Ilustração digital

Anna Paula Perci
Tendências Digitais
4 min readNov 22, 2018

A ilustração sempre foi algo importante na cultura mundial, visto que sua origem surgiu nos homens da caverna na qual estes já tentavam contar histórias através de desenhos. Com o passar do tempo a pintura veio ganhando força na Idade média, onde o crescimento da arte explodiu durante o Renascimento, e muitos nomes de artistas talentosos foram reconhecidos.

Em meados dos anos 1940 a arte começou a ser explorada para fins de propaganda, tendo seu interesse voltado para estratégias de marketing, com fins de que a ilustração fosse o ponto chave da atração para que os olhos dos compradores fossem atraídos pela arte.

O nascimento de Venus por Sandro Botticelli

Não muito diferente do que se pregava antigamente, hoje em dia muitas empresas de jogos que prezam por suas artes contratam excelentes artistas para a criação de sua arte final com a intenção de que esta imagem atraia os jogadores a comprá-la. Isso acontece muito em jogos como League of Legends, na qual cada visual diferente (Skins) possui uma arte nova; e também é muito comum em jogos de carta como HearthStone, que embora no jogo seja apenas uma carta, a ilustração é extremamente bem trabalhada.

Gif do progresso de criação da arte da personagem Neeko, do jogo League of Legends

Nos tempos modernos a ilustração começou a se tornar digital, e foi apenas no século 21 que ela abrangeu mais pessoas. Um dos primeiros equipamentos para se pintar digitalmente foi a mesa digitalizadora, tendo sua marca mais famosa a Wacon. A mesa digitalizadora era conectada via USB em um computador, na qual este serviria de tela enquanto a pessoa usaria a caneta que vinha com a mesa para desenhar nela. Assim que as mesas digitalizadoras foram disponibilizadas em diferentes tamanhos, funcionalidades e preços, muitos artistas começaram a praticar suas artes no digital, e muitos deles perceberam que a carreira artística é um acontecimento real nos dias atuais, seja para marketing ou para jogos.

O único problema desta ferramenta, a mesa digitalizadora, é que é necessário ter um computador com um programa de desenho para desenhar. Ou o artista desenharia em casa em sua área de trabalho, ou ele teria um notebook aonde levaria junto a ele para desenhar, mas mesmo possuindo esta segunda opção, a pessoa deve ter pelo menos um lugar para apoiar sua mesa digitalizadora para que este possa desenhar tranquilamente; porém ao ser um artista, a pessoa pode sentir a necessidade de querer rabiscar alguma ideia durante uma viagem ou uma aula, e apenas seria possível isso em um caderno de anotações rápidas, no meio tradicional (Sketch book).

Visto esta necessidade, a tecnologia tem se empenhado para adaptar programas de desenho em aparelhos portáteis como ipads e tablets. O programa mais utilizado por artistas era o Adobe Photoshop, por possuir uma vasta área para exploração de cores e modificações destas, porém o programa não foi criado com a intenção de se desenhar nele, e sim para edições de fotos. Tendo isso em mente, e vendo como a expansão da arte tem crescido nos últimos anos, assim como o interesse profissional nelas, programas criados para aparelhos portáteis e especificamente para desenhos estão ficando em alta nestes últimos anos, o maior exemplo de um deles é o programa Procreate.

Imagem mostrando como o desenho pode ser feito usando uma tablet

O uso de tablets e Ipads tem se tornado muito mais comum do que era em alguns anos atrás, e com o advento de tais tecnologias, é possível hoje em dia desenhar na própria tela do aparelho, e este acabará digitalizando seus traços, tornando-os em uma pintura digital. É um grande marco para os artistas digitais o surgimento de programas e aparelhos para tal uso, pois o único aparelho até então que tornava possível você desenhar na própria tela era o CintiQ, um tipo de monitor na qual era possível desenhar nela com a caneta especial que vem no conjunto. Este monitor é uma evolução da mesa digitalizadora, porém ainda é necessário conectá-lo a um computador que tenha um programa de desenho, não levando em consideração também seu alto custo. No vídeo a seguir um artista explora como é desenhar no Ipad e dá sua opinião a respeito.

A tendência tecnológica tem se voltado para aparelhos portáteis que facilitem ainda mais a vida das pessoas, e os artistas digitais não iam ficar de fora.

Textos de referência:
Mobile illustration
Ilustração Original
A Ilusão nas artes 2D

--

--