Game MODs

Fabio Furtado
Tendências Digitais
8 min readJun 16, 2018

Modificações em Jogos Digitais (MODs) são uma forma dos entusiastas de videogames desenvolverem mais conteúdo aos seus jogos favoritos de gamers para gamers.

O público de entusiastas de videogames, mais conhecido como gamers, extraem o máximo de conteúdo de seus jogos preferidos e fazem profundas análises sobre eles, esse público consegue enxergar diversas possibilidades de melhorias e modificações dentro dos jogos, e na maioria das vezes as desenvolvedoras não ouvem as sugestões do público para a criação de novos conteúdos e mecânicas em seus produtos, e nas vezes em que algumas sugestões são atendidas geralmente elas são disponibilizadas através de expansões pagas (DLCs), o que não agrada nenhum pouco o público gamer.

Por conta disso que surgiram as modificações feitas pelos próprios jogadores, ou como são mais conhecidos os MODs que vem da palavra em inglês Modification (Modificação), esses MODs são alterações realizadas no jogo, desde simples modificações como alterar uma textura de algum objeto até grandes expansões com novos mapas, mecânicas e missões. Essas modificações sempre utilizam um jogo principal como base e desenvolvedores de MODs constroem modificações em cima dessa base, alterando o código de programação, imagens de texturas, acrescentando modelos e cenários, etc.

Imagem de um MOD para o jogo The Elder Scrolls V: Skyrim.

Os MODs geralmente não alteram a Engine original do jogo modificado, pois com uma Engine já estruturada no jogo fica mais fácil de fazer alterações, a Engine de um jogo é basicamente um pacote de código que serve como base para os programadores do jogo, nela é inclusa todas as possibilidades, limitações, gravidade e demais físicas, áudio, dano, etc.

Imagem mostrando o software da engine da Unreal 4.

Em sua grande maioria os MODs são disponibilizados online para todos os jogadores que desejarem acrescentar modificações em seu jogo, é pouco comum a própria produtora do jogo base criar MODs para ele, eles geralmente são criados por programadores independentes.

Alguns exemplos de MODs divertidos em diversos jogos.

É importante destacar que muitas vezes os MODs acabam prejudicando o jogo original, ocasionando erros no sistema (os famosos Bugs), e alguns podem até vir acompanhados de vírus.

Um MOD que deixa os gráficos ultrarrealistas no jogo Grand Theft Auto IV.

Algumas vezes os desenvolvedores de MODs vão da simples alteração dos elementos em um jogo, e acabam substituindo praticamente todos os recursos da produção original, criando um jogo inteiramente novo derivado de uma modificação. Isso já ocorreu muitas vezes na indústria dos games, inclusive jogos originados de MODs que tornaram-se mais populares que o original.

Um MOD gigantesco para The Elder Scrolls V: Skyrim, que adiciona novos mapas, missões, diálogos, etc.

Uma breve história dos MODs

Para muitos pesquisadores e entusiastas da área dos videogames a primeira modificação em um jogo foi feita em 1981 em um jogo chamado Castle Wolfenstein desenvolvido para o Apple II, O MOD foi criado por Andrew Johnson e Preston Nevins que hackearam o jogo e substituíram os inimigos nazistas do jogo por Smurfs.

Andrew Johnson explica melhor as alterações que eles fizeram no jogo:

“Os guardas nazistas se tornaram Smurfs, as vozes alemãs, na maioria das vezes incompreensíveis, tornaram-se vozes de Smurf mais incompreensíveis ainda. Criamos uma nova tela para o título, uma nova para o final, uma nova narração de abertura e uma música tema de abertura, e mudamos a configuração da Alemanha para o Canadá.” Fonte: Apple II Bits

Gif mostrando as alterações de Andrew Johnson e Preston Nevins no jogo Castle Wolfenstein.

Quase uma década depois, em 1993, surgiu um jogo que pode ser considerado um dos mais importantes na história dos MODs, o clássico shooter em primeira pessoa desenvolvido pela id Software: Doom. Os fundadores da desenvolvedora de Doom, Tom Hall e John Carmack, sabiam que os fãs de seus jogos gostariam de fazer modificações em seu novo lançamento, e decidiram disponibilizar todos os arquivos do jogo Doom (sprites, texturas, mapas, etc) compactados em um arquivo WAD (que é um acrônimo para “Where’s All the Data?”). Isso permitiu que muitos MODs fossem criados para o jogo, cada vez mais ambiciosos, e também possibilitou que jovens programadores talentosos demonstrassem as suas habilidades, um deles em particular, Tim Willits, ganhou destaque pelo seu trabalho e foi convidado para trabalhar na produtora de Doom, a id Software, e atualmente assume o cargo de Lead Designer da empresa.

Gif da logo da Valve.

Mais tarde a Valve Software, uma gigante desenvolvedora de jogos, tornou-se a primeira empresa da área a dar mais atenção para os criadores de MODs, convidando regularmente alguns deles que mais se destacavam em suas habilidades para trabalhar na empresa. Em 1998 a Valve lançou um shooter em primeira pessoa, muito bem sucedido, o Half-Life, que recebeu uma modificação criada por Minh Le que originou o MOD mais bem sucedido da história dos games até a atualidade: o jogo Counter Strike. A Valve enxergou o potencial que a criação de Le possuía na época e adquiriu os direitos do MOD para desenvolver um jogo completo, e o resultado foi surpreendente, o jogo se tornou um dos mais bem sucedidos da história, transformando-se em uma série de jogos que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, sendo muito jogada até os dias de hoje.

Gif mostrando um pouco da jogabilidade de Counter-Strike: Global Offensive.

Atualmente já existe um grande suporte de muitas empresas para desenvolvedores de MODs, como é o caso da já citada Valve com a Steam, que fornece um suporte para os criadores e uma comunidade para compartilhamento que você pode conferir clicando aqui, também podemos citar a enorme comunidade de MODs para o popular jogo Minecraft, da desenvolvedora Mojang, e também exitem sites que agregam MODs para diversos jogos de diferentes produtoras, um dos mais conhecidos é a comunidade Nexus Mods, não posso deixar de citar outra grande produtora de jogos que fornece suporte e apoia a criação de MODs é a Bethesda, que desenvolveu o jogo considerado como um dos que mais possui MODs criados que é o The Elder Scrolls V: Skyrim.

Recentemente surgiu uma grande popularização dos jogos com o gênero Battle Royale, em que vários jogadores se enfrentam em uma mapa gigante e vence apenas o último sobrevivente. Esse gênero, mais especificamente o jogo Playerunknown’s Battlegrounds, ou como é mais conhecido PUBG, foi originado da criação de um MOD do jogo Arma III, e atualmente tornou-se uma enorme febre entre o público gamer, batendo diversos recordes de audiência em streams e de quantidade de jogadores online.

O vídeo a seguir mostra um TOP 10 com os jogos que mais receberam MODs na histórias dos games:

Jogos famosos originados de MODs

  • 1. Counter Strike — Originado de um MOD de Half-Life
  • 2. DotA 2 — Originado de um MOD de Warcraft III
  • 3. DayZ — Originado de um MOD de Arma II
  • 4. Playerunknown’s Battlegrounds — Originado de um MOD de Arma III
  • 5. Team Fortress — Originado de um MOD de Quake I

O futuro dos MODs como uma tendência

Os MODs ganharam a admiração do público gamer e das desenvolvedoras, já existem até premiações anuais para os melhores MODs desenvolvidos, muitas empresas inicialmente enxergaram a modificação em seus jogos como uma coisa ruim, uma forma de hacking, certas pessoas até consideram essa prática ilegal, mas quanto a outras produtoras de jogos mais visionárias, como a Valve, conseguiram ver os vários benefícios dessa prática dos fãs de seus jogos, que pode ser até comparada com as fanfics nas narrativas e romances, da onde surgem grandes profissionais e conteúdos de qualidade para todos, onde ambos os lados saem ganhando. Por isso podemos considerar que os MODs ainda se mantém uma tendência no mundo dos videogames, pois muitas empresas ainda podem começar a investir nessa área, fornecendo suporte em seus jogos e dando liberdade para os jogadores produzirem suas próprias criações, e quem sabe até jogos completos e tornarem-se grandes profissionais dos jogos digitais.

MOD para o jogo Grand Theft Auto IV, com o tema do filme Toy Story.

Referências:

--

--