Fake 3D

Eduardo Jaeger
Tendências Digitais
5 min readOct 10, 2017

Com a evolução tecnológica, cresce também a expectativa de entretenimento digital, hoje um artista gráfico precisa ser cada vez mais rápido e melhor, para atender a expectativa que o mundo tem sobre ele. Se antes usava-se o fake 3D para necessidade, pela economia grande de espaço digital, e fácil processamento/renderização, hoje ela é amplamente utilizada afim de atender as expectativas do mercado, e pessoal também, que busca tudo para o mesmo dia, quase que instantâneo.

Mas nem tudo é ruim, graças a essas necessidades surgiram diversos estilos os quais possuem cada um, uma função e um lugar no nosso mundo.

O fake 3d é uma técnica que busca trazer uma impressão de algo ser 3D, quando na verdade ocupa um ou mais planos em 2D…. Mas para que serve isso, considerando que o fake 3D tende a ser menos realista do que algo realmente em 3 dimensões?! Simples, como dito anteriormente, pelo fato que seu processo de criação pode, dependendo do caso, ser muito rápido.

Ex.: Em um game 3D, que precisa ter um objeto volumétrico X, ele é complexo e se fosse modelado levaria dias, pois teria que também texturizar e renderizar, além de ocupar um grande espaço no game, deixando ele lento, então é decidido fazer ele com o fake 3D, utilizando apenas 2 dias e tendo um resultado muito próximo do que o 3D teria.

Além da possibilidade de economizar tempo, armazenamento e dinheiro, tem a possibilidade de deixar algo com mais personalidade, criando uma estética recorrente no game.

Essa técnica era usava em peso nos games de antigamente, com uso de sprites para poder criar personagens, cenários ou itens, de forma que não ocupava muito espaço e mesmo assim podendo ter resultados bem complexos, usando a pintura volumétrica para formar gráficos que aparentassem ser 3D, com uso de shadow e de highlight para dar impressão de volumetria, e também com uso do parallax.

Com isso era possível de ter games pesando poucos mega bytes, tendo uma grande quantidade de assets.

Porém essa técnica tinha limites, ainda só era possível visualizar algo em 2D, dando pouca impressão de tridimensionalidade. Mas surgiram novas técnicas, e cada uma foi se aperfeiçoando. E hoje, até mesmo em cenários 3D, o uso do fake 3D é muito recorrente, principalmente em games, onde é necessário ter muitos itens, cenários e etc que carregue de forma rápida e bem fluída.

Em games, outro ponto que utiliza o Fake 3D em escala industrial, é os Normal Maps, pois através de uma imagem em formato TGA, é possível trazer uma ilusão de ótica ao jogador, criando a sensação que o objeto na frente possui muitos detalhes, quando na verdade 90% é ilusão de ótica, trazendo inúmeros benefícios ao game.

Ou como no caso do Low Poly, que é uma técnica que usa planos 2D entrelaçados, ou não, para dar tridimensionalidade a um objeto, ou para dar ilusão de ser real. A técnica consiste em pegar um plano com poucos, ou apenas um, polígono e transformá-lo em uma plataforma onde receberá uma imagem ou foto, e então usando um canal alfa, é retirado o fundo, ficando apenas a informação visível nesse plano. Como o exemplo da árvore, sendo possível criar algo que aparenta ser complexo, quando na verdade pode ter apenas 2 polygons, ou 2 imagens apenas.

Este exemplo usa planos 2D para criar folhas na árvore, dando a impressão de ser muito mais complexo.

Outro como Parallax que criar a ilusão que existe um espaço tridimensional atrás, usando planos em paralelo, com determinada distância entre eles, para dar impressão de movimento, de que existe um espaço atrás.

Um ramo elegante do fake 3 é a Perspectiva Isométrica, que usa 3 semi retas, cujo possuem o mesmo ponto origem e possuem um ângulo de 120º entre si… usando essas linhas guias, cria-se uma ilusão de tridimensionalidade, e tal técnica é muito utilizada no ramo de arquitetura e em games de plataforma. Seguindo essa técnica, é possível criar objetos que aparentam ser tridimensionais, que são facilmente entendidos como 3D, leves e fáceis de serem encaixados, pois seguem padrões… Essa técnica cresce cada vez mais em games, e quase que é regra em jogos para aplicativos mobile.

Usando uma outra regra, a de concentração de pontos, linhas ou etc, é possível gerar efeitos Holográficos, que aparenta também ser em três dimensões, quando na verdade são informações concentradas e que juntas formam algo maior.

Existem diversos modos de criar essa ilusão de ótica, como tais: 2.5D, parallax, pintura volumétrica, isometria, low poly de imagem, ilusão de ótica, normal map e etc… Para cada um existe um nicho que utiliza-o.

--

--