Minha retrospectiva em livros; ano 4

Leonardo Pereira
Uma Pera
Published in
3 min readDec 30, 2016

A lista de 2016 é a primeira a contar com obras em inglês

Alguns dos livros/montagem minha

Eu comecei esta série em 2013, quando li 18 livros. Na lista tinha Charles Bukowski, José Saramago, Jorge Amado, Ernest Hemingway… um ano muito bom. Só que o seguinte foi melhor ainda, porque pela primeira vez cheguei aos 25 livros — gente como Zélia Gattai, Isaac Asimov, Philip K. Dick, mais Saramago, mais Jorge Amado e um monte de J. K. Rowling (eu listei todos aqui).

A lista 'ano 1'

Aí veio o intercâmbio bagunçando tudo e me "forçando" a diminuir o ritmo; aquele foi o primeiro ano em que a minha quantidade de livros lidos foi menor que a dos 12 meses anteriores. Eu parei de ler em maio, usando a viagem como desculpa, e só fui voltar em dezembro, quando já estava em Dublin havia quatro meses. O relaxo foi tamanho que nem publiquei a lista de 2015 (por isso a incluí no final deste texto).

Quando percebi o que estava fazendo, resolvi retomar a leitura, mas com a proposta de um desafio: enquanto estivesse no exterior, focaria nas obras em inglês — afinal de contas, uma das principais razões para eu ter deixado o Brasil foi a necessidade de melhorar meu domínio sobre o idioma. E assim foi. O único livro em português que eu li neste ano foi "O menino grapiúna", do mestre Jorge (sim, ele é meu escritor preferido), mas aproveitei as duas semanas que passei no Brasil para fazê-lo — e foi por causa dessa leitura que escrevi o que se tornou meu texto favorito de todos os tempos (sério, leia aqui).

Mas não é só isso que vem movimentando minha vida literária. 2016 também marcou o retorno ao meu primeiro investimento sério na ficção, pois voltei a trabalhar num livro que estou escrevendo desde 2014. Além disso, ganhei a oportunidade de atuar como revisor do site para o qual eu trabalho, o que tem me ajudado a entender melhor o português, porque além de escrever diariamente eu passo o tempo todo pesquisando — aliás, estar fora do Brasil me deixou meio fissurado pela nossa língua, ainda mais por ter conhecido gente de Portugal, para quem o nosso idioma é o "brasileiro".

Enfim, a lista de 2016 está menor, obviamente. Primeiro porque eu demorei para voltar a ler; segundo porque estou lendo numa língua que eu não domino; terceiro porque comprei um videogame e não consigo mais parar de jogar. É para me forçar a driblar esses poréns que pensei numa meta para 2017: passar meu recorde, aqueles 25 livros de 2014. Não vai ser fácil, já que esse desafio vai se acumular com o de 2016 (de ler só em inglês), mas eu acho que consigo.

A lista:

  1. Animal Farm (George Orwell) ★★★★★
  2. The picture of Dorian Gray (Oscar Wilde) ★★★★★
  3. Harry Potter and the Cursed Child (J. K. Rowling, Jack Thorne, John Tiffany) ★★★☆☆
  4. O menino grapiúna (Jorge Amado) ★★★★☆
  5. High fidelity (Nick Hornby) ★★★★☆
  6. The catcher in the rye (J. D. Salinger) ★★★★★
  7. Junkie (William Burroughs) ★★★☆☆
  8. The girl on the train (Paula Hawkins) ★★★☆☆
  9. To kill a mockingbird (Harper Lee) ★★★★★
  10. A long way down (Nick Hornby) ★★☆☆☆

A lista 'ano 3':

  1. O guia do mochileiro das galáxias (Douglas Adams) ★★★★★
  2. O restaurante no fim do universo (Douglas Adams) ★★★★★
  3. A vida, o universo e tudo mais (Douglas Adams) ★★★★★
  4. O irmão alemão (Chico Buarque) ★★★☆☆
  5. O pintassilgo (Donna Tartt) ★★★★☆
  6. Eu, robô (Isaac Asimov) ★★★★★
  7. Comédia em tom menor (Hans Keilson) ★★★☆☆
  8. Nada a invejar (Barbara Demick) ★★★★★

--

--