Guia de editores(as) da publicação no Medium do Training Center

William Oliveira
Training Center
Published in
5 min readSep 9, 2017

O Training Center, assim como uma comunidade com foco em conectar pessoas para elas fazerem coisas boas em grupo, tem suas iniciativas para disseminar conteúdo de qualidade e fazer com que alguns talentos saiam de sua zona de conforto escrevendo seus primeiros artigos ou enviando conteúdo em vídeo/fazendo live code em nosso canal.

A nossa publicação no Medium é o ponto focal de conteúdo em texto, onde publicamos avisos, dicas e também queremos escrever notícias do nosso mundo do desenvolvimento de software.

Esse post é um guia para novos editores e editoras que estão entrando no grupo de maneira ativa para ajudar a revisar as submissões que chegam em nossa publicação frequentemente.

Biblioteca Yangzhou Zhongshuge

O que esperamos dos textos de nossa publicação

Como qualquer canal de comunicação em texto, esperamos que nossos artigos não possuam muitos erros de ortografia, assim como sejam atraentes para a pessoa que o lê e não sejam mal embasados.

Para tal, até publicamos um artigo com dicas de como tirar um artigo do papel:

Quando são artigos técnicos ou artigos que não exploram simplesmente opinião pessoal ou experiência própria, esperamos que o texto tenha referências linkadas no corpo ou no final do artigo.

Como fazemos as revisões no texto encaminhado para nossa publicação

É tudo uma questão de troca de mensagens e acordos entre autores(as) e editores(as)

Quando recebemos uma submissão de artigo chega um email de alerta (caso o editor ou editora tenha configurado isso em seu perfil no Medium) e qualquer pessoa pode pegar o texto para revisar.

Temos um canal privado em nosso Slack onde conversamos sobre os textos e sobre a “redação” do Training Center. Nesse canal nós damos um alerta informando que vamos revisar o texto x que acabou de chegar. Isso para que muitas pessoas não fiquem no mesmo texto. O ideal é que duas pessoas revisem.

A revisão não consiste em editar o texto enviado para nossa publicação, afinal ela é, muitas vezes, de autoria de outra pessoa e o modo de falar dessa pessoa deve estar no texto. Se modificarmos algo conforme nossa maneira de falar, acabamos matando a originalidade do autor ou autora que nos envia conteúdo.

Quando encontramos algum erro de ortografia, erro em exemplos de código, links quebrados ou qualquer coisa do tipo, nós deixamos um comentário oculto para essa pessoa.

Imagem de onde fica o comentário oculto

A pessoa terá uma semana para “resolver” o que foi proposto, senão podemos editar aquele ponto levantado para corrigir esses erros. Lembrando que é uma correção e não alteração no fluxo do texto. Não devemos acrescentar conteúdo, nem remover conteúdo, somente corrigir algo errado.

Caso você, como editor(a), ver que faltou conteúdo e que você pode melhorar o texto, você pode entrar em contato diretamente com a pessoa, seja pelo nosso Slack ou qualquer outro canal de comunicação, e perguntar se pode acrescentar mais coisas.

Como saber se o texto enviado é relevante para nossa publicação

Muita gente pode querer nos enviar seus artigos e alguns podem não fazer sentido para nosso publico. Temos alguns critérios para saber se esses artigos devem ou não entrar em nossa publicação:

  • o conteúdo deve ser voltado a pessoas que desenvolvem software ou estão diretamente relacionadas a isso, como designers, gerentes de produto/engenharia de software, pessoas envolvidas na cultura devops, áreas de bancos de dados, etc
  • o conteúdo não deve ser marketing de um produto ou empresa, mas pode ser divulgação de uma outra comunidade ou iniciativas para nosso público (como eventos, meetups, etc)

O que fazer quando chega um texto com conteúdo “fraco”

Pessoas iniciantes no mundo do desenvolvimento de software também podem e DEVEM escrever textos para a internet. A maneira de alguém que acabou de começar a aprender pensar e falar é diferente da maneira de alguém com mais que 5 anos de carreira e isso importa.

Talvez o conteúdo seja fraco para você, meu caro editor ou editora, mas pode ser de extrema importância para alguém mais iniciante que está perdido(a) entre artigos técnicos extremamente complicados de ententer.

Porém o texto pode, realmente, ser fraco de conteúdo e temos algumas diretrizes para identificar esse conteúdo:

  • o texto não possui embasamento algum
  • o texto não possui nenhuma fonte confiável a não ser o achismo de quem escreveu
  • o texto não passa de um conteúdo clickbait para atrair atenção para quem escreveu
  • o texto é só mais um flame war sobre o último framework JavaScript da moda contra outros 5 sem nenhum contexto ou provas de conceito

Alguns desses pontos são extremamente difíceis de pegar, afinal nossa opinião pessoal pode agir quando lemos um texto e, para que isso não atrapalhe nosso julgamento, podemos pedir ajuda no canal de redatores do Training Center.

Caso o texto seja realmente fraco não devemos simplesmente deixar pra lá. Podemos ajudar quem escreveu a melhorar seu conteúdo. Isso por que a pessoa pode estar agindo com más práticas de escrita por falta de conhecimento no assunto. É extremamente normal.

Nosso papel como editores(as) é ajudar quem escreve para que seu conteúdo fique bom. Nós não queremos somente que a pessoa escreva para o Training Center e pronto. Queremos conteúdo de qualidade para nossas comunidades (comunidades e não comunidade) e a maneira de se fazer isso é opinando e ajudando quem se esforça para transmitir seu conhecimento através de texto e isso se aplica para todos os níveis profissionais como iniciantes, intermediários, avançados, masters, modo deus e até Exódias.

Um local com excelentes referências para nós, editores(as), é o artigo onde me baseei para montar nosso guia:

Leia-o até o final e você vai saber exatamente o que precisamos para nossa publicação. ;D

Conclusão

Este foi um guia para editores e editoras do Training Center para trazermos conteúdo de qualidade para as pessoas que nos acompanham e para que ajudemos as pessoas a escreverem seus primeiros artigos.

Se você quiser colaborar com a nossa publicação ou tiver dicas de melhorias pode nos enviar email em contact.trainingcentr@gmail.com.

--

--

William Oliveira
Training Center

Engenheiro de software frontend, escritor do livro O Universo da Programação (http://bit.ly/universo-da-programacao), periférico e bissexual