As diversas formas de expressão dentro das Redes Sociais

Erick Gustavo
Tendências Digitais

--

É impossível, quando falamos do “agora”, não pensar na conectividade e por consequência na internet e seus benefícios, dentre os quais estão a capacidade de se conectar a milhares de outras pessoas, graças as Redes Sociais.

Com a popularização da internet e diversos dispositivos aos quais permitem a todos estarem conectados o tempo todo a Grande Rede, as pessoas criaram hábitos, costumes e tendências as quais convergem a tipos de comportamento aos quais quanto mais semelhantes, mais facil de localizar grupos de interesses e comportamentos em comum aos quais , principalmente, os jovens da atualidade vem buscando se inserir.

Antigamente por volta de 1996, com a criação do ICQ e dos existentes e-mails, as pessoas trocavam informações via texto através dos computadores e serviços existentes, porém somente um seleto grupo aos quais possuíam internet e computadores os utilizavam; pessoas as quais faziam parte de seleta elite.

Antes disso, a tendência de se comunicar com pessoas a distância já era praticada, através das cartas. Obviamente nada se compara a instantaneidade da “Era digita”l a qual estamos inseridos, mas as cartas se mostraram o meio mais efetivo, para a época,apesar da grande demora, e muitas vezes o extravio das correspondências.

Windows Live Messenger, um dos sucessos de envios de mensagens.

Para entendermos melhor o comportamento atual de comunicação nas redes sociais, devemos voltar a talvez o maior pioneiro dessa tendencia, o famoso e saudoso Windows Live Messenger, também conhecido como msn. Criado em 1999 e se popularizando cada vez mais após a disseminação da internet aos lares de todo o mundo. A principio a idéia central era o envio de mensagens de texto, mas com o passar o tempo, foram inseridos imagens, animações, chamadas de vídeo, e tudo ao qual é comum na atualidade.

Gifs utilizados no facebook

Voltando aos dias atuais, com um pontapé inicial do msn, várias outras redes sociais foram criadas como o Orkut, facebook, twitter, vine, youtube, tumblr, instagram e o que percebe-se é o esquecimento do texto, ou um desuso sobre o mesmo.

Como sociedade somos constantemente impactados por diversos fatores, e nossa comunicação se baseia em linguagem verbal, não verbal e mista pois, somos seres humanos altamente audiovisuais. E dentro da rede nosso comportamento não tem sido diferente, pois a utilização de outros meios de expressão tem aparecido aqui e ali a cada dia.

Na postagem “Gifs, videos > palavras.”, a autora nos mostra um pouco sobre como estas aparentemente fotos em movimento ou pedaços de videos comprimidos estão preenchendo e substituindo muito o que seriam textos e textos que, talvez, não causassem o mesmo impacto ao publico destinado. Discordo talvez que o texto dentro de uma rede social seja ignorado e é dada importância somente a imagens e vídeo, creio que exista sim interesse em tudo que é postado, porém isso vai depender da fonte a qual está relacionada.

A febre por se comunicar por imagens foi tanta que uma rede social onde a principal forma de se comunicar são imagens foi criada, o Tumblr. Nele existe a possibilidade de texto, mas somente como legenda para informar o contexto. Sendo possivel postar até Gifs os quais transmitem a sensação de 3D. Em seu texto “Gifs como modo de expressão em redes sociais” o autor relata a característica mais marcante dos jovens : “O uso crescente de Gifs como transmissão de emoções ou reações são fortemente atribuidos ao jovem digital.”. Esta frase é facilmente compreendida a quem está inserido dentro da cultura digital a qual está sendo vivenciada atualmente.

Outro meio de comunicação é através de vídeos que transimites possiveis situações de nosso cotidiano, ou a qual nos identificamos devido a algum fator em comum. os Vines (vídeos curtos de cerca de 6 segundos) são novidade, juntamente com os gifs e os snaps, são a grande tendência da atualidade, mostrando ou encenando o dia a dia com situações possiveis. Indo pelo mesmo caminho, vemos que o instagram também está no páreo, pois criado com a principal característica de publicar fotos, pessoais, a plataforma expandiu seus horizontes e permite que sejam publicadas montagens e até videos.

Porém além de “como” as pessoas que utilizam essas redes se comunicam, o outra tendência que mais cresce é o conteúdo das publicações. A maior parte opta pelo humor ácido e o sarro da sociedade em geral. Em um vídeo viralizado, o famoso “já acabou jéssica” a situação acabou sendo tão acessado e interessante que rendeu vários memes (definição para sátira em forma de imagem/ilustração). Os memes são a forma encontrada de satirizar tudo e qualquer situação possivel, o que rendeu um nome para esse comportamento, a “Zueira” como é conhecida no Brasil, esse comportamento cresceu tanto que transcendeu da internet diretamente para os cinemas, o qual fez sucesso principalmente no filme do personagem em quadrinhos, da Marvel comics, Deadpool.

Seja em imagem, vídeo, audio, Gifs, snaps, tweets, emojis, e outros, a principal função da internet é possibilitar métodos inovadores de conteúdo e e formas de comunicação, seja sobre assuntos sérios, seja sobre comédia ou entretenimento, e antes o que era algo sisudo, fechado, se abriu para um oceano de possibilidades, formas diferentes, uma verdadeira “quimera metamórfica” de possibilidades.

--

--