6 vantagens da e-Residency para o seu negócio

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
6 min readMay 12, 2021

Saiba como a residência eletrônica estoniana ajuda você a reduzir a burocracia e ganhar tempo para fazer o que realmente importa

Você pode administrar sua empresa de qualquer lugar do mundo — Foto: Austin Distel

Se existe uma palavra muito presente no vocabulário dos empreendedores, é a burocracia. Frequentemente, a abertura e a administração de um negócio dão muitas dores de cabeça, com um precioso tempo sendo perdido com o preenchimento de longos formulários, visitas a cartórios, pagamentos de impostos e taxas, consultas a advogados…

Qualquer que seja a forma de burocracia que você já tenha enfrentado, você já sabe como ela esgota seus recursos, incluindo tempo, dinheiro, paciência e, às vezes, até relacionamentos. Mas existe uma solução — pelo menos para iniciar e gerir o seu negócio. O nome dela é Estônia, um país onde a burocracia é quase inexistente, já que 99% dos serviços públicos operam online e o ambiente de negócios é totalmente digital. E, graças à e-Residency, a residência eletrônica estoniana, até mesmo quem não mora no país pode aproveitar essas vantagens.

Desde a fácil administração dos negócios até iniciativas inovadoras, como o tabelião eletrônico, nós destacamos aqui seis maneiras pelas quais a e-Residency pode ajudar você a abrir uma empresa na Estônia, reduzir a burocracia, economizar tempo e dinheiro e ficar livre para se concentrar na criação de valor para os seus clientes — e, é claro, fazer o que ama.

1) Criar sua empresa 100% online

O estabelecimento de uma empresa na Estônia é um processo simples e rápido para os e-Residents. Depois de obter seu cartão de identificação digital da e-Residency, você poderá registrá-lo online, de qualquer lugar do mundo, em algumas etapas. Os passos são simples e rápidos: basta fazer login no Registro Comercial da Estônia com o cartão de identificação digital e navegar até o formulário para registrar uma nova empresa. Em seguida, será preciso fornecer todas as informações solicitadas, pagar a taxa estadual de € 190 e assinar digitalmente a sua candidatura. Pronto!

Aqui nós trazemos mais informações sobre como abrir uma empresa na Estônia:

Para os fundadores não residentes, é obrigatório ter uma pessoa de contato e um endereço legal na Estônia. Para isso, você precisará contratar um provedor de serviços.

Você encontra alguns deles no Marketplace da e-Residency:

Muitos desses provedores podem ajudar em todos os passos da abertura de uma empresa na Estônia. Se você preferir, poderá contratá-los para fazer todo o processo.

2) Administrar a empresa com segurança

A e-Residency permite que você conduza todas as tarefas administrativas de sua empresa online, com segurança. E você pode fazer tudo isso remotamente, de qualquer lugar do mundo — basta usar sua ID digital da e-Residency.

Com ela, você não precisará assinar formulários ou documentos de papel ou fazer visitas a escritórios do Governo, nem imprimir, digitalizar ou enviar documentos pelo Correio.

Sua ID digital permite:

• levar sua empresa com você, com segurança, no bolso;

• acessar com segurança e fazer sua autenticação no ambiente de governo eletrônico e de negócios online da Estônia, de qualquer lugar;

• assinar digitalmente, criptografar e enviar documentos e confirmar transações comerciais remotamente;

• enviar o relatório anual da sua empresa ao Registro Comercial;

declarar e pagar impostos na Estônia, usando o portal e-Tax.

Quer abrir uma empresa na Estônia? Veja como se inscrever na e-Residency:

3) Provar propriedade

Embora provar a propriedade de uma empresa possa parecer uma tarefa pequena e simples, na realidade pode ser frustrante em alguns países. Em muitos deles, você deve visitar um escritório do Governo para retirar esses documentos pessoalmente. Em outros, você precisa de um advogado ou tabelião para apostilar fisicamente, ou carimbá-los, antes de serem aceitos.

No entanto, para os e-Residents, provar a propriedade é um procedimento simples e online. Basta fazer login no e-Business Register com sua ID digital, escolher as informações da sua empresa e baixá-las como um documento PDF, gratuitamente. Se precisar que o documento seja apostilado, você poderá usar o serviço de e-apostila da Estônia por uma pequena taxa, sem a necessidade de visitar um cartório.

4) Usar um tabelião eletrônico

Os residentes eletrônicos podem usar suas IDs digitais para realizar uma variedade de serviços de negócios online para suas empresas, de qualquer lugar do mundo. Até 2019, ainda havia algumas atividades que exigiam que os e-Residents viajassem para a Estônia e utilizassem os serviços de um cartório de lá, como:

• Compra e venda de ações da empresa;

• Procuração de autenticação;

• Penhor de ações da empresa;

• Estabelecimento de uma subsidiária /filial — ou filial de uma empresa estrangeira.

Em 2020, a Estônia lançou uma nova iniciativa de notário eletrônico para minimizar a barreira para os e-Residents e outros investidores estrangeiros. Ainda é obrigatório o uso dos serviços de um cartório registrado na Estônia, mas sem a necessidade de visitar o país. Agora, basta realizar a autenticação remotamente, utilizando o sistema de reconhecimento facial biométrico Veriff, diretamente de uma embaixada da Estônia ou até mesmo do conforto de suas próprias casas, em qualquer lugar do mundo.

Veja aqui como funcionam a autenticação remota e o reconhecimento facial:

5) Transparência, confiança e segurança

A Estônia tem um dos ambientes de negócios mais abertos do mundo, apoiado por políticas e medidas que garantem que as informações sobre as empresas estonianas sejam verificadas e disponibilizadas publicamente para a realização das devidas diligências. A transparência melhora a segurança corporativa, gera confiança nas relações com as partes interessadas e ajuda a criar um ambiente de negócios com melhor funcionamento.

Além disso, a Estônia leva a segurança a sério. Todos — cidadãos, residentes e e-Residents — são donos de seus próprios dados pessoais. As instituições governamentais são responsáveis ​​por todo o processamento de dados e segurança das informações pessoais. Este compromisso por parte do Governo garante confiança na sua infraestrutura digital e nas instituições.

6) Trabalhar independentemente da localização

O recente aumento do trabalho remoto gerou a proliferação de nômades digitais, freelancers e empreendedores que atuam independentemente da localização. As pessoas podem escolher onde querem morar, trabalhar ou administrar seus negócios remotamente e viajar sem interrupção alguma em seu dia a dia. Inclusive, por viajarem bastante, muitas dessas pessoas procuram maneiras de minimizar seus pertences e pegadas, para carregar consigo apenas o essencial para a vida e o trabalho.

Se você é uma delas, ou está pensando em se tornar uma, a e-Residency pode ser a melhor solução para o seu negócio ou trabalho freelance. Além de todos os motivos já citados acima, a e-Residency eliminará a necessidade de carregar qualquer coisa além do seu cartão de identificação digital (pelo menos para o seu negócio!).

Este texto é uma adaptação de conteúdo produzido pela e-Residency.

--

--