Como usar o Medium

Dicas importantes para entender a melhor plataforma de textos da internet

Valter Nascimento
Blog do Valter
Published in
8 min readApr 22, 2019

--

Post atualizado em fevereiro de 2022.

O Medium estreou no Brasil em meados de 2013. De lá para cá a plataforma sofreu diversas mudanças e vem se fortalecendo como ponto de encontro de leitores em busca de informação relevante e escritores comprometidos com a qualidade.

Mas o Medium pode parecer um tanto complicado para quem não está habituado com o seu jeito de ser. Algumas dicas podem facilitar a descoberta de novos conteúdos, estimular sua leitura diária ou ainda despertar o autor que existe em você. Confira:

Como funciona o Medium?

O Medium é um canal de compartilhamento de textos criado por Ev Williams, um dos fundadores do Twitter. Sua ideia é criar um espaço democrático e sem propagandas para escritores, jornalistas, pesquisadores, blogueiros e demais criadores de conteúdo escrito.

Seu nome vem do termo “mídia” em inglês. É também uma referência a frase “the medium is the message”, “o meio é a mensagem”, do teórico da comunicação Marshall McLuhan.

O Medium se destaca dos demais canais de blogs como Wordpress e Blogger por seu visual limpo, sua facilidade de leitura e qualidade de seu conteúdo.

Como abrir uma conta no Medium?

Para entrar no Medium você poderá usar a página inicial medium.com e utilizar seu e-mail, Facebook ou Twitter para fazer o login conforme a imagem abaixo:

Página inicial do Medium em https://medium.com/. O site irá lhe enviar um link por e-mail caso algo ocorra errado ou você esqueça o seu login.

Você não pagará nada para abrir sua conta no Medium, mas poderá escolher por aderir a um plano pago para ler alguns textos (falaremos disso adiante). Você também não pagará nada para postar seus textos, nem para seguir páginas (as chamadas “publications”) ou outros autores.

Ao criar sua conta você será convidado a selecionar alguns assuntos de seu interesse. Infelizmente essa seleção oferece apenas temas em inglês e o Medium não permite, até o presente momento, uma seleção de assuntos em outros idiomas.

Mas isso não impedirá você de descobrir conteúdo em português — já já falaremos sobre isso.

Seleção de tópicos. Escolha os assuntos que você mais gosta.

As setas apontam para o local onde o leitor deverá clicar para adicionar seus temas prediletos ou descobrir outros assuntos.

Tenho que pagar para usar o Medium?

Não. Mas o Medium também não é de graça. Durante muito tempo o Medium foi uma rede 100% gratuita. Há pelo menos 2 anos ele passou a cobrar para exibir alguns conteúdos, o chamado paywall.

Esta é uma forma da plataforma se manter no ar, uma vez que o Medium é totalmente livre de propagandas. Isso ainda ajuda a diversos autores a ganharem a sua grana e a criar conteúdo de qualidade.

A assinatura custa 50 dólares americanos por ano (em torno de 200 reais ou 16,70 reais mensais) ou 5 dólares mensais (cerca de 20 reais). O pacote anual sai mais em conta, mas você pode assinar apenas um mês para ver se vale a pena.

A assinatura do Medium oferece ao leitor:

  • Acesso a textos exclusivos de grandes colunistas de sites como Rolling Stone, The Economist, The Atlantic e The New York Times.
  • Textos com áudio integrado, permitindo ao leitor ouvir o conteúdo. Ideal para quem curte podcasts.
  • Acesso as “collections”, uma espécie de stories do Medium, que funcionam como revistas interativas no smartphone.
  • Possibilidade de ler textos offline através do aplicativo do Medium para celulares e tablets.

Apesar de muitos textos serem pagos, ainda é perfeitamente possível usar o Medium no modo free. A maioria dos sites disponibiliza muitos textos gratuitos e o próprio Medium dá ao leitor o brinde mensal de 3 textos premium.

Uma dica importante: para saber se um texto é gratuito ou não veja se ele tem uma estrelinha ao lado do título ou do perfil do autor conforme abaixo:

O texto da esquerda é disponível apenas para os assinantes. O da direita é gratuito.

Lembre-se: o Medium lhe dará todo mês apenas 3 textos premium gratuitamente, portanto, não saia clicando em textos com estrelinhas imprudentemente.

Como usar o Medium?

Ao entrar na página inicial você encontrará uma tela parecida com a imagem a seguir:

1 — Esse é o seu perfil pessoal. Você poderá seguir e ser seguido por outras pessoas. Neste campo ficará uma breve biografia e link para redes sociais como Twitter e Facebook.

2 — Este é o seu campo de notificações. Se você publicou um texto, um comentário ou se foi seguido por alguém, irá receber notificações aqui.

3 — Barra de pesquisa. Use-a para pesquisar qualquer palavra-chave dentro do Medium. Ideal para encontrar textos em português. Experimente buscar por “Brasil”, “Crônicas”, “Português”, “Literatura”, “Comportamento”, “Política”, “Tecnologia” e outros termos relevantes.

4 — Barra de temas. Em inglês. Representa um apanhado geral dos principais assuntos do Medium.

5 — Feed. Esse é o Medium propriamente dito. Os textos mais comentados aparecerão aqui. Haverá sempre a indicação do site (textos premium), mas quanto mais você interagir com o conteúdo de sua preferência, mais esta página se tornará cada vez mais diversa.

Ao clicar no seu perfil você encontrará uma barra de ferramentas que ainda assusta muita gente. Veja a seguir:

  • New story: comece a escrever um texto no Medium e faça parte da conversa.
  • Stories: todos os textos que você já escreveu por aqui.
  • Series: parecido com o Stories do Instagram. Uma forma interativa de criar textos ainda pouco usada.
  • Stats: são as informações de acesso dos seus textos como quantos leitores, quantos aplausos (o jeito de dar like no Medium), quantos acessos, etc.
  • Medium Partner Program: é o programa de pagamento do Medium. Neste modelo o autor pode escolher por incluir seus textos no modo premium e ganhar uma parcela dos lucros pagos pelo Medium. Ainda não é disponível para autores brasileiros (falaremos mais sobre isso adiante).
  • Bookmarks: textos salvos para ler depois. Para isso, basta clicar no segundo símbolo da barra de ferramentas abaixo:
A função bookmark é ótima para ler depois um texto que você achou interessante.
  • Publications: são as “páginas” do Medium. Uma publication pode ter um ou vários autores. Elas são como blogs que reúnem os textos de diversos criadores. Neste campo aparecerão as publications que você segue e as que você criar.
  • Customize your interests: campo onde você poderá escolher mais temas, publications e pessoas para seguir. O Medium é uma rede inteligente, ou seja, ele passará a indicar o conteúdo que você demonstrar mais interesse. Visite este link sempre para poder renovar o seu feed e descobrir coisas novas.
  • Profile: o seu perfil. Ele será como a imagem abaixo:

Observe que no perfil há o número de pessoas que você segue (following) e os seus seguidores (followers). Há ainda as publications que você edita ou atua como escritor (eu sou editor da publication Blog do Valter). No campo “profile” você terá seus textos. Em “claps” você encontrará os textos os quais você curtiu (aplaudiu). Em “highligths” você terá os textos que você grifou. Em “responses” você encontrará os seus comentários.

  • Settings: a parte técnica do Medium. Neste campo você poderá mudar seus dados de acesso, bloquear usuários ou gerenciar como os autores e páginas lhe enviarão o conteúdo. Fique atento aos campos sobre “Newsletters” e “Digest”. Neles você poderá escolher receber periodicamente e-mails com o conteúdo que mais gosta. Caso prefira você pode ainda desativar ou deletar sua conta.
O Medium mede o seu interesse por um texto em “palminhas”.

Curtindo, comentando e compartilhando

Do lado esquerdo de cada texto você achará uma barra com os atalhos básicos do Medium. O ícone, que se parece com palminhas, equivale ao botão curtir do Medium.

Se você gostou de um texto, não deixe de aplaudir!

Cada botão aplaudir pode ser acionado em até 50 aplausos. Isso é muito importante para destacar o conteúdo de um autor. Quanto mais você gostar de um texto, mais palmas deve dar.

Outra funcionalidade bastante original do Medium é o destaque. É possível comentar apenas uma parte selecionada do texto. Veja abaixo:

Grifar textos é uma maneira original de interagir com os autores.

Ao selecionar um trecho do texto você poderá destacar algo que achou interessante, comentar apenas aquela parte, compartilhar no Twitter ou deixar um comentário privado.

É interessante ainda, ao ler um texto, observar onde os outros leitores deixaram seus grifos. Isso torna a leitura ainda mais dinâmica.

Algumas questões importante sobre o Medium

Como eu faço um texto no Medium?

Falei sobre isso detalhadamente neste texto.

Posso ganhar dinheiro sendo um escritor premium no Medium?

Apenas se você estiver num dos países atendidos pelo Stripe, método de monetização do Medium. O serviço ainda não está operando no Brasil, mas há promessas de que a empresa comece a atuar aqui em breve.

Não estou achando nenhum conteúdo português ou criado no Brasil, como faço?

Dê uma olhada neste texto que fiz sobre o assunto. Lá tem uma lista com alguns autores e publicações que recomendo. Existem ainda milhares de autores brasileiros e de publicações nacionais.

Fique atento: todos os textos no Medium possuem, ao seu final, pelo menos 5 tags. Elas funcionam como forma de classificar o conteúdo por temas.

Para facilitar a sua vida separei alguns temas/tags. Basta clicar nos links para encontrar um montão de textos legais:

Brasil

Medium Brasil

Literatura

Crônicas

Escrita

Notícia

Português

Sociedade

Feminismo

Filosofia

Empreendedorismo

O Medium tem aplicativo?

Sim e é muito bom. Acabou de sair uma atualização (junho de 2019) e ele está ainda mais rápido e moderno. Pode ser usado em iOS e Android, tanto em celulares quanto tablets.

Posso usar o Medium como um blog normal, portfólio ou como vitrine do meu trabalho como escritor?

Pode e deve. O Medium foi pensado para escritores. Toda a sua linguagem ainda é nova, mas já está se tornando tendência na internet. Muitos autores estão encontrando sua audiência através desta plataforma e se você gostou do estilo do Medium, deveria começar a escrever por aqui.

Concluindo

Espero ter ajudado você a usar o Medium com mais segurança e tranquilidade. Essa é uma ferramenta muito útil para encontrar novas histórias, ficar antenado no mundo digital ou expressar suas ideias.

A segunda edição do meu livro de contos, “O coração de um animal assustado” (2023. 112 páginas. Editora Levante), já está disponível. Apoie meu trabalho e garanta sua cópia autografada e com um marcador de páginas exclusivo:

Contato: valternascimento@me.com

Site / Twitter / Newsletter

--

--