Computador que lê pensamentos?

Jacqueline Kruk
Tendências Digitais
2 min readApr 14, 2016

Com a chegada da Wearable tech, comandos de voz e gestual, nós temos novas formas de interação com a tecnologia. Na TED Talk “A headset that reads your brainwaves”, a empreendedora Tan Le expõe sua proposta de tecnologia vestível que se mostra uma alternativa aos comandos por gesto ou voz.

Trata-se de um dispositivo colocado na cabeça como fones de ouvido, que lê os impulsos cerebrais. Para que ele execute um comando, deve-se primeiro mexer nas configurações, associando um impulso especifico a um comando. É possível ver a demonstração no vídeo.

A palestrante ainda mostra aplicações de tecnologias semelhantes, como comando via expressões do rosto (fechar os olhos, sorrir), ou então realizar ações dentro de um ambiente de realidade aumentada por meio dos impulsos cerebrais.

Esse tipo de interação parece dispensar uma interface visível ou audível para o usuário, se for usado para funções como apagar e acender luzes dentro de casa, ou ligar e desligar um aparelho.

Em jogos digitais, já existem projetos em que jogadores têm a oportunidade de fazer os mesmos movimentos que o personagem (correr, explorar o ambiente tátil) ao invés de apertar botões, a leitura dos sinais cerebrais pode atuar em funções secundárias, até mesmo lendo o estado psicológico do jogador.

A proposta de Tan Le é fazer com que a máquina responda às necessidades que ela capta do usuário, desse modo, dependendo de como o dispositivo for pensado para o futuro, a área médica poderá se beneficiar muito, utilizando-o como terapias ou exames. Outro TED interessante tratando de um assunto parecido é esse:

Que tipo de interfaces terão que ser pensadas no futuro, se essa tecnologia se popularizar? Ou melhor, será que serão necessárias interfaces visuais, audíveis, táteis?

--

--