As diversas formas de expressão dentro das Redes Sociais

É impossível, quando falamos do “agora”, não pensar na conectividade e por consequência na internet e seus benefícios, dentre os quais estão a capacidade de se conectar a milhares de outras pessoas, graças as Redes Sociais.

Com a popularização da internet e diversos dispositivos aos quais permitem a todos estarem conectados o tempo todo a Grande Rede, as pessoas criaram hábitos, costumes e tendências as quais convergem a tipos de comportamento aos quais quanto mais semelhantes, mais facil de localizar grupos de interesses e comportamentos em comum aos quais , principalmente, os jovens da atualidade vem buscando se inserir.

Antigamente por volta de 1996, com a criação do ICQ e dos existentes e-mails, as pessoas trocavam informações via texto através dos computadores e serviços existentes, porém somente um seleto grupo aos quais possuíam internet e computadores os utilizavam; pessoas as quais faziam parte de seleta elite.

Antes disso, a tendência de se comunicar com pessoas a distância já era praticada, através das cartas. Obviamente nada se compara a instantaneidade da “Era digita”l a qual estamos inseridos, mas as cartas se mostraram o meio mais efetivo, para a época,apesar da grande demora, e muitas vezes o extravio das correspondências.

Windows Live Messenger, um dos sucessos de envios de mensagens.

Para entendermos melhor o comportamento atual de comunicação nas redes sociais, devemos voltar a talvez o maior pioneiro dessa tendencia, o famoso e saudoso Windows Live Messenger, também conhecido como msn. Criado em 1999 e se popularizando cada vez mais após a disseminação da internet aos lares de todo o mundo. A principio a idéia central era o envio de mensagens de texto, mas com o passar o tempo, foram inseridos imagens, animações, chamadas de vídeo, e tudo ao qual é comum na atualidade.

Gifs utilizados no facebook

Voltando aos dias atuais, com um pontapé inicial do msn, várias outras redes sociais foram criadas como o Orkut, facebook, twitter, vine, youtube, tumblr, instagram e o que percebe-se é o esquecimento do texto, ou um desuso sobre o mesmo.

Como sociedade somos constantemente impactados por diversos fatores, e nossa comunicação se baseia em linguagem verbal, não verbal e mista pois, somos seres humanos altamente audiovisuais. E dentro da rede nosso comportamento não tem sido diferente, pois a utilização de outros meios de expressão tem aparecido aqui e ali a cada dia.

Na postagem “Gifs, videos > palavras.”, a autora nos mostra um pouco sobre como estas aparentemente fotos em movimento ou pedaços de videos comprimidos estão preenchendo e substituindo muito o que seriam textos e textos que, talvez, não causassem o mesmo impacto ao publico destinado. Discordo talvez que o texto dentro de uma rede social seja ignorado e é dada importância somente a imagens e vídeo, creio que exista sim interesse em tudo que é postado, porém isso vai depender da fonte a qual está relacionada.

A febre por se comunicar por imagens foi tanta que uma rede social onde a principal forma de se comunicar são imagens foi criada, o Tumblr. Nele existe a possibilidade de texto, mas somente como legenda para informar o contexto. Sendo possivel postar até Gifs os quais transmitem a sensação de 3D. Em seu texto “Gifs como modo de expressão em redes sociais” o autor relata a característica mais marcante dos jovens : “O uso crescente de Gifs como transmissão de emoções ou reações são fortemente atribuidos ao jovem digital.”. Esta frase é facilmente compreendida a quem está inserido dentro da cultura digital a qual está sendo vivenciada atualmente.

Outro meio de comunicação é através de vídeos que transimites possiveis situações de nosso cotidiano, ou a qual nos identificamos devido a algum fator em comum. os Vines (vídeos curtos de cerca de 6 segundos) são novidade, juntamente com os gifs e os snaps, são a grande tendência da atualidade, mostrando ou encenando o dia a dia com situações possiveis. Indo pelo mesmo caminho, vemos que o instagram também está no páreo, pois criado com a principal característica de publicar fotos, pessoais, a plataforma expandiu seus horizontes e permite que sejam publicadas montagens e até videos.

Porém além de “como” as pessoas que utilizam essas redes se comunicam, o outra tendência que mais cresce é o conteúdo das publicações. A maior parte opta pelo humor ácido e o sarro da sociedade em geral. Em um vídeo viralizado, o famoso “já acabou jéssica” a situação acabou sendo tão acessado e interessante que rendeu vários memes (definição para sátira em forma de imagem/ilustração). Os memes são a forma encontrada de satirizar tudo e qualquer situação possivel, o que rendeu um nome para esse comportamento, a “Zueira” como é conhecida no Brasil, esse comportamento cresceu tanto que transcendeu da internet diretamente para os cinemas, o qual fez sucesso principalmente no filme do personagem em quadrinhos, da Marvel comics, Deadpool.

Seja em imagem, vídeo, audio, Gifs, snaps, tweets, emojis, e outros, a principal função da internet é possibilitar métodos inovadores de conteúdo e e formas de comunicação, seja sobre assuntos sérios, seja sobre comédia ou entretenimento, e antes o que era algo sisudo, fechado, se abriu para um oceano de possibilidades, formas diferentes, uma verdadeira “quimera metamórfica” de possibilidades.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.