Gamificação da interface

kaio sermann
Tendências Digitais
2 min readJun 5, 2017

Com diversos aplicativos para ajudar no dia-a-dia, alguns optam por promover uma maior interatividade com o usuário através de linguagem distinta: A gamificação da interface.

Gamificação é uma ferramenta utilizada para transformar algo banal ou com uma certa dificuldade, em algo que troque tempo de uso por recompensas e uma forma divertida de trabalhar. (Kato, 2016, p.1)

Como Kato cita em seu artigo “Gamification (Ludificação)” através da Gamificação é possível transformar algo “maçante” em algo divertido e interativo. Dessa forma, diversos aplicativos estão modificando suas interfaces para atrair o usuário.

Aplicativo para aprender diversas línguas — Duolingo

Duolingo é um aplicativo que utiliza da ferramenta de gamificação em toda sua interface. Dessa forma o usuário é incentivado a cumprir a meta diária através de formas interativas.

Interface do Aplicativo Duolingo

Ao analisar a interface é possível observar diversos recursos que se assemelham a interface de jogos digitais. Ícones, gráficos e personagem são os principais recursos utilizados pela plataforma. As etapas de aprendizado são propostas como “fases” para que o usuário se situe em qual nível da língua ele está. Como qualquer língua, é necessário que o aluno pratique um mínimo diário, dessa forma o aplicativo mostra para o usuário através de um personagem e barras de progresso, o quanto falta para alcançar sua meta diária.

Aplicativo Habitica

Outra interface que utiliza muito da gamificação é o Aplicativo Habitica. O Habitica é uma agenda, na qual você coloca seus afazeres diários, semanais e anuais. Após realizar tais tarefas você ganha pontuação e evoluí seu personagem, assim incentivando os usuários a não pular suas tarefas. Esse método de mudança de comportamento é citado no artigo “Mudança de comportamento através da gamificação” por Rubens Beraldo Paulico.

Interface mobile do Habitica

A interface é claramente moldada para que pareça que você está em um jogo e não realizando “suas tarefas”, assim ganhando experiência, moedas e armaduras para o seu personagem.

--

--