Por que não olhar o facebook até as 18hrs?

O sistema acima da disciplina.

Kellven Vilhena
Contando e Traduzindo o Melhor
3 min readJun 5, 2013

--

- Aqui estamos para mais um passo na tradução de textos do Medium! Um texto recente, e interessante, de @HerbertLui, originalmente publicado em 3 de junho de 2013, facilmente encontrado nos recomendados. Herbert Lui está estudando a interseção de arte e empreendedorismo. Você pode segui-lo no Twitter. Ele é o autor de um guia gratuito de construção de credibilidade (em inglês) online.

Nada impressionado.

Eu não tinha feito nada naquele dia; Em vez disso, eu estava na borda do meu assento, dando f5 na minha caixa de entrada do Gmail e olhando o 9GAG. Eu não saí do meu quarto, exceto para fazer frango empanado. Não foi um bom dia.

Eu valorizo a auto-disciplina, mas criar sistemas que ajudam ao mal comportamento ser quase impossível, é mais confiável do que o autocontrole. - Tim Ferriss, em uma entrevista para o The Observer

A única coisa boa que veio disso: Eu percebi que queria minimizar o sentimento de improdutividade, tanto quando eu poderia, para o futuro. Criei uma lista, que eu chamo de “Regras de eficiência”. Que, além de outras, incluem:

  • Apenas checar e-mails entre as 11 e 12, e 15 e 16 horas.
  • Meu celular fica de bruços na minha gaveta, até que esses intervalos mencionados anteriormente acabem.
  • Sem 9GAG ou Reddit até as 20hrs.
  • Sem Facebook até as 18hrs.
  • Fazer uma lista de 2-3 itens que devem ficar pronto no fim do dia. Tente terminá-las ao meio dia.

Quando as regras estão lá, é mais fácil resistir a ceder, se eu não estou me sentindo com vontade de trabalhar.

Eu percebi que os dias que eu sou mais improdutivo são os dias que eu quebro essas regras. Os dias que eu estou mais entediado, também são os dias que eu não as cumpro; Eu perco a concentração para escrever ou construir coisas. Portanto, é um sistema que está lá para manter as coisas sob controle — para me certificar de que, mesmo se eu estiver entediado, eu vou me forçar a encontrar algo melhor para fazer.

O blog “37signals” escreveu sobre o interruption tax* (taxa de interrupção). A evidência está aí: perder o foco após ser interrompido, significa menos tempo para que você volte ao que estava fazendo. Em vez disso, nós podemos usar esse tempo para ter mais coisas prontas. É meio difícil quando se há a tentação do Facebook, o som de mensagens ou as notificações em tempo real do celular, e as chamadas urgentes dos emails.

*Nota do editor: um artigo muitíssimo interessante, que não é do Medium, mas eu talvez poste aqui. Feito isso, edito com o link em português.

O problema não é apenas com a produtividade. É uma questão de foco e consciência. Eu não gosto do que acontece no Facebook, onde meu minifeed parece cheio de atividades de pessoas e páginas, ou realizações e conquistas pessoais. O que já deixei claro em um post (em inglês).

Então, o que acontece se você não está acessível a qualquer hora do dia?

Nada. Ninguém morre. Você não. E agora, ainda melhor: As pessoas não vão mais esperar que você responda a elas o mais rápido possível, como normalmente as pessoas estão acostumadas, e você pode ter um pouco mais de tempo para fazer as coisas que sempre quis fazer.

--

--

Kellven Vilhena
Contando e Traduzindo o Melhor

Escritor, ex-futuro biólogo, ex-futuro dentista e enfim um jornalista mais velho do que aparenta.