7 dicas para aproveitar ao máximo a Black Friday sem cair em golpes

Natalia Oliveira
tudosetransforma
Published in
4 min readNov 29, 2019

Ahhh, a Black Friday! ❤ Quem nunca quis aproveitar ao máximo de uma data que é sinônimo de promoção e desconto? É principalmente por esse motivo que é preciso tomar o dobro de cuidado na hora das compras, pois como golpistas sabem que nesse dia milhões de pessoas estarão fazendo compras, eles aproveitam para poder tirar uma vantagem disso. Mas pra você não cair em golpes tanto nessa Black Friday como em qualquer outro dia do ano — já que fraudes acontecem o ano todo, infelizmente — continue lendo esse texto 😄

1. A loja é confiável?

Como já falamos nesse post aqui, uma das dicas mais importantes é verificar se a loja é confiável, e dá pra fazer isso no site da Receita Federal, verificando se as informações da empresa — como razão social e CNPJ — batem com o que consta no site, além de checar se está regular.

Outra coisa bem legal é que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico certifica as lojas online que aderem ao Código de Ética da Black Friday por meio do selo “Black Friday Legal”, o que também ajuda na hora de ver se o site é seguro na hora de fazer a compra.

2. Se atente ao link e o domínio do site

Mesmo que você conheça a marca e saiba que é confiável, esteja sempre atento ao link do site, pois muitos golpistas criam sites falsos com a mesma cara de um site de uma marca famosa e conseguem pegar todos os dados que são colocados na hora da “compra”, ou roubar senhas, ou para facilitar uma invasão ao computador para futuros ataques.

Um tipo de ataque que nos últimos meses afetou muitas pessoas foi o chamado phishing, que é aquele tipo de golpe que são as próprias pessoas que fornecem as informações fraudulentas sem saber. Um exemplo bem recente são os links de promoções falsas que são repassadas em correntes de WhatsApp. Então, sempre confira se o link e o domínio são confiáveis, principalmente em datas de consumo, como Black Friday.

3. Barato demais? Desconfie

A Black Friday realmente é conhecida por conta das marcas oferecerem um preço muito bom em produtos, principalmente aqueles mais caros, como eletrônicos. Mas, quando o preço está muito abaixo do normal, tenha sempre aquele pé atrás e verifique antes de fazer a compra.

Para isso, dê uma olhada no mesmo produto em outros sites que também estejam com desconto. Caso o preço do seja muito distinto, é melhor não arriscar 🤷

4. Não é só cartão de crédito! Cuidado com os boletos ou depósitos

Tem gente que prefere não fazer compras com cartão de crédito por medo de fraudes, mas os golpes não estão focados apenas nesse tipo de pagamento: boletos e depósitos também são grandes alvos de golpes. Além disso, quando a compra é feita pelo cartão de crédito, é possível fazer a contestação caso algo dê errado, e por isso ele é recomendado em casos de compras on-line.

Então, uma das principais dicas é sempre estar de olho nos códigos de barras, principalmente se os três primeiros códigos correspondem ao código do banco emissor.

Caso esteja desconfiado, peça uma nova via do boleto. No caso do digio, você pode ver como solicitar uma nova via da fatura aqui.

5. Dúvida se é confiável? Chame os canais de atendimento

Você já verificou se o site é confiável, mas continua desconfiado. Então, o que vai tirar a sua dúvida é o canal de atendimento oficial da marca, porque aí não vai ter erro.

6. Cuidado onde você se conecta

Identificar o produto com o preço mais barato ✔️
Verificar se a loja é confiável ✔️
Verificar se o site é confiável ✔️

Agora, pra não ter erro, você só precisa verificar mais uma coisa: a sua conexão. E não é pra ver se você está conectado no Wi-Fi, mas sim pra ver em qual rede você está conectado. Nunca use um Wi-Fi público, pois muitas vezes os fraudadores conseguem ter o acesso ao seu computador desse jeito.

7. Cuidado com o “precisamos confirmar seus dados” pelo telefone ou e-mail

Muitos golpistas se fingem de atendentes e pedem a confirmação de dados por telefone, o que é muito perigoso. Mas o mais importante é que você não deve passar seus dados sem que você tenha certeza que está falando com um atendente da instituição.

E a mesma coisa acontece em e-mails, mas aí você consegue ter mais certeza se não é um golpe olhando para o endereço do remetente, assim você vai ter certeza se o e-mail veio realmente da instituição.

Dica extra: se atente na hora na compra presencial, pois golpes também podem acontecer!

O risco de fraudes em compras presenciais é menor, mas pode acontecer dependendo da intenção de quem colocar as mãos no seu cartão. Por isso, nunca entregue seu cartão de crédito nas mãos do vendedor sem que você possa ver o momento que ele irá inserir na maquininha.

Já viu tudo que o digio está oferecendo nesta Black Friday? Tem muuuita novidade! Veja tudo aqui.

___

Ainda não tem o seu digio? Peça o seu aqui!

___

Leia também:

poup na Black Friday: agora você recebe mais dinheiro de volta!

black friday: tem novidade no programa de pontos do digio!

--

--