Como é trabalhar como Consultor de TI Independente, por Andre Baltieri

William Oliveira
Training Center
Published in
4 min readApr 6, 2017

Esse post é parte de uma série de entrevistas para o Training Center sobre o que um profissional pode dizer sobre sua área de atuação visando mostrar para outras pessoas como é trabalhar no que fazem, esclarecendo para algumas pessoas se elas se dariam bem trabalhando na área ou mesmo só para mostrar para outras pessoas como é trabalhar com isso.

Essa entrevista foi enviada para o André Baltieri, uma pessoa bem conhecida na comunidade .NET, além dos Open Sources, MVP e ativo em diversas comunidades.

André Baltieri

Como você conheceu a área de TI?

Desde pequeno sou fã de games, e quando tinha meus 15 anos, fiquei curioso em saber como eles eram feitos, então descobri a área de programação. Fiz um curso técnico e no meio do caminho descobri o desenvolvimento Web, fiquei apaixonado e desde então trabalho com isto!

Meu primeiro emprego (oficial, rsrsrs) como Desenvolvedor Web foi em 2005!

Por que você escolheu ser Consultor de TI?

Na verdade não foi uma escolha, foi quase uma consequência. Eu tive algumas oportunidades que impulsionaram minha carreira, e hoje atuo em grandes clientes e projetos no Brasil todo.

Amo o que faço… Viajar, ter problemas novos o tempo todo para resolver, sou muito competitivo, e as dificuldades da profissão me motivam muito!

Como foi o seu primeiro trampo?

Foi uma loucura! Eu programava em PHP, estava com a carreira toda direcionada para ele, e do nada, a empresa adotou ASP/ASP.NET, então tive que mudar meu foco para tecnologias Microsoft.

Foi uma grande e boa mudança, que me trouxe o bom vínculo que tenho com a Microsoft hoje!

Durante o período que estive em minha primeira empresa, eu sempre tive pessoas que me ajudaram, aliás, sempre tive bons amigos que me ajudaram e ajudam até hoje. Sendo assim, consegui desenvolver as skills que precisava. Me lembro que na época não tinha banda larga, então eu conectava depois da meia noite na internet, baixava os conteúdos do MSDN para poder estudar no dia seguinte! Ô vida sofrida naquela época :)

eu conectava depois da meia noite na internet, baixava os conteúdos do MSDN para poder estudar no dia seguinte!

Quais são as skills de quem trabalha nesta área?

Hoje eu lido muito com pessoas, e para mim, o segredo está em ter bons relacionamentos, o resto você encontra no Google!

Agora falando de skills técnicas, hoje eu atuo muito na área de arquitetura de software e soluções em nuvem. Mover clientes para nuvem e larga escala utilizando Micro Serviços tem sido minhas últimas grandes demandas. Mas como nossa área é muito vasta, isto muda com uma boa frequência.

Quais são os principais desafios da área?

Hoje eu troquei de lado da mesa, não posso lidar apenas com código mais, e isto foi um grande desafio para mim no começo.

Quando chego no cliente, tem um budget para ser gasto no projeto, tem um time que nem sempre conhece todas as boas práticas, então antes de pensar no código/arquitetura, eu tenho que pensar no budget e nas pessoas.

Depois começam os desafios técnicos, e aí a gama se expande muito. Neste começo de ano cheguei a fazer uma consultoria em um projeto que era em Java, e não conheço Java, mas sei das boas práticas, do DevOps, do ambiente, das pessoas, então tenho que ter um bom jogo de cintura para lidar com tudo isso.

Fora isso, meu Kindle está cheio de eBooks, entre uma viagem e outra, eu leio sobre diversos assuntos, desde infraestrutura até orientação a objetos, incluindo linguagens e tecnologias de várias empresas. Hoje eu tenho que dar uma solução para o meu cliente, sou pago para isto, e dificilmente consigo isto sem ter um vasto leque de ferramentas comigo.

Quais são as principais recompensas da área?

Para mim, a principal recompensa está no lado da comunidade, que é o trabalho voluntário que eu presto. Este sábado (01/04) estive em Curitiba, onde palestrei para mais 300 pessoas. O carinho e agradecimento desse pessoal é impagável! Quando alguém me chama para tirar uma foto por exemplo, vem um flash na minha cabeça e neste momento me sinto realizado, sei que meu trabalho está mudando a vida de alguém.

Você pensa em mudar de área?

Eu já estudei música, se eu fosse mudar, seria para esta área, mas não faria diferente do que faço, entende? Eu teria um canal no YouTube, estaria nos eventos, ensinaria música as pessoas.

No fundo a tecnologia é um meio que tenho para contribuir e ajudar outras pessoas, se eu mudar de área, trocaria apenas o “meio”, mas o “fim” seria o mesmo.

No fundo a tecnologia é um meio que tenho para contribuir e ajudar outras pessoas

Por que alguém deveria se tornar um(a) Consultor de TI?

Viajar por aí dando palestras, estar cada semana em uma empresa/projeto diferente, conhecer pessoas e lugares a todo momento, é isto que faço hoje, esta é a minha profissão.

Porém isto me priva de várias coisas, como ter um relacionamento estável, ter uma família e por aí vai. Tudo tem seu ônus e bônus, a vida é uma balança, sobe um lado, desce outro.

Mas uma coisa é fato, você nunca vai ser bom fazendo algo que você não ama! Então siga seu ❤, não importa o que te digam, faça o que você realmente ama fazer, e tenho certeza que você fará isto muito bem!

Este foi um post sobre como é trabalhar como Consultor de TI, porém também temos sobre como é trabalhar como Coordenador de Sistemas, por Jhonathan Souza Soares, Quality Analyst Engineer, por Úrsula Junque, Full-Stack Developer, por Ana Eliza, Líder Técnico, por Elton Minetto e Back-End Developer, por Giovanni Cruz.

Siga o Training Center no Twitter para se manter atualizado(a) sobre nossas novidades: trainingcentr

Entre no nosso Slack para participar das decisões desse projeto e também para ver gifs engraçados!

Conheça nossas iniciativas.

--

--

William Oliveira
Training Center

Engenheiro de software frontend, escritor do livro O Universo da Programação (http://bit.ly/universo-da-programacao), periférico e bissexual