Conversando com um taxista, contei os locais por onde viajei. Haifa, Nazareth, Jerusalém, Hebron, vale do Jordão, Nablus, Jenin e diversas vilas por toda a Palestina. “Você conhece esta terra muito bem”, ele me disse.
Cadernos Palestinos — 06/02/2014
Quando palestinos tem suas casas demolidas pelas Forças de Ocupação Israelense, a Cruz Vermelha, Crescente Vermelho e UNWRA lhes dão tendas.Foto: Plínio Zúnica
Em arabe, os ponteiros do relógio chamam-se “aqrab al-saat”, o escorpião das horas. A contagem do tempo como a ferroada que se aproxima, veneno que arde e mata por dentro, correndo corrente sanguínea escorrendo sub-repticianamente na areia do deserto de uma ampulheta.Talvez essa seja a…
Não eram ainda onze horas de uma manhã de sol no Vale do Jordão. Estava trabalhando com amigos brasileiros e palestinos, consertando o telhado de uma casa no vilarejo de Al-Fasayal, quando o jipe chegou. Eram quatro soldados, todos muito jovens, com exceção de um oficial arrogante de olhos azuis, aparentando…
Hoje, 14 de fevereiro, é comemorado mundialmente o Dia de São Valentim, uma data de celebração do amor, cheio de balões bregas, ursinhos, chocolates e propagandas machistas. Em Israel celebra-se o amor e a união tanto pela data comercial do dia 14 quanto pelo dia 15, a festa de Tu B’Av…
Talvez seja a sombra de pirâmides e faraós, tanto passado e tanta imortalidade, que dá um peso diferente ao Egito.Talvez seja a multidão, os milhares de carros e motos, pessoas na rua vendendo pão e bugigangas aos observadores da vida desocupados sentados nas calçadas fumando…
Desato o tabaco do saco de couro e enrolo um cigarro.Desenrolo labirintossalamaleikis e bordadosesparramados em tapetesnas paredesnos ouvidose no chão.Arabescos de fumaça e brasa nos narguilésvalsa de derbaki e alaúde na quietude do deserto contido no sorrisopalestinosilencia na saudade da cidade…