Manufatura aditiva

Vítor Cit
Tendências Digitais
3 min readJun 17, 2018

Manufatura aditiva é o termo genérico que é usado para descrever o processo de manufatura através do qual operam diversas ferramentas como o que ficou conhecido como “impressora 3D”.

Trata-se de um processo mecânico no qual diversas camadas de material são progressivamente sobrepostas uma à outra com o objetivo de formar um objeto, geralmente tendo como base um modelo digital.

Um processo de impressão 3D.

Recentemente, houve um rápido aumento no interesse por parte da população, da mídia e das empresas pela ideia de manufatura aditiva. Podemos ver neste artigo que as vendas anuais de impressoras 3D cresceram de 5978 unidades em 2010 para 232336 unidades em 2015.

Esse interesse crescente não é sem fundamento. As possibilidades nas mais diversas áreas: da medicina à robótica, da culinária à arte, da indústria à publicidade são realmente animadoras e extremamente impressionantes.

Na área da medicina, a manufatura aditiva permite a criação de diversos tipos de próteses, o que é esperado. O que é mais inusitado é que impressoras 3D são capazes também de imprimir remédios e mais impresionantemente tecidos como cartilagem, artérias, ossos e até pele sintética.

Na culinária, impressoras 3D podem ser usadas com matéria prima comestível para imprimir diversos pratos.

Busto do Papa João Paulo II criado com uma impressora 3D

No meio da arte, é possível criar modelos 3D complexos usando programas de modelagem digitais como SketchUp, AutoCAD e ZBrush e torná-los palvápeis facilmente com uma impressora 3D.

Talvez, no entanto,a aplicação mais significativa da manufatura aditiva seja na indústria. As possibilidades de facilitação do processo de manufatura e montagem de produtos de todos os tipos são o suficiente para impressionar empresários. Um exemplo que ilustra o interesse da indústria na impressão 3D é o desenvolvimento por parte de um empresa chinesa de um carro produzido inteiramente com peças impressas através do processo de manufatura aditiva.

LSEV — o carro construído inteiramente com peças criadas através de impressão 3D

O LSEV, como é chamado deve chegar ao mercado em 2019, e é um carro elétrico. Sendo composto de apenas 57 peças, o LSEV é consideravelmente mais símples de ser montado do que carros convencionais, que costumam ser compostos de por volta de 20000 peças. Essa simplicidade também torna o processo de montagem do carro bem mais rápido.

Esses são apenas alguns exemplos de como a manufatura aditiva vem sendo revolucionária nas mais diversas áreas. Mesmo ainda estando na sua infância, o processo já gerou um impacto tremendo, e conforme a técnologia de impressão 3D evoluír, podemos esperar que se torne ainda mais relevante.

Fontes:

--

--