Existe algo mais importante do que descobrir seu propósito

Daniel Neves
Tutoria Criativa
Published in
5 min readApr 3, 2019

Atualmente, propósito tem sido usado por muitas agências de comunicação como parte de sua estratégia fundamental. A palavra, para muitas empresas, é a chance para continuar sobrevivendo. A corrida desenfreada para encontrar propósito virou obsessão dos novos empreendedores e coachings. Nessa corrida, há algo que não está no radar e é muito mais importante e valioso. Não estamos prestando a devida atenção, mas tem um impacto profundo em nossas vidas.

Em 2011, eu vivia em um universo muito distante, e ainda estava envolvido com projetos de diversas marcas para a Coca-Cola. Por esse motivo, fui convidado a participar de um workshop com David Butler, então VP de Inovação. Em um determinado momento, fez uma apresentação com a inspiradora palestra de Simon Sinek, no TED. A visão de Propósito estava personificada em começar pelo “Por quê”. O mantra: “Por que você faz o que faz?” é a essência de um conceito que ele intitulou de Golden Circle, em que você deveria começar contando a história da sua marca pelo Por Quê. Se você ainda não assistiu, vale cada segundo.

TEDxPuget Sound 2009

Simon tem uma rara combinação de presença, simplicidade e bom humor. Essa pergunta é a base do seu livro “Starts with Why. How great leaders inspire action” (em português “Comece pelo Por quê? Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir). Porém, apesar de grande inspiração, Simon não nos oferece as ferramentas. De que maneira poderia acessar esse Por quê? E caso seja possível acessá-lo, como poderia aplicá-lo na minha realidade? Afinal de contas, os boletos não param de chegar!

Propósito requer autenticidade

No Kundalini Yoga, a visão que vem da alma, vem do conceito da Verdadeira Identidade, que contém toda a nossa beleza, pureza e divindade. Propósito não é algo para ser descoberto ou encontrado. O propósito deveria estar em tudo que você faz, pois não existe separação. A dualidade é que nos separa de nossa Verdadeira Identidade. “Será que vou ser bem sucedido? Será que vou sobreviver? Será que vou prosperar?” O nosso Ser é habitado por muitas nuances e camadas. A nossa mente possui qualidades, preconceitos, apegos e padrões que se misturam em diversos pensamentos em uma grande rede de complexidades e paradoxos. Essa combinação é única em cada indíviduo.

O problema é que estamos tão envolvidos com nossas emoções, padrões e identidades culturais, que não conseguimos compreender quem somos de fato. Afinal, como saber que se o seu propósito não é uma projeção do ego? Se não podemos nos livrar totalmente do ego, podemos agir com menos influência?

Yogi Bhajan sempre dizia que para esses tempos, o lema seria “Ser para Ser”. Significa que não há nada para procurar. Tudo já está dentro de você. Você já é! A verdadeira identidade, é a sua Consciência, é a sua alma, é a sua ética, são os seus valores.

No fundo, a grande questão está em COMO manifestar esses valores no mundo! Essa é a união a ser realizada. Por isso não existe propósito sem manifestação. O que nos falta é praticar e viver esses valores. E a verdadeira identidade para ser manifestada, requer autenticidade.

A História Sem Fim (Neverending Story) 1984

O que determina autenticidade?

A maioria de nós acredita que autenticidade pode ser encontrada em nosso propósito. Isso nos leva a uma crença de que encontrar propósito significa ter uma vida mais autêntica. Quando na verdade, isso é apenas uma parte do processo.

Fica mais fácil de compreender quando observamos as palavras de grandes marcas globais e seus comportamentos. “Just do it”. “Abra a felicidade”. “Ideas for life”. “Isso muda o mundo”. Alguém acredita de fato ser possível encontrar a experiência de ser feliz abrindo uma garrafa com um líquido preto cheio de açúcar? Um banco com suas portas giratórias que selecionam quem pode ou não entrar e tarifas exorbitantes são capazes de mudar o mundo? A revolução (da comunicação) não será televisionada.

Todas essas empresas, sem exceção, possuem uma visão de marca precisa, inclusive um sentido muito claro de propósito para a sua existência, mas são de fato autênticas?

• Quais dessas marcas agem de acordo com aquilo que dizem?
• As experiências são alinhadas com suas palavras?
• Suas palavras são reais e verdadeiras ou apenas promessas e ilusões?

É aqui que fica clara a separação entre a visão e a manifestação. Portanto, onde há propósito, não necessariamente há autenticidade. O que determina autenticidade são os RELACIONAMENTOS. E o que define os relacionamentos são as nossas experiências.

Da visão à manifestação

O mapa que compartilho com vocês, foi construído ao longo dos últimos 5 anos. É a base de todo projeto realizado através da Tutoria Criativa.

O que esse mapa nos diz é que para ter uma experiência verdadeira, acessar nossos valores não é o suficiente. É necessário ter uma comunicação consciente e um relacionamento autêntico.

Essa é a base da oficina DA VISÃO À MANIFESTAÇÃO. Nesta oficina, vamos passar aprender a transformar grandes ideias em realidade e conhecer uma perspectiva de design para criar experiências transformadoras com impacto social..

Cada pessoa irá receber um pequeno documento no início da oficina que servirá como um guia para as diversas atividades aplicadas ao longo do processo criativo, assim como mapas que irão nos ajudar em nossa trajetória. Essa oficina foi projetada para aqueles que desejam se comunicar autenticamente dentro um relacionamento verdadeiro com o mundo e consigo mesmo.

Tem interesse?

As datas, horários e local desta oficina é definido de acordo com a disponibilidade e número de interessados. Ao confirmar seu interesse, mais chance tem dessa oficina acontecer.

--

--