Como se inscrever na e-Residency

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
3 min readNov 27, 2020

--

A residência virtual da Estônia dá aos empreendedores a liberdade de gerenciar uma empresa na União Europeia de qualquer lugar do mundo

Foto: Renee Altrov

Em 2014, a Estônia foi o primeiro país a oferecer a e-Residency, uma identidade digital emitida pelo Governo que permite abrir e gerenciar uma empresa baseada na Estônia — e que pode operar em toda a União Europeia — de forma 100% online. Até agora, mais de 73 mil pessoas, de 165 países, se inscreveram para a residência eletrônica, estabelecendo mais de 14 mil empresas estonianas. O Brasil está em 29º lugar, com 677 e-Residents e 104 empresas.

Antes de se inscrever, é preciso prestar atenção em um ponto importante: a residência eletrônica não confere cidadania, residência fiscal, residência física ou direito de entrada na Estônia ou na União Europeia. O cartão de identidade digital da e-Residency fornece apenas o acesso aos e-services da Estônia. Não é uma forma válida de identificação física e não pode ser usado como documento de viagem.

Quem pode solicitar a e-Residency

Qualquer pessoa no mundo pode se inscrever para uma residência eletrônica, desde que:

• Tenha um interesse razoável em usar serviços eletrônicos na Estônia. Se você vem ao país temporariamente ou tem conexões comerciais aqui, mas vive em outro lugar, a e-Residency fornece acesso à maioria dos e-services.

• Não seja um cidadão estoniano ou um estrangeiro residente na Estônia com uma autorização de residência ou com o direito de residência, pois essas pessoas já possuem cartão de identidade da Estônia e acesso aos serviços eletrônicos.

A E-Residency pode ser solicitada por freelancers, consultores, nômades digitais, empreendedores individuais e outros empreendedores digitais interessados ​​em estabelecer uma empresa de serviços digitais que possa ser gerenciada de qualquer lugar.

Para quem está morando temporariamente na Estônia, o cartão de identidade digital e-Residency pode ser usado para fazer transações bancárias online (desde que a conta bancária seja da Estônia) e acessar sistemas de e-School (se estiver fazendo cursos em alguma universidade estoniana). O documento também pode ser usado como cartão de fidelidade em algumas lojas.

O que você pode fazer com a residência virtual

  • Estabelecer uma empresa estoniana online;
  • Administrar a empresa de qualquer lugar do mundo;
  • Conduzir transações bancárias eletrônicas e remotas de dinheiro;
  • Acessar prestadores de serviços de pagamento online;
  • Declarar impostos estonianos online;
  • Assinar documentos e contratos digitalmente e verificar a autenticidade dos documentos assinados;
  • Encriptar e transmitir documentos com segurança.

Como se inscrever na e-Residency

A inscrição para residência eletrônica pode ser feita clicando aqui.

Você vai precisar de:

• Uma foto tipo passaporte;

• Cópia do seu documento de identidade nacional;

• Cartão de crédito Master ou Visa para pagar a taxa estatal (100 euros).

Todos os candidatos à e-Residency têm seus antecedentes verificados pela Polícia da Estônia e pelo Conselho de Guarda de Fronteiras, que é a organização que gerencia as inscrições e garante que as identidades digitais sejam usadas por pessoas verificadas, com intenções honestas.

Nem todos os países têm postos de retirada para o cartão da e-Residency. Se você for aprovado, precisará viajar para um local oficial de coleta para fornecer suas impressões digitais e retirar seu kit de residência eletrônica pessoalmente. No entanto, está prevista a inauguração de um pick-up point em São Paulo, em 2021.

e-Residency x Digital Nomad Visa

Em agosto deste ano, a Estônia lançou o Digital Nomad Visa, um visto pioneiro para nômades digitais, que permite a permanência de profissionais que trabalham remotamente por até um ano. Por isso, vale saber as diferenças entre este visto e a e-Residency:

Fonte: Tere Tallinn

Saiba mais sobre a e-Residency clicando aqui.

Quer conhecer uma brasileira que abriu empresa aqui na Estônia com a e-Residency? Veja aqui a entrevista da Karen Ordones, fundadora da plataforma Tutor.id.

Se você ficou interessado no Digital Nomad Visa, veja nosso post, este FAQ e visite o site oficial do visto.

--

--