de ler "E Não Sobrou Nenhum” para ler o combo (já comentado em talkies anteriores) "Garra" + "Mindset". Esse combo eu já até recomendei para algumas pessoas, agora uma recomendação de ficção fantástica é a série “A Crônica do Matador de Rei” que ainda falta o último livro ser lançado.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

“Garra” e “Mindset” porque me deram outra perspectiva em relação a vários aspectos da vida. Os únicos livros que eu tinha lido por vontade própria foram os da série do Harry Potter, o livro que me trouxe o hábito de volta foi “O Nome do Vento” (da série indicada acima) então acho que vale.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Se for uma tarefa que preciso me concentrar ou só fico com fone ou escuto aquelas playlists de focus do Spotify. Caso seja uma tarefa mais simples escuto mais rock ou hip-hop/R&B.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Prefiro ficar mais sozinho, ouvindo música, assistindo alguma coisa…em geral um tempo mais para mim mesmo.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Vá num coach.

Quais seus maiores medos?

Perder a memória, perder pessoas queridas.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Voltar a praticar alguma atividade física e aprender a tocar violão.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Game tester, sempre gostei de jogar, fica a dúvida: será que conseguiria jogar tanto tempo e repetidamente jogos em fase de desenvolvimento?

Quais coisas te deixam bastante triste?

Ações sem pensar minimamente nos outros ou pior, ações tomadas mesmo sabendo que será prejudicial aos outros e benéfico somente a si próprio.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Se eu conseguir ajudar alguém e eu sinta que isso foi muito importante eu fico feliz :) Ah dormir me faz feliz também.

Pelo que você se sente mais grato?

Pelas oportunidades que tive.

O que você gosta menos sobre você?

Meu medo do julgamento de outras pessoas.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Que eu seja bravo ou mal humorado.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Que eu não sou bravo nem mal humorado, dependendo da comunicação com a pessoa eu sou bem besta até (em relação a zueira) hahaha.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Pular de paraquedas, a subida e ficar observando o marcador de altura é bem assustador, mas depois que salta do avião é uma das melhores experiências que já passei, um dia pularei de novo.

A mais assustadora de todas, não que eu tenha escolhida passar por ela, foi pegar o terremoto de 2011 do Japão momentos antes de embarcar de volta para o Brasil, eu já tinha feito o checkin e estava indo pro portão de embarque. Tenho um leve trauma, toda vez que um ônibus ou caminhão passa rápido na rua e o prédio da uma leve vibrada eu lembro do terremoto.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Da viagem que eu fiz pro Japão no ano passado, encontrei com meus amigos lá, mas fazer o trajeto sozinho até lá com as várias escalas em países que eu não sabia se o inglês seria suficiente (Togo, Etiópia e Hong Kong) foi um desafio e além disso era um destino que para turismo achei que levaria mais tempo para realizar.

Qual a melhor decisão que já fez?

Viajar com os amigos para o Canadá e Japão.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

De estranho acho que comer num lugar que chama Japadog em Vancouver, é um hotdog com a culinária japonesa

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Acredito que ela esteja acontecendo, estou recebendo auxílio na jornada do autoconhecimento e está sendo muito bom.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

A história contada lá em cima ganha fácil, mas uma que eu lembro foi na adolescência, eu estava com tendinite no joelho e o médico tinha dito que se eu não fizesse exercício físico daria tudo certo só que fui em um acampamento e nessa época qualquer lugar que tivesse uma quadra/campo eu estava jogando bola e foi o que eu fiz, voltei do acampamento com muita dor e o médico engessou a minha perna pra só assim eu parar quieto.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

A viagem pro Japão em 2017, na vez anterior eu tinha ido para trabalhar só que nessa eu fui para passear, visitei várias cidades, visitei meus parentes, conheci pessoas muito legais que fizeram a viagem valer.

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Os valores herdados dos meus pais. E agora, como estou buscando o autoconhecimento, acredito que possa me tornar uma pessoa melhor ainda.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Meus pais sempre me ensinaram e passaram os meus valores mais fortes e em grande parte é o que me define.

Eidi, por Tuanny, designer na Taqtile

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Acreditava que depois de um tempo praticando uma atividade e percebesse que não tinha o dom para aquilo desistia e ficava com um sentimento de tempo desperdiçado. Hoje vejo que qualquer coisa que eu decida fazer e largue depois de certo tempo vou ter me tornado uma pessoa melhor que antes e com mais bagagem.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Iria para o futuro, tenho muita curiosidade pra saber o que vai acontecer com o Brasil e o mundo bem lá na frente.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

De novo a viagem pro Japão hahaha valeu cada centavo gasto!

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Acho que o começo da faculdade que fui desleixado e por causa disso peguei umas DPs. Depois que comecei a estagiar acredito que isso me ajudou muito a crescer e endireitar e o meu desempenho na facul só melhorou.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Que se for ficar parado mantenha-se à direita.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Sim! Visitar vários países e se possível que eu tenha descoberto um jeito de fazer uma diferença na vida das pessoas e faça isso durante as viagens.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

`bundle exec fastlane setup` :joy: brinks!

A jornada é mais importante que o resultado.

Escolha o tipo do seu Pokemon! 💦, 🌱, 🔥.

--

--